Pplware

Carros elétricos têm maior probabilidade de acidentes! Porquê?

Quem anda nas estradas está sempre sujeito a acidentes. Alguns por conta própria, mas outros por causa de terceiros. Num estudo recente, chegou-se à conclusão que os carros elétricos têm maior probabilidade de acidentes. Saiba porquê!


Carros elétricos: aceleração, som e peso…

Na literacia associada ao segmento automóvel há uma ideia de que os veículos elétricos são veículos bastante seguros… e é verdade (pelo menos alguns, como é o caso da Tesla). No entanto, há agora novos dados que revelam que carros elétricos têm maior probabilidade de acidentes.

Segundo o estudo da Fidelidade, entre as várias razões, está aceleração mais brusca dos carros elétricos que, muitas vezes, causa maior dificuldade no controlo aos condutores (especialmente dos novos).

Voltando à questão da aceleração. Os motores elétricos são bastante potentes e isso nota-se bastante na aceleração. Por exemplo, um Tesla Model 3 Long Range demora 4,1 segundos dos 0 aos 100 km/h.

Os veículos elétricos e híbridos têm taxas de sinistralidade superiores em cerca de 50% e 25%, respetivamente, quando comparados com os veículos a combustão. Revela o estudo também que o facto de os carros elétricos serem mais pesados (podem ser mais 35% face aos veículos a combustão), acabam por causar mais danos em situações de colisão.

Também causam mais atropelamentos, por serem mais silenciosos. De referir que tais conclusões são idênticas ao estudo da Hertz, publicado em janeiro deste ano.

Em resumo, os carros elétricos são seguros como os movidos a combustíveis. No entanto, há algumas variáveis que têm contribuído para um aumento de acidentes. Não são propriamente problemas dos carros em si, bem pelo contrário. São, sim, características que requerem certamente novos hábitos de condução.

Exit mobile version