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Tesla: Incêndios nos carros levam a empresa a melhorar o software das baterias

Os vários incêndios nos carros elétricos da marca estão a obrigar a Tesla a melhorar o software das baterias. Segundo informações, a Tesla esteve nos locais onde se deram os incêndios, recolheu dados sobre os possíveis problemas e está a agilizar o que poderá solucionar este grave problema.

Desta forma e após mais um incidente, a Tesla confirmou que está a lançar uma atualização de software de BMS para rever as “configurações de gestão de carga e térmicas”.


Conforme temos visto nos últimos tempos, vários veículos Tesla Model S incendiaram-se, aparentemente, por conta própria. Assim, sem qualquer acidente associado, sem qualquer problema extra, os carros sofreram fogo espontâneo que os destruiu totalmente. Além de acompanhar estes problemas, a Tesla diz agora que vai já atualizar o seu software de gestão da bateria.

 

Mais um caso de incêndio de um Tesla Model S

O caso mais recente aconteceu no passado dia 12 quando um Tesla estacionado num shopping de Hong Kong explodiu. Após cerca de 30 minutos do proprietário ter chegado ao local, o veículo entrou em chamas e ficou praticamente destruído.

Segundo informações, as imagens do circuito fechado de videovigilância do espaço comercial, registaram três explosões separadas por alguns minutos. Chamados ao local, os bombeiros demoraram cerca de 45 minutos para conter e apagar o incêndio.

Desta forma e somando os vários incêndios recentes, a marca teve que intervir de forma mais proativa.

 

Reações da Tesla

Após estes incidentes, a empresa, que tem acompanhado de forma próxima os acidentes, referiu que:

A nossa equipa estava no local para oferecer suporte ao nosso cliente e determinar os factos deste incidente. Estamos contentes que todos estejam seguros.

Enquanto a nossa investigação com as autoridades está em andamento, descobrimos que apenas alguns módulos de bateria foram afetados e que a maioria da bateria não está danificada. As baterias da Tesla são projetadas com um design de última geração, de modo que, em casos muito raros, quando ocorre um incêndio, ele propaga-se muito lentamente e ventila o calor para longe do habitáculo, alertando os ocupantes de que há um problema dando-lhes tempo para sair do veículo.

A segurança dos nossos clientes é a nossa maior prioridade e, se identificarmos um problema, faremos o que for necessário para resolvê-lo.

 

Onde está o problema que provoca estes incêndios?

Após o incidente, a Tesla confirmou que esta vai lançar uma atualização de software de BMS. Este software de sistema de gestão da bateria será assim sujeito a uma revisão das “configurações de gestão de carga e térmicas”.

À medida que continuamos a nossa investigação da raiz do problema, com muita cautela, estamos a rever as configurações de gestão de carga e térmicas nos veículos Modelo S e Modelo X através de uma atualização de software (OTA) que começará a ser lançada hoje, para ajudar a proteger ainda mais a bateria e melhorar a longevidade da bateria.

Referiu também a empresa no seguimento das suas declarações a seguir ao incidente de Hong Kong.

A Tesla reiterou que a empresa acredita que os seus veículos são “10 vezes menos propensos a experimentar um incêndio do que um carro a combustível”:

Atualmente, temos mais de meio milhão de veículos na estrada, o que é mais do que o dobro do que tivemos no início do ano passado, e a equipa de especialistas em baterias da Tesla usa estes dados para investigar exaustivamente os incidentes que ocorrem e entender a raiz do problema. Embora incidentes de incêndio envolvendo veículos da Tesla já sejam extremamente raros e os nossos carros tenham 10 vezes menos chance de sofrer um incêndio do que um carro a combustível, acreditamos que o número certo de incidentes a serem aspirados é zero.

Por conseguinte, se avaliarmos os dados mais recentes podemos verificar que os Model 3 ainda não tiveram qualquer problema. Deste modo, poderemos, nesta altura, afirmar que a evolução dos componentes e tecnologias está a surtir efeito desejado. Os veículos com incidentes a registar são os Model S e os Model X.

 

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