Elon Musk confirma que o ‘Full Self Driving’ da Tesla irá custar mais $1.000
Os veículos Tesla são dos mais avançados do momento e têm diversas funcionalidade de condução autónoma. Várias delas estão inseridas no 'Full Self Driving', que irá custar mais $1.000 já a partir do dia 1 de novembro. Esta informação foi confirmada pelo próprio Elon Musk.
O CEO da empresa não justificou categoricamente o motivo para tomar tal decisão, mas referiu em resposta a um fã que a Tesla não pode continuar a perder dinheiro.
A Tesla, atualmente, tem no mercado uma gama de veículos que proporcionam uma experiência tecnológica de excelência ao condutor. Para além disso, podem ser adquiridos por um preço competitivo tendo em conta o seu grau de inovação. Isto deve-se à eficiência durante o processo de produção e também pelos benefícios fiscais que os carros elétricos têm.
Contudo, nem todas as capacidades são oferecidas no modelo base. Muitos das funcionalidades mais desejadas, como o Autopilot e o Full Self Driving, são extras e são caros. No que toca ao Full Self Driving, Elon Musk anunciou no Twitter que o preço desde pacote de condução irá aumentar $1.000 já a partir do próximo dia 1 de novembro. Assim, passa a custar $7.000 e alguns fãs estão insatisfeitos!
Now that Tesla V10.0 with Smart Summon is out, Full Self-Driving price will increase by $1000 on Nov 1
— Elon Musk (@elonmusk) October 12, 2019
Este aumento coincide com o lançamento da versão V10.0 com o Smart Summon, uma das capacidades do Full Self Driving. Talvez seja este um dos motivos que levou a fabricante a aumentar o preço deste pacote de equipamento, mas tal não foi confirmado.
Para além disso, Elon Musk confessou a um fã que a fabricante não pode continuar a perder dinheiro. Ou seja, a inflexibilidade demonstrada relativamente à disponibilização de algum equipamento tem como objetivo manter a sustentabilidade da empresa de modo a assegurar a sua sobrevivência num mercado tão competitivo quando o automóvel.
Tesla cannot continue to lose money. To achieve our goal of environmental sustainability, Tesla must be financially sustainable or we will cease to exist.
— Elon Musk (@elonmusk) October 12, 2019
Para além das capacidades atuais no Full Self Driving, a empresa de Elon Musk irá adicionar mais ao catálogo ao longo dos próximos meses. Os veículos Tesla estão em constante evolução e isso é destacado pelas atualizações que recebem.
Grande atualização de software Tesla V10 traz Netflix, YouTube e muito mais a estes veículos
Este artigo tem mais de um ano
Como abrir caminho à concorrência.
A Tesla devia repensar o modelo comercial e criar uma oferta de subscrição para SW upgrades, como um plano de manutenção.
SW custa muito dinheiro a produzir e não pode ser dado à borla, mas a incógnita de custo para os utilizadores e de revenue stream para a empresa não ajuda a ninguém.
Como disse e bem, actualização de software, quando estamos a falar de coisas grandes e complexas, custa muito dinheiro. Não pode ser visto como uma simples actualização dos drivers…
No futuro, é impensável alguém comprar um carro deste tipo, seja de que marca for, e as actualizações de software não serem pagas. Isto porque o que faz com que o carro tenha algum tipo de autonomia é o software… O resto é hardware estático.
Aliás, cada marca invariavelmente irá ter o seu plano de actualização de software e será sempre pago.
Irá haver um software base, presente na compra do carro, software esse que pode ter algumas actualizações, principalmente de segurança, e depois irá existir software pago á parte, que pode ser desde software de multimedia, de interligação com outros dispositivos, e o mais caro acredito que será o software de optimizações específicas.
“O CEO da empresa não justificou categoricamente o motivo para tomar tal decisão”. Não o disse agora, mas já o disse antes. Foi dito há uns meses que, à medida que os automóveis iam ser actualizados com software que permite mais condução autónoma (ex: Smart Summon), o preço do pacote “Full Self Driving” iria ser aumentado. Este foi o primeiro desses aumentos e, se tudo correr bem, vermos mais no futuro.