A Tesla começou aos poucos a retomar a sua atividade em meados do mês de maio. Nessa altura, Elon Musk comunicou aos seus funcionários que quem não se sentisse confortável para voltar so trabalho podia ficar em casa, mas com licença não remunerada.
No entanto, agora são já cinco os trabalhadores da Tesla que afirmam terem sido despedidos exatamente por ficarem em casa devido à COVID-19.
A pandemia provocada pela COVID-19 afetou todos os que estão na área empresarial. Desde micro a grandes empresas, de alguma forma o SARS-CoV-2 teve algum impacto negativo.
No caso da Tesla, por exemplo, várias fábricas foram encerradas, deixando a empresa, a produção e os trabalhadores numa situação delicada.
Em meados de maio, a marca de Elon Musk reabriu portas e alertou os funcionários, dizendo que aqueles que não se sentiam ainda confiantes de voltar ao trabalho devido ao coronavírus, poderiam ficar em casa mas com uma licença não remunerada.
Se não se sentir à vontade para voltar ao trabalho, pode ficar em casa e estará em licença não remunerada. Optar por não se apresentar ao trabalho pode eliminar ou reduzir sua qualificação para o subsídio de desemprego, dependendo da agência de desemprego do seu estado.
Muitos foram os trabalhadores que optaram por este regime, mas agora parece que, afinal, esta decisão trouxe consequências menos boas.
Funcionários da Tesla dizem que foram demitidos por ficarem em casa
Segundo o The Washington Post, pelo menos cinco funcionários foram despedidos da Tesla por terem ficado em casa devido à COVID-19. Três desses funcionários adiantaram ao jornal que foram demitidos na semana passada.
Um dos funcionários disse ao The Washington Post que optou por ficar em casa uma vez que tem um filho de um ano com problemas respiratórios. Mas que isso originou a sua demissão. O trabalhador demitido desabafa que:
A palavra [de Elon Musk] não significa nada para os seus funcionários. Ele diz uma coisa agora e 10 segundos depois vira as costas para os seus funcionários.
Até ao momento nem a Tesla nem Elon Musk fizeram qualquer comentário sobre este assunto.