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Tesla prepara-se para a escassez de metais para fabricar as baterias

A Tesla espera escassez global de níquel, cobre e outros materiais necessários para o fabrico das baterias dos carros elétricos. Segundo informações veiculadas por um executivo da Tesla, o problema resulta da falta de investimento no setor da exploração mineira. Estas declarações foram recolhidas na passada quinta-feira num conferência do setor.

A mesma fonte referiu posteriormente que a preocupação não era imediata, mas sim uma expectativa de longo prazo. No entanto, a falta de alguns dos metais utilizados em carros elétricos não está fora de questão.


Tesla olha com preocupação para o fornecimento de metais no futuro

Sarah Maryssael, responsável global de fornecimento de metais para as baterias da Tesla, disse numa conferência à portas fechadas para mineiros, reguladores e legisladores em Washington que a empresa observa uma escassez de importantes minerais para os veículos elétricos.

De acordo com um porta-voz da Tesla, os comentários eram específicos para o setor e referiam-se aos desafios de fornecimento a longo prazo que podem ocorrer em relação a estes metais.

Tesla Model 3 Dual Motor: imagem Pplware

O cobre, por exemplo, apresenta um grande peso nos VE, com a maior concentração no seu motor: a quantidade de cobre usada em motores dos veículos elétricos é duas vezes superior à usada em motores de combustão interna. Com milhões de elétricos planeados para chegar às estradas no futuro, é fácil entender a preocupação com a escassez.

Além do mais, já não são apenas os veículos elétricos que usam muito cobre. Como foi também apontado, os sistema inteligentes domésticos, os smart-home systems – como o Nest da Google ou a Alexa da Amazon, os chamados assistentes pessoais, irão consumir 1,5 milhões de toneladas de cobre até 2030. Atualmente estes dispositivos já consumiram 38 mil toneladas, de acordo com dados a agência de consultoria BSRIA.

 

Usar mais metais de locais com exploração mineira ética

Desta forma, o consumo do metal vermelho – e de outros minerais – poderão levar a uma escassez destes produtos. Esta situação naturalmente preocupa a Tesla.

Mina de cobre-cobalto na República Democrática do Congo. Imagem: Simon Dawson / Bloomberg

A Tesla, como também foi reportado, continuará a se concentrar mais no níquel, parte de um plano do presidente-executivo Elon Musk de usar menos cobalto nos cátodos das baterias. O cobalto é extraído principalmente na República Democrática do Congo, e algumas técnicas de extração – especialmente aquelas que usam trabalho infantil – tornaram o seu uso profundamente impopular em toda a indústria de baterias, especialmente com Musk.

A alternativa é comprar os metais a terceiros, a partir de locais éticos. Segundo Maryssael, este negócio está em marcha através de parcerias. Existe já comércio entre a fabricante e exploradores de minério da Austrália, Canadá e Chile.

 

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