Temos assistido a uma transição inevitável para os veículos elétricos. Além dos carros, também os barcos já se movem a eletricidade e, por isso, as cidades têm de estar preparadas. A Noruega vai, portanto, instalar os primeiros Superchargers para barcos elétricos.
A empresa responsável já confirmou o projeto de instalação da rede, que poderá ser usada pelos barcos, mas também pelos carros que precisem.
Noruega dá mais um passo para a mobilidade elétrica
A empresa norueguesa EVOY confirmou um projeto para iniciar a instalação de uma rede de Superchargers para barcos elétricos. As primeiras estações serão implantadas este ano, nos portos de Aker Brygge, Bergen, e Florø e terão uma capacidade de 150 kW.
Com 150 kW, um barco equipado com uma bateria de 160 kWh poderá ir de 20% a 80% em cerca de 45 minutos. Ou então, atingir 100% em cerca de uma hora.
Desta forma, a Noruega será pioneira na Europa e no mundo.
De ressalvar que a ideia não é que os Superchargers sirvam grandes embarcações. Por sua vez, estarão disponíveis para barcos mais pequenos, garantindo que cumprem as suas rotas diárias sem problemas. Além disso, as estações poderão ser utilizadas, quer por barcos, quer por carros elétricos que cheguem aos portos e precisem de carregamento.
Barcos elétricos com rede de carregamento
O projeto da empresa EVOY vai começar com cinco estações de carregamento, representando uma iniciativa que se verá alargada a toda a costa da Noruega, nos próximos anos.
Se a Noruega decidir embarcar nesta viagem, significa que a necessidade de carregadores ao longo da sua linha costeira irá aumentar […]. Temos vários planos e um bom diálogo com vários portos e associações náuticas.
Disseram os responsáveis pelo projeto, num comunicado de imprensa.
Mais do que isso, pretendem estabelecer contacto com outros portos e proprietários, de forma a saber se estão prontos para a transição para os elétricos e se procuram uma estação de carregamento.
A EVOY optou pelo formato CCS Combo 2 que, além da flexibilidade na potência das cargas, oferecerá corrente contínua e alternada no mesmo ponto. Portanto, os Superchargers poder-se-ão adaptar a cada necessidade.