Pplware

Na China, já se vendem carros ao preço de uma bicicleta elétrica em Portugal

Há dias, fui ver o preço de uma bicicleta elétrica de BTT, de gama média. Bom, o valor pedido chegava para comprar um carro elétrico novo… na China.


Feita a introdução, vamos agora perceber como é que, na China, um carro elétrico pode custar 4.500 euros! E ainda traz assistente com Inteligência Artificial.

Conheça o Bestune Pony EV, um elétrico abaixo de 5.000 euros

Os veículos elétricos chineses são “muito superiores” aos norte-americanos, segundo Jim Farley, CEO da Ford. Na semana passada, o CEO interino da Lucid, Marc Winterhoff, afirmou mesmo que a China está “noutro planeta” no que toca a tecnologia, software e inovação nos EV.

Com mais um modelo a ser lançado por menos de 5.000 euros, a China volta a demonstrar o avanço da sua indústria nos últimos anos.

A Bestune apresentou o novo Pony EV, com preços a partir de apenas 34.900 yuan (cerca de 4.500 euros). A marca era anteriormente conhecida como Besturn, mas foi rebatizada pela FAW em 2018 como uma marca acessível e voltada para o mercado de massas.

O novo Pony, sem relação com o clássico Pony da Hond, é uma versão atualizada do minielétrico lançado na China em maio do ano passado. Desde então, a FAW já vendeu mais de 100 mil unidades.

China imita o Japão com os kei cars

O Bestune Pony 2026 mantém o seu design compacto e quadrado, ao estilo dos kei cars japoneses. Luzes LED e esquemas de cor em dois tons conferem-lhe um visual divertido e irreverente.

Com apenas 3.000 mm de comprimento e 1.500 mm de largura, o novo Pony EV é ainda mais pequeno do que o mais compacto (e mais vendido) elétrico da BYD, o Seagull, que mede 3.780 mm por 1.715 mm (na Europa, o BYD Dolphin Surf tem 3,99 metros de comprimento).

No interior, apresenta um ambiente minimalista, com painel de instrumentos digital, ar condicionado básico, rádio/Bluetooth e sensores de estacionamento.

As versões superiores oferecem extras como ecrã de infoentretenimento de 10,1” e assistente inteligente Deepseek.

4500 euros para uma autonomia a rondar os 200 km

É movido por um motor traseiro de 42 cv e uma bateria LFP de 18,11 kWh, oferecendo uma autonomia de até 222 km (ciclo CLTC). Recorrendo ao ciclo WLTP o valor estimado seria entre 170 e 180 km.

Está disponível em cinco versões, com preços entre 34.900 yuan (cerca de 4.500 euros) e 45.900 yuan (aproximadamente 5.900 euros), todas com a mesma autonomia máxima de 222 km.

Compraria o Pony EV por menos de 5.000 euros se estivesse disponível em Portugal?

Esta é uma dúvida que está na mente de muitos responsáveis das marcas a operar em Portugal. Se um dos maiores entraves à expansão dos elétricos é o preço, será que este Bestune Pony teria mercado cá?

Enquanto pensa na resposta, saiba que não existe apenas em rosa, pode escolher também em azul, verde, amarelo… entre outras cores!

Exit mobile version