Todos conhecem a forma como o governo chinês controla a informação dentro do país e a forma como limita o acesso a estas. Mesmo parecendo que ultrapassa o aceitável, a verdade é que pode piorar em muitos aspetos.
Um novo relatório veio agora trazer luz a uma situação que foi descoberta. O governo chinês esta também a recolher informação sobre os veículos elétricos que circulam no país. Na maioria dos casos os utilizadores nem têm conhecimento desta situação.
Esta informação agora revelada, via Associated Press, revela que um conjunto de informação muito específica sobre os veículos elétricos que circulam na china está a ser recolhida, nomeadamente a localização em tempo real destes veículos ou a carga da bateria dos mesmo.
A recolha de dados dos veículos elétricos
Ao todo, são mais de 200 as marcas que estão a recolher e a fornecer esta informação, estando entre elas a Tesla, Volkswagen, BMW, Ford, Nissan ou Mitsubishi colaboram com o governo chinês fornecendo dados em tempo real.
Como resultados dos dados recolhidos, uma elevada quantidade de dados sobre os veículos são processados e permitem obter todo os tipos de estatísticas sobre os veículos e o seu estado.
São os fabricantes que estão a fornecer estes dados
A grande maioria dos fabricantes confirmaram que fornecem esta informação, mas revelaram que apenas o fazem para estar de acordo com as leis do país, tendo assim a autorização para ter os seus veículos a circular nas estradas chinesas.
Algo que parece também ser descoberto é que toda esta informação é transmitida sem a autorização dos utilizadores, sem que estes tenham sequer conhecimento que os dados estão a ser recolhidos.
A justificação apresentada pelo governo chinês
Segundo o governo chinês, o recolher destes dados tem um propósito bem definido. Os dados vão servir para que seja feita uma melhor gestão dos postos de carregamento no país, para uma maior segurança nas estradas e também para controlar situações de fraude.
Sendo por agora uma obrigação exclusiva dos veículos elétricos, o governo chinês está já a preparar-se para passa a recolher mais dados, obrigando já em 2019 a presença de chips RFID nos novos carros.
Uma recolha que afinal é também normal noutros países
Aparentemente esta recolha não é feita apenas na China e processa-se também noutras paragens como a Europa, o Japão ou os EUA. A diferença neste caso é que os dados ficam limitados às empresas que construíram os veículos elétricos e aos condutores, não sendo partilhados com os governos.
Está assim aberta mais uma porta para conhecer uma realidade com que muitos discordam e criticam. Apenas parece ser possível em países como a China, mas que na verdade acabamos por ver acontecer no resto do mundo, de forma dissimulada e escondida.