O segmento dos veículos elétricos tem vindo a crescer. Com tecnologia de ponta e aposta na inovação, as baterias continuam a ser o elemento com maior limitação neste tipo de veículos, apesar de não serem propriamente um problema.
Em 2019 a Tesla revelou que criou uma bateria capaz de ser usada por mais de 1 milhão de quilómetros. Agora a CATL (Contemporary Amperex Technology Ltd) diz ter baterias para 2 milhões de km.
O mercado das baterias parece começar a oferecer soluções muito interessantes do ponto de vista da autonomia e longevidade. Se a Tesla tinha surpreendido ao revelar baterias para 1 milhão de quilómetros, a chinesa CATL , que é fornecedora da empresa americana, diz ter uma bateria com autonomia bem superior.
Baterias permitem fazer 2 milhões de quilómetros
De acordo com o canal Bloomberg, este novo pack tem a capacidade para 1,24 milhões de milhas, ou seja, cerca de 2 milhões de quilómetros. De referir que a empresa chinesa é a maior fabricante de baterias do mundo e distribui para marcas como a Tesla, Volkswagen, Mercedes, Honda, entre outras.
Ainda segundo a informação, a CATL diz estar pronta para a produção em série e que este pack de baterias terá 16 anos de longevidade, o que é um fator simplesmente fantástico.
Relativamente à relação entre as duas empresas fica a dúvida como será daqui para a frente. A Tesla tem uma boa relação com a CATL, mas a empresa de Elon Musk anunciou em 2019 a sua bateria para 1 milhão de km. A CATL respondeu agora e diz que a sua bateria conseguirá o duplicar a da Tesla.