Pplware

Tesla quer indemnização de cliente que ganhou uma ação judicial contra a fabricante

O nome Han Chao pode não lhe dizer nada, mas à Tesla até diz demasiado. Este cliente da fabricante dirigiu-lhe uma ação judicial por um problema não relatado no veículo que havia adquirido. Embora tenha conseguido ganhar o processo à Tesla, esta está, agora, a pedir uma indemnização ao cliente.

O valor em jogo corresponde a cinco vezes mais aquele que a fabricante pagou por perder o processo.


Em maio de 2019, Han Chao comprou um Model S usado. Apesar de lhe ter sido dito que o veículo não esteve envolvido em acidentes graves e que não possuía danos estruturais, a verdade mostrou-se outra. Afinal, em agosto do mesmo ano, o então proprietário apercebeu-se de um ruído anormal e foi forçado a parar o carro.

Depois disso, e tendo em conta problemas que descobriu entretanto, exigiu que a Tesla lhe desse outro carro. Contudo, a fabricante alegou que seria apenas necessário substituir algumas peças. Portanto, o carro tinha realmente sofrido um acidente, mas, na perspetiva da Tesla, não ficou estruturalmente afetado.

Apesar de, alegadamente, não ter sido cometida nenhuma infração, na opinião do proprietário, a fabricante cometeu fraude, porque aquele não teria comprado o carro se soubesse do acidente.

Uma vez que não obteve a resposta que esperava da empresa, Han Chao levou o caso para tribunal, em dezembro, e processou a Tesla por um milhão de yuan (cerca de 130.000 euros). Dois anos depois, em setembro deste ano, o cliente foi compensado pela fabricante, através do valor exigido.

Tesla Model S de Han Chao

Tesla pede indemnização depois de ser processada

Agora, Han Chao diz que a Tesla o está a processar por danos e quer que lhe seja paga uma indemnização cinco vezes maior do que a quantia que ganhou.

A fabricante está a exigir que o cliente lhe pague cinco milhões de yuan (cerca de 670.000 euros), bem como lhe faça um pedido de desculpa público, por comentários ofensivos e prejudiciais feitos nas redes sociais chinesas.

A Tesla não teceu comentários sobre todo o processo.

 

Exit mobile version