O mercado dos elétricos está ao rubro. Com cada vez mais propostas presentes, abrangem já a maioria das gamas e das classes que os consumidores procuram. Se até agora o foco está no mercado dos veículos de topo, esta vai ter uma nova presença.
É já no dia 4 de setembro que a Porsche vai por fim dar a conhecer o Taycan, o seu primeiro carro elétrico. Foi precisamente este carro que esteve há dias no circuito de Nürburgring, tendo batido o recorde da volta mais rápida de um veículo elétrico de 4 portas.
Um recorde importante para um carro elétrico
Apesar de não ser o foco principal dos veículos elétricos, os fabricantes têm optado por garantir desempenhos elevados. Este é o exemplo da Tesla e também da próxima fabricante a entrar neste campo, a Porsche.
O Taycan, a primeira proposta 100% elétrica do fabricante alemão, esteve recentemente num dos principais circuitos automóveis. O objetivo da marca era estabelecer a volta mais rápida do circuito, na categoria deste novo carro.
Taycan é o elétrico de 4 portas mais rápido de Nürburgring
O objetivo foi cumprido e o Porsche Taycan de pré-produção conseguiu cumprir a volta em apenas 7 minutos e 42 segundos. Este é o tempo mais rápido até agora registado por um veículo elétrico de 4 portas.
Este tempo ficou muito próximo do estabelecido por um veículo similar. O Panamera Turbo cumpriu os 20,6 km da pista em 7 minutos e 38 segundos. Ficou igualmente próximo de outros carros de produção, com motores de combustão e que são considerados muito rápidos.
Porsche esteve a competir sozinha pela prestação nesta pista
Apesar de ser inegavelmente uma excelente prestação, a verdade é que o novo recorde do Porsche Taycan tem falta de concorrência. Este é o segundo carro elétrico a atacar a pista de Nürburgring. Antes tinha sido o Nio EP9, que é de uma classe diferente. Este é por isso o primeiro carro desta classe a circular nesta pista.
Este resultado é sem dúvida uma excelente forma da Porsche promover o seu novo carro. Com mais de 600 cv, este elétrico irá ser uma proposta de elevado desempenho que procura conquistar parte do espaço de mercado que a Tesla já conseguiu para si.