Pplware

Michelin e General Motors estão a criar o pneu do futuro que não precisa de ar

O mundo automóvel está a atravessar uma grande evolução e revolução. São muitas as novas tecnologias que têm surgido e que cada vez mais são uma realidade.

Se o que tem sido visto se concentra nos motores e nos combustíveis, há mais áreas a serem preparadas. Michelin e General Motors trabalham para criar um pneu que não precisa de ar.


Este novo protótipo, de nome Uptis Prototype (“Unique Puncture-proof Tire System”), é a resposta da Michelin e da General Motors às exigências de hoje. Este é um pneu que vem estrear um conjunto alargado de novidades e de melhorias face aos modelos tradicionais.

Procura revolucionar uma área que está parada no tempo há muitos anos. Este pneu não precisa de ar e é construído para ter uma duração muito maior face ao tradicional. Para a sua construção são usados materiais como borracha, resina, alumínio e muita outra tecnologia que não foi revelada.

A ideia destas duas empresas é criar um pneu mais durável, mais resistente e até que dispense qualquer manutenção. Resistente a furos, consegue ser ainda mais seguro que o que as propostas tradicionais.

Como resultado final, fruto de todas estas melhorias, este consegue ser um pneu mais ecológico. Os materiais usados, mais resistentes, vão ter uma menor janela de tempo de reciclagem.

Há que contar ainda com a sua capacidade de resistir a furos e de se adaptar a qualquer tipo de terreno existente. A sua estrutura maleável adapta-se a qualquer desafio que os condutores lhe apresentarem.

Planeado para chegar ao mercado em 2024, o Uptis vai ser já este ano testado numa frota de carros elétricos da GM, os Chevrolet Bolts. Os testes vão permitir melhorar este protótipo e torná-lo preparado para a estrada e par qualquer carro.

Exit mobile version