“Homem voador” atravessou o Canal da Mancha numa prancha
Após dez dias de ter falhado o objetivo de atravessar o Canal da Mancha, Franky Zapata conseguiu agora tal feito inédito. O antigo campeão de jet-ski conseguiu voar entre França e Inglaterra numa máquina equipada com 5 turbojatos, ultrapassando todas as dificuldades técnicas.
É caso para dizer... à segunda é de vez! Depois de ter falhado uma tentativa a 25 de julho, Franky Zapata, já batizado como o "homem voador", "voou" sobre o Canal da Mancha usando apenas uma prancha com cinco motores.
De acordo com as informações, o antigo campeão de jet-ski preparou uma plataforma de maior dimensão para reabastecer e conseguiu fazer a travessia entre Sangatte, na costa francesa, e Dover, do lado britânico. No total foram 35 quilómetros que que Franky Zapata conseguiu fazer em apenas 20 minutos.
Veja o vídeo...
Pracha com 5 motores pode alcançar velocidade de 200 Km/h
De acordo com as informações, a prancha possui cinco motores e pode chegar aos 200 quilómetros por hora. A autonomia é de apenas 10 minutos, mas Franky Zapata fez um reabastecimento num barco que estava preparado para o efeito.
A prancha voadora seguiu a uma altura de cerca de 15 metros e atingiu uma velocidade a rondar os 170 quilómetros/hora
Este artigo tem mais de um ano
Pelos dados apresentados pode-se calcular que a autonomia desse aparelho é de 10 minutos ou 11 milhas (17,7 Km). Um feito extraordinário, visto que os jetpacks mais antigos, a peróxido de hidrogênio, tem autonomia de alguns segundos e poucas centenas de metros. Porém o que mais me impressiona nesse equipamento é sua localização sob os pés do piloto. Deve haver um controle eletrônico muito sofisticado para manter o equilíbrio do equipamento pois a localização dos motores gera um equilíbrio muito instável.
Falta um banco para nao fazer tanta tensão nas pernas.