Com vista à melhor segurança dos condutores, os novos carros vendidos a partir de 2022 deve ter incorporados alcoolímetros. A medida já tinha sido aprovada em março, mas só na semana passada foi “carimbada” pelas entidades europeias.
Depois da aprovação do limitador automático de velocidade nos carros novos, agora são os alcoolímetros que estão também confirmados.
Carros vão ter integrados alcoolímetros
A União Europeia confirmou que a partir de 2022, os novos carros vão mesmo ter alcoolímetros, segundo revela o Yahoo. O Conselho Europeu de Segurança em Transportes (ETSC) referiu que medidas como esta podem reduzir colisões em 30% e salvar 25.000 vidas em toda a Europa nos próximos 15 anos.
Os detalhes sobre como serão integrados alcoolímetros nos carros ainda não são conhecidos. Sabe-se que alguns sistemas exigem testes repetidos de respiração em intervalos aleatórios para evitar que condutores embriagados peçam a um amigo que ligue o carro.
Além dos alcoolímetros há outros “mecanismos de segurança” que também irão em breve fazer parte da legislação. São várias as melhorias que se aplicam a automóveis de passageiros, comerciais ligeiros, camiões e autocarros.
Novas medidas de segurança rodoviária
- ISA (Intelligent Speed Assistence): limitador de velocidade automático que vai cruzar informações do GPS com dados locais da via em que o condutor está, o motorista será impedido de exceder os limites de velocidade;
- Sistema de Câmaras de Monitorização Interna: avalia o estado do condutor através de câmaras internas. Avisar o condutor no caso de sonolência e distração (uso de telemóveis, por exemplo). Pode bloquear o veículo se notar que o motorista não está em condições de conduzir por causa de drogas ou álcool;
- Gravador de Dados de Eventos (EDR): Caixa negra do veículo, que regista o que houve no caso de um acidente;
- Sistema de Câmaras e Assistência de marcha atrás: passa a ser obrigatória para todos os veículos, com recurso à câmara e sensores;
- Paragem automática de emergência:o veículo reconhece o sinal vermelho;
- Lane-Keeping Assistance: sistema automático que garante que o veículo não sai da faixa de rodagem de forma abrupta;
- Travagem de emergência automática (AEBS, em inglês):o radar mede continuamente a distância entre os veículos, peões e ciclistas, e faz a travagem de emergência se o motorista não responder em tempo útil;
- Cintos de Segurança otimizados: testados em simulações de choques frontais;
- Vidros de segurança otimizados: testados em simulações de choques frontais;
- Barra de proteção de impacto lateral: para melhorar a segurança dos ocupantes dos veículos;
- Melhoramento da visão dos motoristas de autocarro e camiões: objetivo é remover pontos cegos dos condutores;
- Sistemas de aviso na frente e lateral do veículo: para detetar e avisar aos motoristas sobre peões e ciclistas na estrada, especialmente nas curvas;
- Sistema automático de monitorização da pressão dos pneus