Pplware

Tesla Model 3 pode ficar muito mais barato com actualização da política fiscal automóvel

O Tesla Model 3 poderá sofrer um impulso notável nas suas vendas graças a uma possível atualização da política fiscal automóvel na Europa. Eventualmente, poderão ser abolidos alguns impostos aplicados à importação de carros americanos na região. Estas informações foram reveladas pelo ministro alemão da Economia, Peter Altmaier, ao jornal alemão Welt am Sonntag, no domingo.

O modelo mais barato da Tesla poderá tornar-se num carro elétrico com um preço “acessível” a mais bolsos.


Europa disposta a abolir impostos sobre automóveis americanos

A União Europeia está disposta a abolir os direitos de importação sobre os automóveis americanos. Esta medida surge numa tentativa de resolver o conflito comercial de longa data com Washington.

Já dissemos que estamos dispostos a reduzir a zero os direitos aduaneiros sobre produtos industriais importantes. Isto eliminaria as acusações de que os direitos aduaneiros sobre os veículos automóveis dos EUA são inferiores aos da UE.

Referiu Peter Altmaier.

O Ministro da Economia declarou que a União Europeia ofereceria aos exportadores dos EUA outros incentivos. Nomeadamente poupando-os à necessidade de certificar os seus produtos ao abrigo da legislação comunitária. Além disso, o ministro referiu que uma guerra tarifária contínua entre a UE e os Estados Unidos só seria prejudicial para ambas as economias.

 

Trump acusa UE de ter tarifas injustas

Os recentes comentários de Altmaier parecem ser uma resposta direta às declarações do Presidente dos EUA, Donald Trump. Conforme afirmou em maio, os EUA poderiam aplicar tarifas de até 25% aos automóveis e a peças de automóveis europeus. Trump, que considera que as relações comerciais entre os EUA e a UE são injustas, adiou a sua decisão sobre as tarifas adicionais até novembro deste ano.

Desta forma, após uma conversa com o representante comercial dos EUA, Robert Lighthizer, o ministro da Economia alemão afirmou que uma solução para a disputa entre os EUA e a UE poderia ser alcançada até o final do ano.

Actualmente, a UE impõe taxas de importação de cerca de 10% aos automóveis que entram dos Estados Unidos. Este imposto adicional, que acresce ao IVA, tornou-se uma desvantagem desnecessária para empresas como a Tesla. Uma vez que automóveis se tornam mais caros em comparação com as ofertas locais.

 

Tesla Model 3 pode ficar muito mais barato

Se a Europa acabar por reduzir o imposto de importação sobre os automóveis americanos, a oferta da Tesla tornar-se-á imediatamente mais acessível. Esta atualização política viria no momento perfeito. Isto porque estando a marca a apostar com força na venda do Model 3 na Europa, seria um grande empurrão.

Contudo, tal atualização provavelmente causaria algumas ondulações no mercado dos carros elétricos na Europa. Inegavelmente, esta jogada poderia levar a uma perda dos fabricantes locais. De facto, o trunfo maior das marcas europeias é o preço mais competitivo face à oferta da Tesla.

Tanto quanto temos visto, o Tesla Model 3 detém um grande potencial para o mercado europeu. Ou seja, sendo mais pequeno que o Modelo S e que o Modelo X, o Modelo 3 é o mais adequado para os países europeus que tradicionalmente têm estradas mais pequenas. A natureza totalmente elétrica do veículo também se encaixa perfeitamente com os esforços agressivos que a região tem adotado, abrindo portas a veículos de emissões zero.

Conforme foi demonstrado, há cada vez mais exemplos para aumentar o esforço na utilização de carros elétricos. No início deste mês, o Tesouro do Reino Unido confirmou que os funcionários que conduzam carros da empresa com emissões zero não pagariam nenhum imposto sobre benefícios em espécie (BIK) este ano. Isto torna os veículos como o Modelo 3 muito mais económicos.

Exit mobile version