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Tesla ameaça funcionários! Quem não voltar ao trabalho pode perder subsídio de desemprego

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Fonte: The Guardian

Autor: Pedro Simões


  1. Fulano says:

    O acumular de dívidas já está a fazer mossa…
    Gosto muito do Elon como visionário, mas estas práticas são típicas que quem não quer saber dos empregados.
    Fanboys em 3,2,1…

    • Vitor says:

      Os fanboys estão a espera de possíveis descontos com o relançamento da fabrica, em relação aos trabalhadores “I don’t care”.

    • Megadriver says:

      É um visionário em como ganhar dinheiro com o dinheiro dos outros.

    • Filipe says:

      Este menino parece o sporting: atulhado de dívidas até por cima dos cabelos, e continua a gastar dinheiro que nem é dele. E as pessoas não abrem os olhos e continuam a ser fanboys deste “senhor” que não percebe nada de dinheiro nem do que faz com ele. É apenas para show-off e aparecer.

    • IonFan says:

      Mas quais dividas? Apesar de seres corrigido noutras posts, continuas a insistir em comentar isto?

      A Tesla neste momento vale 146b$ em bolsa, tem 15b$ em divida. Se comparar-mos com a VW, por exemplo, a mesma vale 62b$ em bolsa e tem +160b$ em divida. Falar na divida da Tesla é ridículo.

      Quanto às práticas, tenho muitas dúvidas de que alertar os funcionários para o facto de virem a perder uma prestação social devido a regras do governo, seja uma “ameaça” ou uma má prática.

      • Jorge Carvalho says:

        Não foi o governo a definir que eles perdiam o acesso ao a uma prestação social. Foi o Elon Musk que pode recusar o pagamento.

        Abc

        • IonFan says:

          Mas como é que o empregador pode recusar pagar uma coisa que não é ele que paga?

          • Rikardo P. says:

            Não percebes como funciona nos EUA o pagamento dos benefícios sociais. Não é como cá. La é a empresa que tem de pagar.

          • IonFan says:

            @Rikardo P., isso não faz sentido nem sequer é possível. Então de a empresa falir como é que pode pagar o subsidio?

            Os subsídios são regulados e pagos pelo estado (não federal). Mais info aqui: https://www.usa.gov/unemployment

          • me and me says:

            @ IonFan:

            ficas F. lá as leis nao protegem os funcionarios, protegem os empregadores.
            eles se quiserem fazem layoff e pagam ZERO e nao têm de justificar puto…

        • IonFan says:

          @me and me, isso é a tua opinião. Eu posso argumentar que políticas laborais mais favoráveis para as empresas estimulam o investimento e, por consequência, o emprego. Mais oferta no mercado de trabalho significa melhores condições para os trabalhadores. Mas isto é uma discussão política que não tem nada a ver com este assunto, porque não é a Tesla que faz as leis e estas são iguais para todos…

      • Fulano says:

        Acresditas mesmo no que dizes, ou é só para te achares importante?

      • Nuno V says:

        O rácio correcto para analisar a dívida da empresa não é com a capitalização de mercado, mas sim com a equidade. Ora o capital próprio da VW é 20 vezes superior ao da Tesla, no entanto a dívida é apenas 4 vezes superior. Isto significa que quando comparamos o rácio de ambas as empresas, a VW possui um rácio 5 vezes mais favorável que a Tesla.

        • IonFan says:

          O capital próprio da Tesla cobre quase metade da dívida.
          E, como é óbvio, a capitalização é importante. Neste momento e com a capitalização que a Tesla tem, pode pagar a dívida toda com um aumento de capital e a diluição nem chegaria a 10%…

          • Nuno V says:

            Pois, mas no caso da VW é o inverso, a dívida é inferior ao capital próprio.

          • IonFan says:

            @Nuno V, eu só usei VW como exemplo para demonstrar que a dívida da Tesla não é o que as pessoas pensam.
            Mesmo assim não estás correcto. Em termos de cash, a Tesla tem cerca de 8b$ e a VW 28b$, enquanto a dívida também de capital é de 14b$ na Tesla e de 100b$ na VW. Se adicionar mos os outros items da balance sheet (receivables, payables, inventário, etc.), a Tesla tem 15b$ em caixa e 28b$ de dívida, enquanto a VW tem 193b$ em caixa e 367b$ em dívida.

          • Nuno V says:

            Podias dizer-me onde é que foste buscar que a Tesla tem 6b$ em capital e a VW 28b$.

          • IonFan says:

            @Nuno V, Q3 2020 de ambas as empresas. Nessa parte estou a falar de dinheiro mesmo, não de outros activos. Juntando outros activos (e passivos) fica como escrevi no fim. Achei interessante a parte do dinheiro mesmo dinheiro e da dívida mesmo dívida porque são os únicos materiais. Os outros items estão dependentes de execução.

          • Nuno V says:

            @IonFan
            Resumindo o teu argumento, quanto vês que o rácio usado pelos especialistas para analisar a dívida de uma empresa não serve os teus propósitos, andas a inventar rácios que sirvam a tua narrativa. Deverias mudar o nome para TeslaFan.

          • IonFan says:

            @Nuno V, nunca escondi ser fã da Tesla.

            No cenário do pagamento da dívida no imediato, como aqui sugeri, é possível usar outros activos que não cash, mas isso não é linear porque o valor que muitos do activos tem naquelas balance sheets não serão os valores que alguém aceitaria por eles, se é que aceitaria. Aqueles Golfs e Passats não valem o mesmo nas mãos da VW do que valem como pagamento o Deutsche Bank…

            Agora que vejo bem os números que deste, não percebo onde foste encontrar esses rácios. O que eu estou a ver é que, no Q1 2020, a VW tem um rácio de 1.587 e a Tesla de 1.351.
            https://ycharts.com/companies/VWAGY/debt_equity_ratio
            https://ycharts.com/companies/TSLA/debt_equity_ratio

          • Nuno V says:

            Os valores que eu calculei estão incorretos porque confiei nos valores da dívida que indicaste, mas estes são incorretos.

            Mesmo assim, o grupo VW continua a possuir um rácio de dívida mais favorável que a Tesla, ao contrário da narrativa que construíste, isto adicionado que ao facto que o resultado liquido da VW é positivo na ordem dos 10 milhares de milhões, o da Tesla é negativo na ordem dos 100 milhões.

          • IonFan says:

            @Nuno V, os valores que dei no início vieram de uma pesquisa muito simples. Não me preocupei com os relatórios porque a ideia era mostrar que a dívida da Tesla não é o que muitos por aqui pensam. Nunca se tratou de comparar para ver qual das empresas tinha melhores rácios, até porque se fosse essa a ideia, há por ai fabricantes em muito pior posição.
            Mesmo com os meus números iniciais não consigo perceber de onde tiraste os teus primeiros…
            E a Tesla tem resultados positivos sempre que não tem cap ex enormes, próprios de uma empresa em crescimento. Nos últimos 7 semestres teve resultados positivos em 5, mesmo a construir duas fábricas e a iniciar a produção do Model Y.

    • jaugusto says:

      Olá, como fan boy gostaria que me explicassem porque é que noutros estados a ford, a gm e várias empresas estão a trabalhar e no estado ao lado a tesla tem de estar fechada?
      – Segundo se a empresa não funcionar os empregados vão todos para a rua, sem trabalho o dinheiro não dura sempre.
      -Terceiro, esta noticia como sempre é faliciosa, pois quem falta ao trabalho pode vir a ter problemas com a SS e isso são regras gerais.
      – Quarto ou comem todos ou á moralidade, não podem uns trabalhar e outros ficarem com as portas fechadas, o virus não existe só na califórnia…

      • Jorge Carvalho says:

        -Terceiro, esta noticia como sempre é faliciosa, pois quem falta ao trabalho pode vir a ter problemas com a SS e isso são regras gerais.

        Não existe SS nos USA….

        -Quarto ou comem todos ou á moralidade, não podem uns trabalhar e outros ficarem com as portas fechadas, o virus não existe só na califórnia…

        Pensa na Europa , nós estamos a abrir , mas outros países ainda não . Pelo que uns abrem e outros não. Ate setores de atividade.

        Abc

        • IonFan says:

          Não existe SS mas existe protecção no desemprego e lay-off, que é o caso aqui.

          Mas nos EUA já todas as fabricas de automóveis tinham autorização para abrir excepto a Tesla. E não é por ser na California mas sim no condado de Alameda. A Tesla tem instalações praticamente do outro lado da rua mas noutro condado que nunca fecharam. Mais, o condado de Alameda é dos que tem menos casos em Fremont. Outra: a Tesla nos EUA é a única marca com experiência em lidar com as medidas contra o virus por causa da fábrica de Shangai… mas a única sem autorização para abrir!

  2. Zé Duarte says:

    Não é assim muito fora do normal, cá o meu chefe fez o mesmo mas com outro tipo de ameaças.
    São chefes e******* com mania.

  3. Barbatos says:

    Eu desde sempre tive um pequeno mau pressentimento sobre aquele gajo, mas nunca entendi qual era. Parece que foi preciso trazer maus tempos para libertar o verdadeiro monte de m*rda que ele é.
    Não passa mais de um milionário mimado e ganancioso. Isto apenas demonstra o verdadeiro Elon Musk, que o dinheiro está sempre à frente de tudo o resto.

    • Paulo de Almeida says:

      Essa é a conclusão que todas as pessoas normais e com algum senso comum já chegaram, o homem é uma autentica fraude, os casos são vários, desde chamar pedófilo ao espeleólogo a quando daquelas crianças que ficaram fechadas na gruta da Tailândia, até ao posicionamento negacionista em relação ao covid-19 … enfim, as pessoas acabam por se revelar.

    • Paulo says:

      Fico feliz por saber que ainda existem pessoas neste planeta que pensam como eu!!

      Desde o inicio pressenti que havia ali qualquer coisa estranha naquela personagem e com o passar do tempo essa sensação tem aumentado consideravelmente.

  4. XBUZZY says:

    Money Rullez!
    Este Gajo pode ser um excelente empreendedor, mas não passa de uma pessoa miserável. É em tempos negros que se vê a careca, e este gajo mostrou bem a dele desde o inicio da pandemia que se tem manifestando-se contra politicas de distanciamento social, pois não quer a fabricazinhas do menino fechadas. No stuff No money!

  5. matreco says:

    Estou muito preocupado com o ambiente porque é o futuro das pessoas que está em causa. Já quanto às pessoas em si, que se lixem. Hipocrisia no seu melhor…

  6. Elon Moscas says:

    O homem é um visionário!!!! Temos de apoiar os líderes cegamente!!!! Eu vou-me candidatar para ir trabalhar para a SpaceX, deve de estar em falta alguém que sirva cafés no espaço!!!! O pior é que se faltar ao trabalho deixam-me à deriva na lua….Estou com medo!!!!

  7. TT says:

    Isto é totalitarismo ao mais alto nível do menino Elon, não respeita as autoridades, não quer saber dos funcionários é só money money money, é por isso que prefiro andar a pé ou de bicicleta do que sentar num tesla!

  8. PGomes says:

    Para alguns bilionários, é muito fácil arriscar a vida dos outros para manter os lucros.

    • miguel says:

      Não digas asneiras, primeiro Elon Musk trabalha no meio dos trabalhadores dos primeiros a chegar dos últimos a sair até dorme na empresas as vezes.
      Quanto ao virus se a empresa tiver as condições todas de segurança acho bem que vão trabalhar, porque eu tambem vou todos os dias e não se enganem em 2021 ainda teremos o virus ai por isso aprendam a viver com ele!

      • Slayer says:

        Tu sabes isso tudo pq deitas-te e acordas com ele ao lado certo?

        • Zé Duarte says:

          Só pode loool! E mesmo sendo isso verdade, é completamente independente de se preocupar com os funcionários ou não. Só mostra que só se preocupa com os lucros. E não esquecer a mulher e filhos com nomes bonitos para gerar notícias que não vêem o marido/pai durante dias ou mais.

        • Paulo de Almeida says:

          Hehehehe … essa foi bem metida 😉

      • EDPRR says:

        E quem decide se a empresa tem as condições de segurança ? o Elon Musk ? A Amazon tambem dizia que os seus armazens de distribuição em Nova York tinham todas as condições de segurança e os funcionários continuaram a trabalhar … até que morreram porque foram contagiados com COVID. Agora já não trabalham mais … mas a direção da Amazon continua em casa, a trabalhar por videoconferência porque para eles há riscos, para os trabalhadores é que não.

  9. Dani Silva says:

    Seria bom que, ao dar este tipo de notícias, se desse todo o contexto.

    O Estado Federal já autorizou a retoma do trabalho. O Estado da Califórnia já autorizou a retoma do trabalho, apenas o representante de saúde pública do condado (município) onde a fábrica da Tesla está continuou a impor barreiras. Entretanto, o próprio condado reconsiderou e já deu o OK.

    O que a Tesla está a avisar é que, com a fábrica aberta, quem quiser continuar em casa terá de meter licença sem vencimento. Se não o fizer, arrisca-se a perder o subsídio de desemprego, como qualquer outro trabalhador que falte ao trabalho injustificadamente.

    Tudo perfeitamente normal quando bem explicado.

    • EDPRR says:

      Chegamos portanto à conclusão que os empresários e os politicos sabem mais de saude publica que o representante e especialista local, é isso ? Da proxima vez que estiver doente, não vá ao hospital, vá ao seu banco ou à câmara municipal da sua zona. Eles é que percebem de saude, não é o médico. O Elon Musk está, desde o inicio da crise de COVID, contra o encerramento das fabricas e a quarentena. Ele está-se nas tintas para os trabalhadores, precisa é da fabrica aberta para convencer os investidores a continuar a meter dinheiro. Convenhamos, a Tesla dá dinheiro mas estaria bem melhor se o Elon não desviasse verbas para projetos paralelos como a SpaceX, NeuraLink, SolarCity. O unico negocio dele, estável e que não depende da injeção regular de dinheiro por parte dos outros investidores é o Paypal.

      • Nuno says:

        Sim, realmente quem precisa de trabalhar para comer, quando se pode morrer à fome mas com saúde.
        Com mais de 30 Milhões de desempregados nos USA, o que eles precisam é de ficar todos em casa.
        E já agora é engraçado ver todo esta critica aliada à tesla, mas não aos outros fabricantes automóveis, que tiveram ordens para abrir antes da tesla e sem qualquer impedimento por parte do “saude publica que o representante e especialista local”.

        • me and me says:

          esse comentário é do best….

          nao podemos comparar a realidade do trabalhador americano a realidade do trabalhador portugues. la se fores despedido estás F. nao há SS e as empresas nao sao sequer obrigadas a justificar o porque de darem pontape na peida dos funcionarios… até podem estar a ter lucros e mandar embora as pessoas.

        • Vitolas says:

          Sim até porque faz mais sentido ir trabalhar e expor quer a pessoa como toda uma família a algo que pode ser mortal do que estar em casa algum tempo e passar algumas dificuldades.

          Ainda gostava de saber quantas pessoas morrem a fome todos os anos em países desenvolvidos , é que ao ler coisas que pessoas como tu escrevem devem ser aos milhares de milhões,provavelmente pior que em África.

          Provavelmente és um dos que teve hipótese de estar em casa a receber o seu e a trabalhar ou que não tem de lidar com centenas de pessoas todos os dias,senão não tinhas esse tipo de discurso.

      • IonFan says:

        Tudo ao lado…
        A Tesla é cotada em bolsa, não pode haver dinheiro “desviado”.
        A SolarCity não existe porque foi adquirida pela Tesla.
        A Paypal foi vendida ao eBay em Outubro de 2002.

      • Jorge Carvalho says:

        Paypal já não é dele 🙂

        Abc

    • Alameda says:

      As leis aplicam-se a todos, este individuo nao esta acima. Se a dita Dra. Erica Pan deu o OK só têm é que voltar ao trabalho. Caso contrario é uma ameaça grave e ilegal do Musk…

      • Jomi says:

        Não existe ameaça. Ele diz claramente que aceita que os trabalhadores entrem em licensa não remunerada se não quiserem ir. Mas lá quando estão em layoff são considerados desempregados e recebem o subsídio, se a fábrica volta a abrir e normal que esse subsídio seja cortado, aqui em Portugal acontece o mesmo. Agora acusam de ameaçar ao avisar do óbvio, se não tivesse aquele aviso acusavam de esconder que os trabalhadores iam perder o rendimento ao ficar de licensa sem vencimento

  10. miguel says:

    E tiveram fundo desemprego, sortudos?

    Eu nunca deixei de trabalhar, e cá ando sempre com máscara.

  11. Abreu says:

    +1 cromanhom

  12. Bob says:

    A Tesla, como todas as empresas, se não operar… fabricar o seu produto e vender, não tem cashflow…
    E sem isso, as consequências são terríveis.
    Muitos dos Americanos querem o final das medidas, pois não têm direito a nada. E sem trabalhar, não conseguem pagar as contas.
    É tudo muito bonito…. mas na terra de “Land of the free….”, todos estão presos às dívidas.

    O impacto económico desta pandemia, ainda vai durar bastante tempo.

  13. IonFan says:

    Se não é a Tesla que paga o subsidio de desemprego, como é que pode ameaçar que o tira?
    O titulo não passa de um click bait e depois vem toda a gente para aqui comentar sem pensar um pouco pela própria cabeça… Se a fabrica está aberta e a funcionar, é óbvio que os trabalhadores que não forem trabalhar (e a Tesla deixou-os à vontade para tomar essa opção) vão perder o subsidio. Quem tira o subsidio é a seg. social, não a Tesla.
    O que a Tesla fez for alertar os funcionários para este facto. So com muita distorção é que se pode achar que isto é uma “ameaça”…

    • rjSampaio says:

      Mais nada, “…ficar sujeitos às regras de atribuição do subsídio de desemprego.” devia estar em destaque.

      Juntamente com este quote é o suficiente para malta perceber que é o mesmo que em Portugal, se o estado diz que a fabrica pode funcionar, se não trabalhas, não recebes, se faltas, perdes o contrato por justa causa e não tens subsidio de desemprego.

      “Optar por não se apresentar ao trabalho pode eliminar ou reduzir sua qualificação para o subsídio de desemprego, dependendo da agência de desemprego do seu estado”

    • EDPRR says:

      Na realidade não é click-bait. A administração Trump tem dado ordens às agências federais para que solicitem às empresas as listas de pessoas que não comparecem ao trabalho para que essas agências deixem de pagar os subsidios de desemprego. Portanto, se a empresa resolver abrir, mesmo que contra as indicações dos delegados de saude da California, e os funcionários não comparecerem, a Tesla informa as agências estatais respectivas e o subsidio é cancelado. O que as agências de saude dizem sobre o assunto não é tido nem achado.

      • IonFan says:

        Primeiro já há autorização para abrir.
        Depois, mesmo que essa história (muito estranha) da listas seja verdade, o que é que é suposto a Tesla fazer? Mandar listas com dados falsos prestando falsas declarações?

  14. Carlos Santos says:

    Se fosse só na Tesla.. Em Portugal há pelos uma empresa neste setor que faz EXATAMENTE o mesmo…

    Ou vais ou vais.

    • Alameda says:

      Como assim ? A empresa está impedida de produzir ? Se tem autorização para laborar têm mesmo de se apresentar ao trabalho. Digo eu…

  15. eu2 says:

    Então mas quem é que paga o subsídio de desemprego? A Tesla ou o Estado?

    • Paulo de Almeida says:

      É exactamente como em Portugal, sem papel da empresa a dizer que o empregado deixou de estar nos quadros da empresa a Segurança Social não para subsidio de desemprego !

      • IonFan says:

        Mas como é que a empresa pode dizer que o funcionário já não está nos quadros da empresa se ainda está? Simplesmente não vai trabalhar por não se querer expor ao risco.
        Se a empresa já não está em layoff, não pode passar uma declaração a dizer que está ou que o funcionário foi despedido quando não foi… É por isso que podem perder o acesso ao subsídio. É assim tão difícil de perceber?

        • Paulo de Almeida says:

          Compreendo que você não tenha idade para conseguir compreender esta temática, vá pedir ao seu pai que lhe explique.

          • IonFan says:

            Tens razão em pensar que infelizmente até um miúdo perceberia isto que tu não consegues. Mas não sou um miúdo, se é que isso te faz sentir melhor…

      • Jomi says:

        Não é exatamente como em Portugal. Lá quando estão em layoff são considerados desempregados e recebem subsídio de desemprego, por isso é que o número de desempregados subiu imenso. A fábrica a voltar ao trabalho o subsídio de desemprego dos trabalhadores dessa fábrica cessa.

        Querer ler as declarações dele a luz das regras portuguesas só sairia asneira.

  16. Paulo de Almeida says:

    Se a qualidade de construção e acabamentos dos carros da tesla já era a porcaria que todos sabemos, agora com empregados a trabalhar sem qualquer motivação e com um sentimento de total frustração e descrédito na empresa é que a montagem vai mesmo bater no fundo.
    Todos os carros que saírem da linha de montagem depois disto vão ser uma autentica armadilha, acredito perfeitamente que muitos funcionário se estejam a borrifar para o trabalho que estão a fazer, e existem mesmo alguns que vão mesmo sabotar os carros.
    Depois uma vez que o controlo de qualidade da testa é praticamente inexistente , vão andar por ai verdadeiros melões nas mãos dos infelizes que comprarem esses carros.

    • IonFan says:

      Enganaste te a escrever. Quando escreves, “qualidade de construção e acabamentos dos carros da tesla já era a porcaria que todos sabemos”, mais particularmente na parte do “todos sabemos”, querias escrever “alguns sabem”. Digo isto porque pelos menos tu não sabes.

      Verdadeiro melão têm alguns que enchem tudo o que é comentário sobre a Tesla com estas descargas de bílis. Não gostam da marca, não comprem os carros. Se mesmo assim não conseguem ultrapassar, procurem ajuda profissional.

  17. jacs says:

    ninguem é dono do emprego ” menos os FP ” se não querem não vão recebem onde ficam .

  18. Xnelox says:

    Quem voltar ao trabalho perde efetivamente o subsídio de desemprego. Seja na tesla seja em qualquer empresa.

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