Os carros elétricos desenvolvidos pela Tesla representam, para muitos, um sonho de consumo. De facto, não se lhe pode negar a inovação, bem como as arrojadas apostas para marcar a diferença. No entanto, há marcas que, pesando todos os elementos, estão acima dela.
Aliás, a Lucid Motors partilhou a sua opinião, dizendo que a Tesla, ainda que seja inovadora, não é uma marca de luxo.
Lucid Motors destaca a Audi, BMW e Merdeces-Benz como concorrentes
Sediada nos Estados Unidos e especializada em automóveis elétricos, a Lucid Motors, por ter saído da bolsa, vai fundir-se com a Churchill Capital Corp IV. Para apresentar esta fusão, elaborou um documento no qual, entre outras coisas, se assume como uma marca pós-luxo, estabelecendo a Audi, BMW e Mercedes-Benz como suas concorrentes.
Então, a Lucid Motors considera que a Audi representa o luxo tecnológico, a BMW o luxo desportivo e a Mercedes-Benz o luxo clássico. Por sua vez, a empresa sediada na Califórnia situa-se no pós-luxo que procura reunir estes três conceitos. Ou seja, tecnologia de ponta, alto desempenho, acabamentos criteriosos, entre outros, numa só marca.
Ainda que, para muitos, a Tesla seja a verdadeira rival da Lucid Motors, esta última considera que a empresa de Elon Musk é inovadora, mas não se enquadra nos parâmetros de luxo. Assim, não lhe é concorrente direta.
Erros dos elétricos da Tesla não a colocam num patamar de luxo
Na opinião de Peter Rawlinson, diretor executivo da Lucid Motors, a Tesla não se pode posicionar no patamar dos carros de luxo, porque tem registado problemas de qualidade que não escapam aos consumidores. Aliás, por este motivo o primeiro modelo da empresa terá de estar ao nível dos melhores.
Na apresentação, a Lucid Motors assume-se como uma marca que pretende inspirar o transporte sustentável, através da criação de veículos elétricos cativantes. Além disso, compara o seu primeiro modelo, Lucid Air, não só com o Mercedes-Benz Classe S, mas também com o Porsche Taycan e o Tesla Model S. Aí, destaca a sua autonomia de até 837 km, bem como a sua capacidade de rápido carregamento, comparativamente aos seus concorrentes.
Assim sendo, não considera que a Tesla represente a qualidade exigida pelos consumidores do mercado de luxo, ainda que se destaque na inovação.