A evolução das aeronaves militares atingem hoje um patamar tecnológico incrível. Como resultado, para aquisição de 8 caças F-15EX Strike Eagle os Estados Unidos vão gastar a módica quantia de 992,4 milhões de dólares. A aprovação foi dada pelo Senado à aquisição destas máquinas de guerra à Boeing.
A gigante fabricante de aviões mostrou agora um vídeo publicitário desta aeronave.
Investimento em 8 caças F-15EX Strike Eagle
De acordo com o documento emitido pelo Senado norte-americano, foi aprovada uma verba de aquisição das aeronaves para equipar a Defesa do país. Segundo o que pode ser lido, estes novos caças são importantíssimos para proteger os interesses críticos da segurança nacional dos EUA.
No relatório, os senadores aprovaram, entre outras despesas, a compra de oito caças F-15EX Strike Eagle, por um custo total de 992,4 milhões de dólares. Por curiosidade, este valor praticamente pagaria a dívida pública de Portugal.
A fabricante dos novos super aviões é a Boeing
Aquando da apresentação para concurso, a Boeing já havia apresentado imagens da sua nova ‘criação’. Contudo, de forma pública, decidiu agora partilhar as imagens e algumas curiosidades da aeronave. O vídeo é revelador de uma nave poderosa.
World’s fastest computer ✔ Fly-by-wire controls ✔ Leading edge electronic radar ✔#F15EX brings next-gen tech to the @USAirForce fleet. #ASC19 pic.twitter.com/BJhY66KwRF
— Boeing Defense (@BoeingDefense) September 17, 2019
O que traz de novidade este novo caça?
As naves militares estão cada vez mais autónomas. O piloto carrega muito mais tecnologia, mas tem a ajuda computorizada para executar grande parte das ações. Nesse sentido, a Boeing colocou neste avião o computador de bordo mais rápido do mundo. Além disso, foram instalados comandos Fly-by-wire, já visto noutras aeronaves da empresa. O F-15EX está também equipado com um Radar eletrónico de ponta.
Portanto, do que se sabe, o F15EX traz tecnologia de última geração para a frota da Força Aérea dos EUA.
Esta aeronave segue uma linha que já está há alguns anos ao serviço das forças militares americanas. Desta forma, o novo caça F-15EX é a última versão do F-15 Eagle de quarta geração. Este equipamento é muitas vezes referido como Strike Eagle “com esteroides” por causa de certas alterações de aparência como parte da sua modernização. O seu conjunto tecnológico mostra um sistema de aviónica inovador.
Na “bagageira”, como medidas furtivas, este caça será capaz de transportar, entre muita outra coisa, mais de 20 mísseis ar-ar, e terá armas de ataque ar-terra e ar-superfície.