Pplware

UE pondera exceção para a Alemanha e avalia a venda de carros de combustível sintético

A União Europeia (UE) decidiu e, a partir de 2035, a venda de carros de combustão interna será proibida. No entanto, a Alemanha está a exigir uma exceção para os veículos que utilizem combustível sintético neutro em emissões de CO2.


Conforme avançado pela Reuters, que teve acesso ao rascunho da proposta da Comissão Europeia, a UE está a sugerir a criação de uma nova categoria de veículos para carros que utilizem apenas combustível sintético.

O documento reitera que, em caso de aprovação, esses veículos precisarão de assegurar uma solução que permita bloquear o seu funcionamento, caso estejam a ser alimentados com ouro tipo de combustíveis, como os fósseis.

Volker Wissing, ministro dos transportes da Alemanha

A nova proposta surge na sequência de uma objeção apresentada pelo Ministério dos Transportes da Alemanha. Conforme esclareceu o ministro Volker Wissing, o objetivo não é rejeitar completamente a proposta, mas antes melhorá-la. O país exige que, a partir de 2035, a UE permita a venda de novos carros alimentados por combustível sintético neutro em termos de emissões de CO2.

Estamos interessados numa rápida clarificação, mas tem de ser resiliente e vinculativa. Neste momento, estamos a examinar cuidadosamente a questão.

Disse um porta-voz do Ministério dos Transportes da Alemanha.

Frans Timmermans, vice-presidente da Comissão da UE e líder dos trabalhos relacionados com o Pacto Ecológico Europeu

Por sua vez, um porta-voz da Comissão Europeia recusou-se a comentar o documento, tendo, em vez disso, recordado que Frans Timmermans, vice-presidente da Comissão e líder dos trabalhos relacionados com o Pacto Ecológico Europeu, disse que qualquer solução deverá cumprir a lei de eliminação até 2035.

As negociações entre a Comissão e as autoridades alemãs estão em andamento.

Segundo o Jornal Público, ambas as partes pretendem firmar um acordo antes da cimeira da UE, que ocorre amanhã, quinta-feira.

Exit mobile version