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Corrida à Tesla Gigafactory 2 aquece com “ataque” francês

Está a aquecer a corrida à Gigafactory 2, onde todos querem a fábrica de carros e baterias da Tesla. Depois de Elon Musk ter admitido que a estratégia de mercado da Tesla passaria pela construção na Europa de uma nova unidade de fabrico de carros e baterias, Portugal manifestou interesse em trazer essa unidade para solo nacional e até “houve contactos formais”. Mas não está só!

A corrida está a aquecer e, num acto de “namoro”, o Ministro da Economia francês foi visitar a fábrica da Tesla em Fremont, na Califórnia.

Os franceses já no ano passado haviam lançado o charme aos responsáveis da Tesla. Em abril, o Ministro da Energia Ségolène Royal, “ofereceu” à Tesla o espaço para instalar a fábrica na Europa. O local é uma área industrial que pertencia a uma central nuclear encerrada.

A Tesla já tem uma fábrica na Europa – em Tilburg, no sul dos Países Baixos – mas é apenas para o processo final de montagem.

Agora, o Ministro da Economia, Michel Sapin, visitou a fábrica da Tesla em Fremont.

A imprensa americana classificou esta visita como uma tentativa da França para convencer os responsáveis da Tesla a instalar a unidade de produção no país:

Na passada sexta-feira, em Fremont (Califórnia), um porta-voz do Primeiro-Ministro francês, Michel Sapin, argumentou acerca do local para instalação da unidade de produção da Tesla, dizendo que se a Testa se vai expandir, então que o deve fazer em França.

A França tem aumentado os seus esforços para acelerar a adopção dos veículos eléctricos. Além de ter já aumentado a rede de abastecimento eléctrico, o governo francês atribui incentivos directos na compra de cerca de 10 mil euros por carro.

 

Corrida à Gigafactory 2

No ano passado, a Tesla adquiriu o grupo de engenharia alemão Grohmann Engineering. Nessa altura, o CEO da Tesla confirmou os planos para instalar na Europa a ‘Gigafactory 2’, uma fábrica gigante que irá produzir tudo, desde células das baterias aos veículos por completo.

Contudo, a França não está sozinha nesta corrida. A Finlândia, Espanha e Portugal, entre outros, estão empenhados em levar este gigante pólo empresarial para os seus países. Portugal, além de ter também atribuído incentivos aos primeiros mil compradores de veículos eléctricos, comprometeu a alargar a rede de carregadores eléctricos, fazendo com isso um esforço maior no sentido de impulsionar as vendas dos veículos eléctricos.

Com base na Gigafactory, instalada no estado norte-americano do Nevada (e que está já em funcionamento), trazer uma unidade destas para Portugal significa um investimento por parte da Tesla de cerca de 5 mil milhões de dólares e estão em causa entre 6 mil a 10 mil postos de trabalho directos, fora muitos milhares indirectos.

O exemplo é claro, a fábrica de Nevada ainda só está a 30% e já é visível o impacto do investimento da Tesla: o preço médio das casas na cidade de Sparks, Nevada, onde está localizada a fábrica, teve um aumento de 42%.

 

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