Pplware

Lotus Evija: hipercarro elétrico com 2.000 cv, o carro de produção mais potente de sempre

A Lotus, histórica fabricante automóvel britânica, anunciou recentemente o Lotus Evija. É um hipercarro elétrico com 2.000 cv e vários apêndices aerodinâmicos que prometem entregar uma experiência de condução primorosa.

O mundo dos hipercarros elétricos tem sofrido desenvolvimentos notáveis! São cada vez mais os modelos apresentados que demonstram performances de cortar a respiração e carroçarias com um design super futurista.


A Lotus tem um historial de modelos icónicos que moldaram o mundo automóvel, como o Lotus Seven, Esprit ou Elise. Nos últimos anos dedicava-se a melhorar e atualizar apenas três modelos que compunham a sua gama: Elise, Exige e Evora. Contudo, depois de alguns rumores, surge finalmente o Lotus Evija, nome de código Type 130.

O Lotus Evija é, indubitavelmente, o Lotus mais potente de sempre com 2.000 cv que são alcançados através de quatro motores elétricos, um em cada roda. A velocidade máxima é superior a 320 km/h, contando com um sistema de DRS idêntico ao dos monolugares da F1 para conceder mais velocidade de ponta.

O motor elétrico foi desenvolvido pela Williams, histórica equipa da Formula 1 que atualmente também fornece baterias para a Formula E.

A somar a isto, os 1.700 Nm de binário e a tração às quatro rodas fazem com que o Evija cumpra os 0-100 km/h em menos de 3 segundos e os 0-300 km/h em menos de 9 segundos! Tal como é apanágio na Lotus, o seu peso é inferior ao dos concorrentes, pesando 1.680 kg.

The Lotus Evija is a car like no other. It will re-establish our brand in the hearts and minds of sports car fans and on the global automotive stage. It will also pave the way for further visionary models. This is another amazing moment in the history of our company. The Evija is a true Lotus in every sense – it has been developed with an unwavering passion to push boundaries, to explore new ways of thinking and to apply ground-breaking technologies.

| Phil Popham, CEO da Lotus Cars.

anterior próxima

Ao nível estrutural e de design, o Lotus Evija traz igualmente estreias para a marca britânica. É o seu primeiro modelo com um chassis em fibra de carbono. As complexas superfícies da sua carroçaria criam canais e túneis para otimizar a performance aerodinâmica.

O grande destaque são os túneis Venturi, que marcam todo o design do Evija e reduzem o arrasto aerodinâmico do modelo. Os espelhos retrovisores foram substituídos por câmaras retráteis, sendo assim mais um elemento a colaborar para a primorosa aerodinâmica do Lotus Evija.

The Lotus Evija is a true Lotus, in that it elegantly balances stunning aesthetic forms with ingenious technical solutions to create a beautiful car with innovative design features. It will re-establish our brand on the global automotive stage and pave the way for further visionary models.

| Russell Carr, diretor de design da Lotus Cars.

O pack de baterias do Lotus Evija está colocado em posição central, atrás do condutor. Com uma carga completa permite percorrer 400 km, segundo o ciclo WLTP.

Nos carregadores mais potentes da atualidade, os de 350 kW, é possível carregar 80% em 12 minutos e 100% da bateria em 18 minutos. Para além disso, está já preparado para os carregadores de 800 kW que permitirão carregar totalmente a bateria em metade do tempo.

O Lotus Evija é o primeiro modelo da marca britânica depois da aquisição por parte da Geely. A produção arranca em 2020 e serão fabricados 130 exemplares, com um custo de 1.890.000€ ao qual ainda somam impostos.

Exit mobile version