A relação da Tesla com os seus fornecedores é próxima e de alguma dependência. Os poucos elementos que a empresa recebe deles deixam-na condicionada, algo que Elon Musk pretende eliminar num futuro próximo.
Um dos primeiros elementos que devem ser alvo de uma grande mudança são as baterias. Rumores apontam agora para que a Tesla esteja já a preparar as suas baterias, em segredo.
Baterias são um ponto que a Tesla tem de melhorar
Os carros da Tesla que estão atualmente no mercado têm sistemas de baterias que a empresa está a comprar à Panasonic. Estas são fabricadas na Gigafactory 1 e esta empresa tem as suas linhas de produção dentro desta fábrica e trabalha sobretudo para a Tesla.
Esta tem também sido uma dos pontos de estrangulamento da produção dos carros da marca de elétricos. Esta informação foi partilhada por Elon Musk e mostrou que a relação entre as duas empresas poderá não ser a melhor. Revela também que a empresa necessita eventualmente de alternativas.
Incorrect. Pana cell lines at Giga are only at ~24GWh/yr & have been a constraint on Model 3 output since July. No choice but to use other suppliers for Powerwall/Powerpack cells. Tesla won’t spend money on more capacity until existing lines get closer to 35GWh theoretical.
— Elon Musk (@elonmusk) April 13, 2019
Em segredo está a ser desenvolvida uma alternativa
É aqui que entra a informação revelada agora. Segundo a CNBC a Tesla estará a desenvolver as suas baterias em segredo, num laboratório secreto em Fremont, na Califórnia. O seu plano é criar uma proposta baseada na tecnologia que comprou à Maxwell.
O resultado final espera-se que seja mais do que simplesmente módulos de bateria para os seus carros. A empresa quer ir mais longe e criar os sistemas de produção que consigam satisfazer a sua procura. Querem também ter a capacidade de crescer nesta produção.
Um elemento que traz vantagens aos carros da empresa
Para além de controlar a produção, a Tesla irá também conseguir estabelecer os preços das baterias. Este representa 40% do valor de um dos seus carros e por isso interessa à empresa ter o domínio neste campo.
A Tesla tem sobretudo mostrado que quer controlar todo o processo de produção e construção dos seus carros. Caso se confirme a chegada das suas baterias, passa assim a estar um passo mais perto dos seus intentos. Resta assim saber apenas como e quando conseguirá fazer.