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Vera: O camião elétrico e autónomo da Volvo está pronto para trabalhar na Suécia

O grande foco da indústria automóvel tem estado nos carros elétricos e autónomos. É nestes veículos que têm sido testadas as mais recentes novidades e aplicadas as mais avançadas tecnologias.

Mas a verdade é que existem muitas outras áreas onde estas podem ser testadas e aplicadas. A Volvo tem procurado desenvolver o seu camião com todas estas melhorias. A grande novidade é que o Vera está pronto e vai entrar em uso na Suécia.


Foi em 2018 que a Volvo mostrou ao mundo o que poderá ser a sua grande aposta. O Vera é um camião elétrico e autónomo, que irá ter a seu cargo o transporte de mercadorias.

Vera, o camião da Volvo está pronto a usar

Ao contrário dos restantes veículos, o Vera não tem cabina ou outra área de transporte de passageiros. Esta ausência acaba por ser lógica, uma vez que não é essa a sua função. Está preparado para se gerir autonomamente e sem qualquer necessidade de controlo.

Esta proposta foi agora lançada oficialmente e a Volvo prepara-se para o colocar em funcionamento. Irá trabalhar para a DFDS, a transportar contentores de um centro de logística para um porto de contentores, em Gothenburg.

Será uma frota destes camiões que vai estar a circular, sendo controlados de forma automática e num caminho pré-definido. Claro que existirá uma torre de controlo para monitorizar estes veículos, mas a autonomia é garantida. Estes vão ter de circular por estradas públicas, mas a uma velocidade máxima de 40 km/h.

O 1º trabalho de um camião elétrico e autónomo

Esta primeira função do Vera servirá também para testar a tecnologia e para a desenvolver ainda mais. Com o seu sucesso, será alargada a outras funções e a outros locais. Desta forma a Volvo conseguirá fazer crescer a sua frota e a maturidade destes veículos.

Estamos ainda longe de ver estes camiões a circular de forma livre as estradas, mas é um primeiro passo nesse sentido. A Volvo precisa de garantir ainda mais tecnologia e, principalmente, segurança nesta solução. É, no entanto, um grande passo para garantir que surjam soluções menos poluentes e menos ruidosas nos próximos anos.

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