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União Europeia promove projeto para carros elétricos com autonomia de 1000 quilómetros

A União Europeia está a promover o projeto EVC1000. Consta desta iniciativa o suporte para a criação de carros elétricos para viagens diárias de 1000 quilómetros.

Este projeto é composto por 10 fabricantes de automóveis. Conforme descrito, estas empresas serão envolvidas no desenvolvimento de componentes e soluções, como motores elétricos integrados nas rodas dos veículos.


Horizonte 2020 – Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação

Esta iniciativa faz parte do programa Horizonte 2020. Desta forma, a UE quer promover o desenvolvimento e a inovação da indústria europeia para manter a sua competitividade ao nível mundial. Este projeto tem um orçamento generoso, foram alocados quase 80.000 milhões de euros.

Entretanto, o projeto EVC1000 recebeu um investimento de 6,8 milhões de euros por três anos.

As empresas de fabrico automóvel que fazem parte do EVC1000 são a Audi, JAC (sócio da Seat na China),  AVL, Brembo, Elaphe, Fraunhofer, Ideias & Movimento, Tenneco, da Universidade Técnica de Ilmenau (Alemanha) e da Universidade de Surrey (Reino Unido).

 

Tecnologia de motores elétricos dentro das rodas

Este grupo de empresas tem a missão de criar um SUV 100% elétrico. Além disso, tem de ser capaz de atingir um desempenho superior a qualquer veículo até hoje fabricado. Dessa forma, a tecnologia estará no centro desta inovação, graças à tecnologia de motores elétricos dentro das rodas. Aliás, esta é uma tecnologia já explorada por uma empresa eslovena.

A escolha de uma carroçaria do tipo SUV deve-se à sua maior altura e espaço, que, junto com o fator motores, módulos de transmissão e potência a serem realojados nas rodas (motores de cubos), libertam um grande espaço que pode ser utilizado para instalar as baterias.

 

Mais espaço e comodidade de recarga

O objetivo perseguido não é apenas alcançar uma autonomia de 1.000 km por carga. Mais que isto é conseguir que os carros elétricos recuperem a sua autonomia total com uma carga de apenas 90 minutos.

A autonomia, assim como apostar em melhores baterias, com mais capacidade, têm como base a utilização de componentes mais eficientes. Assim, estão em cima da mesa sistemas de travagem eletrónica, um poderoso sistema regenerativo de travagem, um sistema otimizado ABS, motores elétricos mais eficientes, além de investigação para as baterias usarem outro tipo de tecnologia.

Contudo, mais que haver um veículo de grande autonomia, é ter forte poder de autorregeneração e rápida recarga elétrica. Atualmente, este tipo de ingredientes já estão a ser testados. Um exemplo dessas tecnologias pode ser encontrado no Porsche Taycan e no Audi e-tron GT, que têm um sistema protótipo de potência da carga de 350 kW.

Para 2021, as empresas que fazem parte deste projeto devem já ter conseguido apresentar algo. Os objetivos terão obrigatoriamente de passar por mostrar protótipos dos carros 100% elétricos com autonomia de 1.000 quilómetros por carga.

Estes protótipos terão como base os SUV elétricos e conhecidos do público. Assim, irão ter na essência o Audi e-tron e o JAC iEV6S.

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