Pplware

CEO da Stellantis diz que desenvolver um elétrico custa até 50% mais

As fabricantes estão, na sua maioria, a apostar na mobilidade elétrica. Embora umas garantam que a mudança não será tão significativa, em termos de logística e investimento, ouras dizem o contrário. Caso disso é o grupo Stellantis, cujo CEO considera que o desenvolvimento de um carro elétrico custa 50% mais.

Ainda assim, os peritos acreditam que os custos vão, em breve, igualar-se.


O CEO da Stellantis Carlos Tavares diz que o custo mais elevado da produção de carros elétricos, comparativamente ao associado aos modelos térmicos, afetará os lucros das fabricantes nos próximos cinco anos. Por esta razão, estas terão de encontrar formas de compensar esses custos adicionais.

A eletrificação representa um custo de produção adicional de cerca de 40-50% em comparação com um carro normal. Não há forma de podermos transferir 40 a 50% de custos adicionais para o comprador. Portanto, a única estratégia a seguir é absorvê-los.

Explicou o CEO da Stellantis.

Ora, para manter a sua margem de lucro atual, o grupo tomará medidas, como um novo modelo de distribuição. Isto é, no verão passado, a Stellantis cancelou contratos com os seus concessionários na Europa, por forma a implementar um novo modelo de venda direta, conseguindo garantir maior controlo sobre o processo e reduzir os custos que lhe estão associados.

Além disso, Carlos Tavares também já revelou que os fornecedores deveriam contribuir. De acordo com o CEO da Stellantis, os próximos anos serão um “período de transição darwiniano” para a indústria automóvel, pois todos aqueles que pertencem ao setor terão de ser competitivos.

Será sobretudo uma corrida para reduzir os custos nos próximos cinco anos para proteger a acessibilidade.

Apesar de esta previsão encarecer os carros elétricos relativamente aos modelos térmicos, há peritos que consideram que os custos de produção dos veículos elétricos irão igualar-se, na segunda metade da década. Isto, devido a economias de escala e a redução gradual do preço das baterias.

 

Leia também:

Exit mobile version