É verdade que somos um país pequeno, mas por norma os portugueses estão sempre à frente em muitas coisas. Segundo dados do relatório da Federação Europeia dos Transportes e Ambiente, Portugal é um dos países da UE onde se compram mais carros elétricos.
A Associação Zero defende que são precisos mais apoios para subsidiar a compra deste tipo de veículos.
Portugal é o quarto país da UE onde se compram mais carros elétricos. Os dados fazem parte do relatório da Federação Europeia dos Transportes e Ambiente. Na redução das emissões de dióxido de carbono Portugal tem conseguido bons resultados, a par com a Holanda.
Segundo o relatório, se apenas se considerar a frota de novos veículos, as emissões portuguesas são as mais baixas da toda a UE (106 gramas de dióxido de carbono por quilómetro). Países como a Estónia e Luxemburgo apresentam as emissões mais elevadas (140 gCO2/km).
Mais carros elétricos, mas também muitos carros a gasóleo
Desde janeiro a julho, foram vendidos em Portugal 4341 veículos elétricos. Os dados são da Associação do Comércio Automóvel de Portugal. Isto significa que foram colocados no mercado o dobro dos veículos face a 2018 em igual período.
No entanto, Portugal continua a ser dos países com a percentagem mais elevada de veículos a gasóleo, acima dos 50%. A Holanda, porém, tem a percentagem mais baixa, com 12%, seguindo-se a Finlândia com 22%.
A Associação Zero, que faz parte da T&E, defende que a “emergência climática” obriga os governos a acelerar “o fim das vendas de veículos de combustão interna” para fazer a transição para tecnologias mais limpas.