A Toyota fala dos carros elétricos com muita cautela, pois é o hidrogénio que vê como alternativa. Apesar disto, recentemente, um executivo da fabricante japonesa admitiu que os testes não correram como esperado.
Contrariamente ao caminho que a maioria da indústria automóvel decidiu seguir, a Toyota foi, desde o início, cautelosa, relativamente à transição elétrica. No que ao hidrogénio diz respeito, a posição da fabricante japonesa altera-se.
Depois de investir fortemente no hidrogénio, a Toyota percebeu que, para já, esta alternativa não tem pernas para andar.
Testámos o Mirai, mas não fomos bem sucedidos. As estações de hidrogénio são muito poucas e difíceis de instalar, o que limita as vendas.
Partilhou Hiroki Nakajima, Chief Technology Officer da Toyota, acrescentando que, apesar de esta não ser a solução ideal para os veículos ligeiros, sê-lo-á para os pesados.
Um grande número de camiões vai de A para B, por isso, as estações podem funcionar com mais estabilidade. Os veículos comerciais são a área-chave para tentar avançar com o hidrogénio.
A Toyota acredita que utilizar hidrogénio para alimentar os veículos pesados é “muito mais adequado”, não apenas devido às barreiras que as baterias impõem, mas também devido à “capacidade de construir uma rede de abastecimento de combustível mais controlada”.
Apesar deste fracasso inicial, Hiroki Nakajima assegurou que a Toyota não planeia desistir do hidrogénio. Contudo, explicou que é necessário evoluir a tecnologia, de modo a oferecer sistemas mais pequenos, mais simples e mais baratos.
Leia também: