O grande foco da indústria automóvel tem estado nos carros elétricos e autónomos. É nestes veículos que têm sido testadas as mais recentes novidades e aplicadas as mais avançadas tecnologias.
Mas a verdade é que existem muitas outras áreas onde estas podem ser testadas e aplicadas. A Volvo tem procurado desenvolver o seu camião com todas estas melhorias. A grande novidade é que o Vera está pronto e vai entrar em uso na Suécia.
Foi em 2018 que a Volvo mostrou ao mundo o que poderá ser a sua grande aposta. O Vera é um camião elétrico e autónomo, que irá ter a seu cargo o transporte de mercadorias.
Vera, o camião da Volvo está pronto a usar
Ao contrário dos restantes veículos, o Vera não tem cabina ou outra área de transporte de passageiros. Esta ausência acaba por ser lógica, uma vez que não é essa a sua função. Está preparado para se gerir autonomamente e sem qualquer necessidade de controlo.
Esta proposta foi agora lançada oficialmente e a Volvo prepara-se para o colocar em funcionamento. Irá trabalhar para a DFDS, a transportar contentores de um centro de logística para um porto de contentores, em Gothenburg.
Será uma frota destes camiões que vai estar a circular, sendo controlados de forma automática e num caminho pré-definido. Claro que existirá uma torre de controlo para monitorizar estes veículos, mas a autonomia é garantida. Estes vão ter de circular por estradas públicas, mas a uma velocidade máxima de 40 km/h.
O 1º trabalho de um camião elétrico e autónomo
Esta primeira função do Vera servirá também para testar a tecnologia e para a desenvolver ainda mais. Com o seu sucesso, será alargada a outras funções e a outros locais. Desta forma a Volvo conseguirá fazer crescer a sua frota e a maturidade destes veículos.
Estamos ainda longe de ver estes camiões a circular de forma livre as estradas, mas é um primeiro passo nesse sentido. A Volvo precisa de garantir ainda mais tecnologia e, principalmente, segurança nesta solução. É, no entanto, um grande passo para garantir que surjam soluções menos poluentes e menos ruidosas nos próximos anos.