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Bosch e Mercedes-Benz preparam serviço de transporte autónomo de passageiros

A condução autónoma está na ordem do dia e são várias as marcas que estão a apostar em soluções nesta área, nas quais se insere a Mercedes-Benz.

A mais antiga fabricante de automóveis anunciou que irá lançar um serviço de transporte de passageiros recorrendo apenas a veículos autónomos. Com tecnologia Bosch, a Mercedes pretende começar este projeto já no próximo ano.


A Waymo, empresa detida pela Google e dedicada ao desenvolvimento de tecnologias para condução autónoma, tem sido uma referência no segmento dos carros autónomos de nível cinco.

Apesar disso, a concorrência continua a desenvolver os seus próprios carros a um ritmo surpreendente e a própria Mercedes-Benz anunciou recentemente que, já na segunda metade de 2019, irá proporcionar aos consumidores um serviço de transporte autónomo.

Este serviço será a aplicação prática e aberta dos desenvolvimentos que a marca de Estugarda tem feito em estreita colaboração com a Bosch. Recorrendo ao seu veículo mais luxuoso, o Classe S, a Mercedes-Benz implementou um conjunto de alterações que lhe concedem uma condução autónoma de nível quatro.

Como podemos constatar na imagem, o veículo foi apetrechado com diversos sensores e câmaras de modo a conseguir realizar a leitura das ações a acontecer no momento e tomar decisões relativamente ao seu movimento.

Mesmo com toda esta tecnologia presente no veículo, estará sempre presente um condutor a bordo para tomar as rédeas da situação caso algo corra mal. Acidentes com veículos autónomos não são propriamente incomuns na Califórnia, onde estes projetos estão a ser maioritariamente desenvolvidos devido às permissões, por parte do Estado, para estes veículos circularem na via pública.

Localizada na costa sul da Baía de São Francisco, no Silicon Valley, e com mais de um milhão de habitantes, San José é a terceira maior cidade da Califórnia. Esta deverá ser a cidade piloto para os testes, a partir do segundo semestre de 2019, do serviço de táxi autónomo (SAE Nível 4/5) anunciado recentemente pela Bosch e pela Daimler.

As três partes assinaram um memorando de entendimento para prosseguir e finalizar esta atividade. Utilizando veículos autónomos Mercedes-Benz Classe S, a Bosch e a Daimler propõem oferecer o serviço a uma comunidade de utilizadores selecionada no corredor San Carlos / Stevens Creek, entre o centro e o oeste de San José.

“Estamos a impulsionar a condução autónoma há muitos anos. Com este projeto piloto, iremos gerar informações valiosas para ligar veículos totalmente autónomos da melhor maneira possível aos utilizadores de futuros serviços de mobilidade”, afirma o Dr. Michael Hafner, vice-presidente de tecnologias de acionamento e direção autónoma da Daimler AG. “Temos de repensar o transporte urbano. A condução autónoma irá ajudar-nos a completar a imagem do tráfego urbano futuro”, afirma o Dr. Stephan Hönle, vice-presidente sénior da unidade de negócios Automated Driving da Robert Bosch GmbH.

 

Informações relativas a preços para o serviço ainda são desconhecidas, tendo sido apenas confirmada a utilização de uma app para chamar o veículo e indicar o local de destino da viagem.

Estas ações de expansão dos seus desenvolvimentos em condução autónoma aos utilizadores comuns, por parte das fabricantes, são extremamente interessantes e demonstram, indiretamente, o nível de confiança e maturação que as suas tecnologias já começam a refletir.

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