Ao contrário dos carros a combustível, a autonomia dos elétricos é uma preocupação dos condutores. As marcas anunciam sempre a autonomia dos seus veículos até porque esse é também um fator competitivo.
Mas será que as marcas são verdadeiras quando anunciam a autonomia estimada dos seus carros? Um teste à autonomia real de alguns veículos revela que as marcas não acertam nos cálculos.
A autonomia de um carro elétrico é um importante fator para quem compra! Apesar dos carros serem expostos a testes a este nível, o valor da autonomia estimada é sempre desfasado do valor que realmente conseguem.
Quanto é que afinal os carros elétricos mais populares conseguem oferecer em termos de autonomia? Descubram no vídeo seguinte:
Como se pode ver pelo vídeo, a autonomia estimada difere da real em todos os carros analisados. A tabela seguinte apresenta na segunda coluna o alcance real e na terceira a autonomia que é indicada pelos fabricantes. O valor está em milhas mas podem ver em km na informação abaixo da tabela.
Carros elétricos: Autonomia Real em Km
De acordo com os resultados, a Kia é a que apresenta uma estimativa mais válida. O Kia e-Niro é apresentado ao mercado com uma autonomia estimada de 453 km tendo conseguido alcançar 410 km. O Tesla Model 3 Long Range tem uma autonomia estimada de 560 km tendo conseguido apenas 434 km. O pior foi mesmo o Mercedes EQC 400 que tem uma autonomia estimada de 416 km tendo conseguido apenas 312 km.
- Mercedes EQC 400: autonomia real: 312 km
- Audi e-tron: autonomia real: 331 km
- Nissan Leaf: autonomia real: 334 km
- Jaguar I-Pace: autonomia real: 358 km
- Kia e-Niro: autonomia real: 410 km
- Tesla Model 3 Long Range: autonomia real: 434 km