Apesar de os carros elétricos reunirem um quase isolado destaque enquanto alternativa aos modelos movidos a combustíveis fósseis, a verdade é que há empresas a trabalhar noutras respostas. O chamado “Diesel Verde”, por exemplo, pode ser a solução das fabricantes para atrasar o fim dos motores de combustão interna.
Os carros movidos a gasóleo e gasolina têm sido os protagonistas das estradas, nas últimas décadas. Contudo, a emergência climática acelerou os planos dos governos – e, por conseguinte, das empresas – para uma transformação energética.
A par de outras soluções com menos expressão, neste momento, os carros elétricos são parte dos planos das fabricantes de automóveis, que têm tentado viabilizar a sua adoção em massa, por via de novos modelos e de infraestrutura.
Apesar da demonização crescente dos carros com motores de combustão interna, várias empresas têm, ao mesmo tempo, tentado mantê-los em cena. Algumas das alternativas procuram manter os motores de combustão interna, mas alimentados com combustível menos poluente.
Stellantis anuncia que a sua gama é compatível com o “Diesel Verde” HVO
Num comunicado emitido no dia 11 de novembro, a Stellantis informou que toda a sua gama de automóveis de passageiros e veículos comerciais ligeiros é totalmente compatível com Diesel à base de Óleo Vegetal Hidrotratado (em inglês, HVO).
O HVO é um biocombustível derivado de matérias-primas renováveis, como óleos vegetais usados, gordura animal e resíduos de óleos alimentares, diferente do Diesel tradicional, à base de petróleo.
O processo de hidrogenação utilizado para produzir o HVO gera um combustível mais limpo, sem enxofre, com baixos níveis de compostos aromáticos e poluentes, tornando-o numa opção ambiental e sustentável.
Segundo a empresa, este “Diesel Verde” está, também, validado para utilização em muitos veículos Stellantis existentes, equipados com motores Euro 5 e Euro 6 identificados com “XTL” nos respetivos bocais de enchimento.
Além disso, certos veículos Diesel Euro 6 não XTL são compatíveis com Diesel HVO quando estão equipados com um dos seguintes motores:
- 1.3 MultiJet
- 1.6 MultiJet
- 2.0 MultiJet
- 2.2 MultiJet
- Novo 2.2 MultiJet 4.0
- 3.0 V6 MultiJet
- 2.3 MultiJet (F1A – Fiat Ducato)
Indo ao encontro da opinião de muitos, de que os carros elétricos não deverão ser impostos aos consumidores, mas assumir-se como uma das várias alternativas, com o “Diesel Verde”, a Stellantis procura reafirmar o seu compromisso relativamente à oferta de liberdade de escolha para os seus clientes, não descartando aquele que tem com a proteção do meio ambiente.