A autonomia dos carros elétricos é, certamente, um dos seus pontos fracos, na medida em que as fabricantes ainda não garantem uma autonomia satisfatória a par de um preço acessível. Nesse sentido, a Noruega foi a anfitriã de uma prova que, em condições reais, testou a autonomia de 20 carros elétricos.
Além das autonomias, foram também testados os consumos de cada um dos modelos.
Além da autonomia ser um dos aspetos mais considerados na hora de ponderar a compra de um carro elétrico, é também ela que desmotiva os possíveis compradores. Isto, porque as redes de carregamento não estão, ainda, massificadas e, portanto, não é fácil garantir um alcance satisfatório.
Por outro lado, a autonomia estipulada pelas fabricantes nem sempre corresponde à autonomia real, em condições do dia a dia. Afinal, ainda que a legislação obrigue a que os valores sejam os mais fidedignos possível, nem sempre é o caso. Alguns modelos têm uma autonomia mais alargada do que aquela que a fabricante estipula, bem como outros têm uma mais reduzida.
Tesla Model 3 LR no primeiro lugar do pódio da autonomia
Para que não haja dúvidas, a Noruega protagonizou um teste, envolvendo 20 carros elétricos. Assim, é possível entender de que forma variam as performances de cada um dos modelos.
Modelo | Alcance | Consumo Médio |
Tesla Model 3 LR (614 km) | 654,9 km | 12,4 kWt/100 |
Ford Mustang Mach-E RWD (610 km) | 617,9 km | 15,0 kWt/100 |
Volkswagen ID.3 Pro S (539 km) | 564,0 km | 13,5 kWt/100 |
BMW iX3 (450 km) | 556,2 km | 13,3 kWt/100 |
Ford Mustang Mach-E AWD (540 km) | 551,9 km | 16,0 kWt/100 |
Volkswagen ID.4 1st Plus (487 km) | 532,0 km | 14,5 kWt/100 |
Audi e-Tron GT quattro (468 km) | 528,1 km | 16,1 kWt/100 |
Skoda Enyaq High + Suite (520 km) | 522,0 km | 14,5 kWt/100 |
Hyundai Ioniq 5 (460 km) | 502,0 km | 14,4 kWt/100 |
Polestar 2 (470 km) | 467,0 km | 16,6 kWt/100 |
Tesla Model 3 SR (448 km) | 454,4 km | 12,2 kWt/100 |
Mercedes-Benz EQA (250 milhas) | 451,8 km | 15,0 kWt/100 |
Volvo XC40 Recharge (417 km) | 445,4 km | 17,5 kWt/100 |
Xpeng G3 (451 km) | 438,9 km | – |
Volkswagen ID.3 1st Plus (420 km) | 421,0 km | 13,3 kWt/100 |
Citroën ë-C4 (350 km) | 345,0 km | 13,1 kWt/100 |
Opel Mokka-e (324 km) | 332,4 km | 13,8 kWt/100 |
Fiat 500 (298 km) | 307,8 km | 12,4 kWt/100 |
Honda e (210 km) | 236,2 km | 13,4 kWt/100 |
Mazda MX-30 (200 km) | 219,6 km | 13,2 kWt/100 |
Dos 20 modelos em teste, o que registou maior alcance foi o Tesla Model 3 LR. Com uma única carga, o carro elétrico da Tesla foi conduzido por estradas diferentes, respeitando o limite de velocidade, e percorreu 654,9 km, 41 km acima do proposto pela fabricante.
O segundo lugar foi para o Ford Mustang Mach-E RWD que ultrapassou a expectativa e percorreu 617,9 km, estando tabelados apenas 610 km de autonomia. Por sua vez, em terceiro lugar, ficou para o Volkswagen ID.3 Pro S que, embora prometa 539 km, percorreu 564. De forma surpreendente, o BMW iX3 percorreu 556,2 km, enquanto que a fabricante define a sua autonomia como sendo de apenas 450 km.
Embora a maioria dos modelos testados na Noruega tenha excedido a autonomia registada pela fabricante, houve alguns que não garantiram uma tão promissora performance. Exemplo disso é, por exemplo, o Polestar 2 que percorreu 467 km, contrariando os 470 prometidos; o Xpeng G3 foi conduzido ao longo de 438,9 km, sendo que promete 451; e o Citroën ë-C4 que circulou durante 345 quilómetros, menos 5 km do que a autonomia prometida pela fabricante.
Dispostos desta forma e tendo em conta que foram conduzidos em condições semelhantes, os consumidores têm oportunidade de perceber o desempenho real de cada modelo.
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