A SEAT confirmou ter planos para lançar um carro elétrico de baixo custo, posicionado abaixo da gama Cupra. Contudo, esta não é, ainda, uma prioridade.
O diretor da SEAT e da Cupra, Wayne Griffiths, procurou pôr fim à especulação sobre o futuro da primeira, confirmando a probabilidade de um modelo elétrico de baixo custo no futuro.
Recorde-se que a SEAT teve o fim anunciado pela imprensa, numa especulação alimentada, em parte, pelo CEO da Volkswagen. No ano passado, Thomas Schäfer afirmou que “o futuro da SEAT era a Cupra”.
Segundo Wayne Griffiths, além da atual gama de modelos da SEAT, o futuro da marca tomará forma quando for possível fabricar carros elétricos de baixo custo de um modo rentável.
Apesar de o grupo SEAT estar, efetivamente, concentrado na Cupra, uma vez que é mais rentável, o foco será recolocado na primeira, quando a eletrificação atingir segmentos de preços mais baixos e houver uma procura adequada para esses produtos.
Conforme partilhado pelo diretor das duas marcas, um carro elétrico de baixo custo não é uma prioridade, pois não seria um modelo rentável e a rentabilidade é, atualmente, a prioridade da SEAT.
Há espaço para ambas [as marcas] e uma não exclui a outra. Mas, por vezes, temos de estabelecer prioridades, salvar a nossa empresa, salvar os nossos trabalhadores e salvar o futuro.
Disse Wayne Griffiths, à Autocar.
Além disso, esclareceu que a Cupra estará sempre posicionada acima do mercado de massas, mas não no segmento premium. Este posicionamento é o que a afasta de um modelo com um preço tão baixo como 20.000 euros.