Atenção à velocidade! GNR começa hoje operação RoadPol
A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai iniciar esta quarta-feira uma operação de segurança rodoviária que tem como objetivo o controlo e fiscalização de velocidade. A operação no âmbito da Rede Europeia de Polícias de Trânsito (RoadPol) estará nas estradas portuguesas até domingo.
GNR pretende sensibilizar a sociedade para comportamentos mais seguros...
A Rede Europeia de Polícias de Trânsito (RoadPol) é uma organização estabelecida pelas polícias de trânsito da Europa para melhorar a segurança rodoviária e a aplicação da lei nas estradas. Na sua estratégia de 2020-2022, estabeleceu quatro áreas de atuação no âmbito da segurança rodoviária: as estradas, os veículos, os utilizadores e a velocidade.
A operação vai decorrer em todo o território nacional continental e a fiscalização está orientada para as vias mais críticas sob responsabilidade da GNR e onde se verifique uma maior sinistralidade e infração aos limites de velocidade.
Com esta ação, integrada no planeamento anual da RoadPol, a GNR pretende “sensibilizar a sociedade para comportamentos mais seguros por parte dos condutores e passageiros”, promovendo a segurança rodoviária e a salvaguarda de vidas humanas.
Em 2022, a GNR registou um total de 78.896 acidentes de viação. Destes, pelo menos 3.816 tiveram como principal causa a velocidade excessiva ou o excesso de velocidade. Relativamente à fiscalização da velocidade, no ano passado foram registadas 119.651 infrações.
Este artigo tem mais de um ano
Portanto aprox. 5% dos acidentes são devido a excesso de velocidade. Quem diria? A julgar pela caça à velocidade por dá cá aquela palha, já estava na dúvida se não seria a principal causa. Afinal confirma-se que é apenas a q dá mais rendimento.
Nunca ninguém tinha desconfiado disso… isso nem sequer é óbvio!
Realmente 4,8% dos acidentes estão relacionados com a velocidade excessiva! Então vamos investir em força em multar os condutores em excesso!
O resto não interessa É pela “prevenção” apenas!
Nem mais! IO excesso de velocidade é efetivamente mais fatal, sem duvida, não significando isso que a baixas velocidades não ocorram mortes.
Sempre me preocupei mais com quem anda mais devagar porque são os mais aselhas. Que se atrapalham facilmente, porque vão muito mais distraídos com tudo e mais alguma coisa.
Quem anda depressa, tem tanto medo de morrer como os outros, e coloca todos os seus sentidos ao serviço do que está a fazer na estrada. Se for um bom condutor, sai-lhe da “alma”, nem pensa no que faz, colocando a sua atenção no que os outros estão a fazer. Como condutor de moto, costumo dizer (não me peçam provas!), que 30% representa a atenção para o que estou a fazer, 70% a atenção ao que os outros estão a fazer.
… e os radares irritam-se solenemente!
A malta que conheço que anda sempre a acelarar julgam-se os azes do volante… do tipo “ah queres ver olha aqui uma ultrapssagem xpto” e vão aos zigue zagues na autoestraada a mostrarem que são os maiores da aldeia deles.
Toca a multar o pessoal que vai a mais 5km/h. Tem de se pagar a JMJ e afins.
A quantidade de aziados é brutal!
Não querem ser multados, cumpram os limites de velocidade… na A1 passo por uns quantos a achar que é um need for speed. E ainda ficam todos doidos quando alguém vai a respeitar o limite… sinais de luzes, buzina, esbracejam, que até penso que estão a nadar dentro do carro.
“faça chuva ou faça sol a autoestrada é sempre a mesma… não pago portagem para andar a passo de lesma”. é o lema de muitos… depois acontece.
Nem mais. Parecem NPC’s a reclamar de uma coisa tão básica. Andem na velocidade recomendada. E acabou o problema. Choram e choram porque querem andar como nos filmes…cresçam mas é!
Temos ovelha, que acha que a lei só porque existe não pode ser questionada…
Não há nenhuma lei para não reclamar?
Sim, e aqueles que se acham autoridade e que impõem o seu ritmo?! Se o limite é 120, circulam na esquerda e obrigam a todos os outros a seguirem à mesma velocidade. Ou aqueles que seguem na faixa da direita, feito cordeirinhos a 60kms e os da faixa do meio a 61 kms? É precisamente isto que causa acidentes, o acreditarem, que por serem cumpridores de velocidade, são melhores que aqueles que não gostam da rigidez das regras de velocidade. Claro que existe gente muito estupida, que nem sequer deveriam ter carta de condução e que se atrevem a circular a mais de 30 kms.
Eu conduzo muito melhor em excesso de velocidade do que a velocidades mais baixas…porque não me distraio! Não buzino, não reclamo nem mesmo quando os outros fazem disparates na estrada. O melhor mesmo é ultrapassar sem me fazer anunciar…é a melhor solução.
@rc se vou a ultrapassar, não tenho que ir a mais de 120kmh que é o limite. Obviamente que quando ultrapasso tento-o fazer no menor tempo possível mas sempre sem colocar em perigo alguém! Não é ver azes da estrada a 200kmh só porque não podem dar uma de machos a acelarar por aí fora e dizer tenho um carrão!
Pior são os eternos condutores no meio ou mesmo á esquerda, e nem precisam de andar com equipamentos extramamente caros para fiscalizarem isto só têm de circular normalmente em qualquer estrada a qualquer hora.
Se andares a 51 na faixa do meio ou da esquerda vais bem. Estás dentro dos limites.
A Faixa da esquerda apenas deve ser usada para ultrapassagem. ESTÁ NO CÓDIGO. é só ler.
Exacto. Mas ng das autoridades se importa com isso e ainda não há radares que detectem isso!
A prioridade é martelar quem anda 5 kms/h acima dos a 120 na recta deserta da A6 de Évora para Badajoz…
Mais, o melhor troço da EN para o Algarve (Marateca-Grândola) foi limitado a 70 ao mesmo tempo que colocaram radar. Uma extensão de 50 kms a pastar, onde não há cruzamentos, não há casas, excepção feita a Palma que passas ao lado e Alcácer que passas por cima.
O qué qué isto?
E se houver seleção de vias Sr. Instrutor?
Também é só para ultrapassar?