Os soldados russos estão a testar um motociclo elétrico fabricado localmente para combater na guerra contra a Ucrânia. O novo veículo foi fabricado pelo Kalashnikov Group.
Em guerra há quase três anos, a Rússia e a Ucrânia têm apresentado tecnologias inovadoras, tanto de defesa como de ataque, com destaque para os drones. Depois de carrinhos de golfe, utilizados no início deste ano, a Rússia parece estar a testar motociclos elétricos.
Conhecido pelo fabrico de armas, o Kalashnikov Group criou os veículos elétricos que estão a ser enviados “para zonas fronteiriças para serem testados em condições altamente complexas”.
Segundo a empresa, os motociclos elétricos monolugares têm vantagens táticas distintas, nomeadamente o seu “baixo nível de ruído durante o funcionamento do motor”. Além disso, a ausência de radiação térmica torna-os “invisíveis aos aparelhos de imagem térmica”.
Ucrânia também já recorreu aos veículos elétricos
A Ucrânia tem enfrentado a Rússia, por via de equipamento fornecido pelo ocidente e por meio de inovações locais.
Já utilizou bicicletas elétricas da empresa ucraniana Delfast como plataforma móvel para transportar foguetes NLAW utilizados para destruir tanques russos; e recorreu a bicicletas elétricas como veículos silenciosos para inserir equipas de atiradores nas linhas da frente, permitindo aos soldados deslocarem-se rápida e eficazmente.
Indo além das bicicletas, os ucranianos utilizaram ainda pequenos barcos elétricos, incluindo caiaques elétricos, para mobilidade ao longo de rios e outros pequenos cursos de água.