Pplware

Preço das baterias usadas nos carros elétricos deve cair ainda mais

Muitas pessoas ainda não optaram por um carro elétrico devido ao preço elevado dos mesmos, entre outros investimentos que o condutor tem que fazer depois. Mas um relatório recente adianta que o preço das baterias de EVs e de armazenamento de energia deve cair ainda mais.


Baterias de elétricos vão ficar ainda mais baratas

De acordo com a notícia avançada pela Reuters, a diminuição do envio de veículos elétricos levou a uma queda de 10% no preço das baterias usadas para EVs e para armazenamento de energia, no mês de agosto. Os dados foram divulgados pela empresa de pesquisa de mercado TrendForce nesta quinta-feira (7), a qual também adiantou que é esperada uma queda adicional de preço ao longo do ano.

Se voltarmos até ao tempo da pandemia, sabemos que, nessa altura, o preço dos materiais para baterias atingiram valores recorde. Mas estes valores têm vindo a cair. E uma redução no preço das baterias de EVs poderia ajudar a indústria a amortecer os lucros de uma guerra de preços que foi iniciada pela Tesla de Elon Musk no mês de janeiro para estimular este mercado.

Mas se a produção dos carros elétricos continuar a ser maior do que a procura, então as fabricantes devem escolher entre fazer uma redução dos preços e, consequentemente, das margens de lucro; ou desacelerar as linhas de montagem.

É ainda referido que o preço das células de fosfato de ferro-lítio (LFP) também têm caído. Estas baterias, que são muito utilizadas para armazenamento de energia e em veículos elétricos baratos, foram desenvolvidas nos Estados Unidos, embora agora a produção global seja dominada pela China. As baterias de armazenamento de energia também sofreram uma queda no preço, muito devido à fraca procura fora da China, o que levou as fabricantes a reduzir a produção das mesmas.

Segundo a TrendForce “com um excesso na capacidade de produção de células de armazenamento da China, uma guerra de preços parece inevitável, com um declínio gradual e contínuo dos preços esperado para o resto do ano“.

Leia também:

Exit mobile version