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Conheça a e-Platform 3.0: o coração cada vez mais integrado dos elétricos da BYD

A e-Platform 3.0 da BYD, lançada em 2021, foi desenvolvida especificamente para veículos movidos a novas energias, com o objetivo de redefinir a experiência de condução. O pilar desta plataforma é a “integração”, um conceito que permitiu à BYD estabelecer novos padrões na indústria. Conheça tudo sobre a tecnologia.


Esta plataforma oferece vantagens substanciais em áreas críticas como a segurança, a eficiência e o desempenho. Adicionalmente, gere de forma inteligente os recursos e abre novas possibilidades estéticas, o que resulta numa experiência de condução completamente transformada.

O que é a e-Platform 3.0, em poucas palavras

Lançada pela BYD como a sua plataforma de terceira geração para veículos 100% elétricos, a e-Platform 3.0 foi desenvolvida para maximizar quatro pilares:

  1. Estética (layout modular que melhora habitabilidade);
  2. Segurança (estrutura do veículo e integração da bateria);
  3. Eficiência (cadeia motriz e gestão térmica);
  4. Inteligência (arquitetura eletrónica e software).

1️⃣ Bateria integrada: de “Cell-to-Pack” para “Cell-to-Body”

Um dos grandes saltos arquitetónicos da e-Platform 3.0 é a integração da Blade Battery na própria estrutura do veículo – o conceito Cell-to-Body (CTB). Em vez de um pack de bateria montado dentro de um bastidor, as células são integradas na carroçaria e passam a contribuir para rigidez, resistência à colisão e gestão térmica.

Os ganhos práticos são enormes: aumento da rigidez torsional do veículo, melhor proteção em impactos, redução de volume “perdido” e possibilidade de otimizar a gestão térmica e o espaço interior.

2️⃣ Segurança e durabilidade

Ao transformar a bateria num elemento estrutural, a BYD afirma que a rigidez do conjunto carroçaria-bateria dobra em comparação com soluções tradicionais, o que melhora a performance em colisões e a durabilidade da estrutura.

A Blade Battery tem já provas de comportamento térmico e resistência a danos que reforçam esse argumento. Além disso, a integração reduz interfaces e componentes auxiliares (menos pontos de falha) – um fator relevante para durabilidade a longo prazo.

3️⃣ Eficiência: 8-in-1, cadeia motriz otimizada e desempenho a baixas temperaturas

A e-Platform 3.0 é entregue com uma cadeia motriz altamente integrada – a BYD divulga um sistema “8-in-1” (que integra motor, redutor, inversor, e demais subsistemas num conjunto compacto) com eficiência total do sistema próximo dos 89% nos modelos homologados.

A integração dos componentes elétricos e a otimização da gestão da energia contribuem para menor perda entre bateria e rodas, além de permitir respostas mais rápidas e melhor controlo térmico.

A arquitetura da e-Platform 3.0 inclui soluções de gestão térmica da bateria e do grupo motriz pensadas para recuperar eficiência mesmo em clima frio – um ponto onde muitos VE perdem autonomia. A combinação do CTB e dos sistemas de aquecimento/recuperação térmica melhora a consistência de autonomia em várias condições.

4️⃣ Inteligência e eletrónica: carro, software e atualizações

Além da mecânica e da bateria, a e-Platform 3.0 foi concebida com uma arquitetura elétrica e de software mais moderna (alta velocidade, domínio eletrónico integrado, e um bom sistema operativo).

Isto facilita funcionalidades avançadas de condução assistida, atualizações over-the-air (OTA) e melhor coordenação entre sensores, central de controlo e atuadores.

Evoluções: e-Platform 3.0 Evo e o caminho para carregamentos ultrarrápidos

A BYD continuou a evoluir a plataforma – na variante “Evo” (presente em modelos como o BYD Sealion 7) e nas apresentações do que a empresa classifica como “Super e-Platform” (arquiteturas mais recentes com capacidades de alto sistema elétrico, p.e. 800-1000 V e picos de carga superiores).

Estes desenvolvimentos procuram reduzir dramaticamente tempos de carga (falamos numa arquitetura capaz de cargas muito rápidas, com anúncios públicos da BYD sobre carregamento ultra-rápido e planos de infraestrutura). É um sinal de que a e-Platform 3.0 é uma base ativa para progressões tecnológicas futuras.

O que isto significa para o condutor? Eis os benefícios concretos

A e-Platform 3.0 representa uma abordagem verticalmente integrada: hardware, software e bateria pensados em conjunto. A passagem de Cell-to-Pack para Cell-to-Body altera os trade-offs clássicos em VE – em segurança, eficiência e packaging – e cria uma base flexível para inovações futuras.

Para quem segue tecnologia automóvel, a BYD deixou claro que não está apenas a otimizar componentes: está a redesenhar a forma como um VE é concebido desde a célula até à carroçaria.

 

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