Se dúvidas existirem, as fabricantes têm anunciado novidades que parecem querer dissipá-las, pois estão, efetivamente, investidas na sustentabilidade (à sua forma). A Renault, por exemplo, inaugurou uma fábrica, em Sevilha, para dar uma segunda vida aos carros usados.
Além dos elétricos, a reciclagem dos componentes é, cada vez mais, uma estratégia.
Após criar a sua primeira Refactory europeia na sua fábrica francesa, em Flins, a Renault inaugurou, agora, a sua segunda infraestrutura centrada na economia circular, em Sevilha, Espanha. O projeto desta Refactory Sevilla começou em novembro de 2021 e, além de surgir no sentido de dar uma segunda vida aos carros, pretende produzir duas novas caixas de velocidade híbridas.
Com esta nova fábrica, a Renault vai conseguir garantir uma segunda vida útil aos carros usados, oferecendo-os com qualidade superior e a preços competitivos. Esta estratégia é possível devido à parceria entre o equipamento industrial da Renault e a sua experiência de produção.
A Refactory Seville é o primeiro projeto de Economia Circular dedicado à mobilidade em Espanha, oferecendo veículos usados de qualidade superior em resposta aos desafios de sustentabilidade que a indústria automóvel enfrenta atualmente.
Afirmou José Vicente de los Mozos, diretor industrial do Grupo Renault e presidente e CEO da Renault Espanha.
Renault investe em carros recondicionados
A atividade estruturar-se-á em quatro linhas de ação. Por estar organizada desta forma, a Refactory de Sevilha pode entregar um veículo recondicionado num prazo máximo de 12 dias.
Quatro linhas de ação:
- RE-TROFIT implicou a inauguração de uma instalação 4.0, de 5.000 metros quadrados, dedicada ao recondicionamento de veículos usados multimarcas. Este complexo da Renault, que vai trabalhar exclusivamente com eletricidade de fontes renováveis, irá prolongar a vida útil de mais de 11.000 carros por ano. Após uma lavagem completa, que consome 3 litros de água, são avaliados os danos do veículo. Depois do inquérito, é elaborado um orçamento que, caso seja aprovado pelo cliente, é seguido da encomenda das peças para a reparação do carro. A fábrica tem estações mecânicas e de carroçaria, bem como uma estação de pintura. Uma vez concluída a revisão, é efetuada uma verificação de 100 pontos e o teste MOT. No final, é realizada uma limpeza completa e um registo fotográfico e em vídeo.
- RE-ENERGY centra-se no desenvolvimento de aplicações para dar uma segunda vida útil aos módulos de bateria que já não estão operacionais para um veículo, mas que ainda podem ser utilizados para armazenamento estacionário de energia.
- RE-CYCLE dedica-se à gestão eficiente dos recursos e ao fluxo de fornecimento de peças e materiais da Renault.
- RE-START identifica novas atividades que permitem uma maior inovação na economia circular.
Conforme garante José Vicente, “a Refactory Sevilha reinventa-se e coloca-se no epicentro da nova era da mobilidade”.
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