Por ser uma opção de energia renovável, as empresas têm explorado alternativas aos tradicionais painéis solares. Esta, desenvolvida por uma empresa turca, aproveita o chão, não sacrificando espaço.
A nova gama PV Floor da empresa turca Ankara Solar Energy oferece um novo piso fotovoltaico. Depois dos telhados, das varandas, das pérgulas e até dos muros das estradas, esta alternativa opta pelo espaço do chão, integrando um revestimento fotovoltaico que quase não ocupa espaço.
A Ankara Solar Energy criou dois modelos diferentes do seu pavimento solar:
- PVF-08-30W: composto por oito células solares monocristalinas num painel solar sem moldura de 30 watts, com uma eficiência de 17%. Ocupa um espaço de 45 x 45 x 1,05 cm;
- PVF-08-120W: equipado com 32 células, com uma eficiência ligeiramente superior, de 17,84%. Ocupa quase o dobro do espaço do PVF-08-30W.
As duas soluções foram concebidas para funcionar com uma tensão máxima de 1000 volts e suportar uma carga máxima de 1000 kg, sem necessidade de estruturas de alumínio ou aço. Em vez disso, é utilizada uma base de polipropileno, fornecida pela própria marca.
Graças à utilização de materiais avançados, têm uma superfície de vidro antiderrapante duradoura, que os torna “caminháveis”, e estão certificados com o nível de proteção IP65 (resistentes à entrada de água a baixa pressão e poeiras). Estes pavimentos fotovoltaicos podem funcionar a temperaturas entre -40 °C e 85 °C.
Por forma a responder às necessidades estéticas de cada piso, os pavimentos estão disponíveis em três cores diferentes: branco, preto e transparente.
A Ankara Solar Energy já está a aceitar encomendas na Europa do seu PV Floor, com um prazo de entrega entre três e seis semanas, assegurando uma garantia de 8 anos e um desempenho linear durante 10 anos.