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Afinal esconder radares de velocidade móveis é ilegal?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Elektro says:

    Viva as licenças de caça!

  2. Armando says:

    Não havia necessidade…

  3. ºOº says:

    Tudo que seja pra mamar é legal.

    • PAULO SILVA says:

      Só recebe multa se for com excesso de velocidade, se cumprir não tem problemas….
      Custa muito cumprir em muitos locais, mas como se diz: a lei é dura mas é lei.

      • Yamahia says:

        Sr. Paulo, o grande problema é q em muitos locais propositadamente armadilhados pela autoridades roubalheira por decreto, o limite de velocidade não é perceptível. Ou está dissimulado ou está escondido.
        Já deixei um exemplo aí praia baixo fica aqui para q possa analisar.
        Quer apostar q vc caia ali q nem um patinho?
        A não ser que tenha colaboração com os mentores do projecto.
        https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbhw6WozlyfFR2ZB_g?e=FxRiji
        (Tem que dar play aos frame

        • José Carlos da Silva says:

          Perceptível ou não, está no Código da Estrada.

        • José Carlos da Silva says:

          Dissimulado ou escondido, é totalmente legível “Zona 30”. Não entendo onde não é perceptível o limite a partir desse sinal…

          • Yamahia says:

            Vem de uma EN limitada a 70, em descida pronunciada. De repente vê o sinal de 30 (se vir pq ele não brilha pela acção dos faróis e ) o que vai fazer? Meter travões a fundo? Se tiver um camião a morde-lhe os calcanhares deve resultar num espetáculo lindo de morrer!

            Já agora o local é estratégico, 5 metros à frente o muro faz um ângulo de 90º óptimo para esconder um radar destes móveis.
            Está td estudado.

          • JL says:

            Então quer dizer que o sinal está ai muito bem, senão muitos iam parar ao outro lado.

            Só a regenerativa chega para abrandar nesse espaço.

        • JL says:

          Qual é a música que usou no video ?

        • PAULO SILVA says:

          Desculpe lá, mas está a vista o sinal, para além de que parece ser uma localidade e logo o código diz que a velocidade máxima é de 50kms/h. Mas eu mesmo ando em excesso de velocidade as vezes, mas quando apanho uma pago e calo.
          Agora gostaria de ver os radares nas curvas e não nas retas, pois aí sim ia apanhar quem gosta de andar com gás (meu caso…)

  4. Yah says:

    Sabem porque os veículos de condução autónoma ainda não são uma realidade em Portugal? Porque se esqueceram de incluir nos algoritmos as tradicionais “gincanas” de buracos nas estradas (riso). Creio que ter bom pavimento é mais eficaz para combater a sinistralidade do que radares de velocidade. Não ter que olhar para o chão e poder olhar para sinalização e peões é capaz de salvar mais vidas.

    • Manuel da Rocha says:

      Dou-lhe o exemplo de 2 estradas, no distrito de Setúbal, que, antes de terem 4 radares de velocidade, fixos (e 1 móvel que lá aparece nos meses mais quentes e de acesso ás discotecas da Costa da Caparica), que entre 2002 e 2019, a média eram 4 vítimas mortais e 71 feridos graves, anualmente. Em Março de 2019 instalaram 2 radares fixos, em 2021 outros 2. Será mera coincidência que o último acidente mortal aconteceu em Novembro de 2018? E o último ferido grave foi um acidente em que um eixo se partiu e o condutor embateu num muro.

      • Smileonme says:

        Então mas há umas semanas atrás saiu uma notícia que este ano havia mais acidentes, feridos e mortos em relação ao ano passado… Porque é que acontece quando este ano temos ainda mais radares?? Isso deve ser um caso (bem) isolado. CUmps

      • PeterJust says:

        Era um chamado ponto negro que resulta de erros graves no desenho das vias, a maneira correta de se resolver esses problemas primeiro era ter gente competente a projetar as vias, há situações que são gritantes, segundo era corrigir o problema depois de identificado, infelizmente resolve-se o problema do modo reacionário, obrigando as pessoas a baixar a velocidade muito abaixo da capacidade da via e os acidentes continuam a acontecer porque o erro não foi resolvido, mas com menos frequência e acidentes menos graves.

  5. Yamahia says:

    É legal pq está legislado. Autorização para o assalto é o que é!
    Na prática, são mais uma forma de autorização política para roubar os cidadãos, sem contribuírem para a segurança rodoviária. Embora estejam legislados, a sua função educativa e preventiva é nula, servindo apenas para gerar receita através de multas surpresa. Em vez de promoverem uma condução mais segura, estes radares funcionam como armadilhas que não resolvem o problema de acidentes nas estradas. A verdadeira segurança depende de medidas preventivas, melhor sinalização (que pelo contrário é deliberadamente tapada e/ou dissimulada qd existe -exemplo de um sinal limite de 30 que ng vê a mais de 10m https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbhw6WozlyfFR2ZB_g?e=FxRiji , sobretudo à noite pq é pequeno e nem tinta reflectora tem) e uma fiscalização visível que não existe. A ordem é punir sem educar e facturar, se possível muito.
    Por isso continuamos a apresentar nrs com índice de sinistralidade vergonhosos e cada vez mais a piorar.

  6. Vitor+Azevedo says:

    Isto está tudo mal! As bicicletas a andar em cima dos passeios, sem seguro, as trotinetes. Só se preocupam em penalizar que tem dinheiro para pagar as multas, quem trabalha… Enfim, é o país que temos e que merecemos.
    BEM FEITO!

    • PAULO PEDROSO says:

      sim porque quem anda de bicicleta e trotinente nao trabalha… é mais seguro andar de bicleta no passeio doque na estrada 0 vitimas mortais no passeio, quantas quer na estrada apenas este ano ?!

    • mesmo says:

      Bicicletas e trotinetas a alternar de um segundo para o outro entre passeio e estrada? Palhaçada, sem licença, sem seguro e sem noção de coisa alguma a chatear pessoas no passeio e na estrada…A meu ver é muito simples, são sempre automaticamente culpados…mas não têm seguro…logo ou chamam a policia para levantar auto ou então participam como? Rico país este de facto…até parece de proposito o que levanta a questão é só burrice ou é conveniente? Seja qual for uma das duas ou ambas, só quer dizer uma que está efectivamente mal…

  7. Manel do Ó says:

    Conversa para idiotas! A questão a ser posta deveria ser: Os limites de velocidade impostos em qualquer estrada do país devem ser (independentemente de haver ou não radares à vista, escondidos ou inexistentes) obrigatoriamente cumpridos? E que tal o governo obrigar a que todos os veículos que sejam vendidos em Portugal venham já de fábrica equipados com um limitador de velocidade de 130 km/h?? Isséquiera!!!

    • Ó Manel says:

      Pronto ainda bem que pensas assim, tu no dia em que precisas de uns miseros minutos seja para o que for, futuro profissional, compromisso inflexivel, vida ou morte tua ou de familiar e precisares de despachar, parabéns andas sempre do limite e depois se por causa disso não der para safar saberás que é culpa de pessoal que pensa assim : ) (“ahhh mas eu saiu mais cedo” … tretas, emergências não previstas ou programadas são verdadeiras emergências e se queres sofrer com elas sofre sozinho).

      E que tal este pais olhar para os outros mais desenvolvidos que de acordo com a responsabilidade e comportamento dos seus habitantes faz as leis de acordo com isso e condiçoes de segurança das estradas e veiculos conjuntamente?

      Taxar? Multar? Legalizar o roubo para ti é sempre a solução, daqui cheira-me a facho desse lado…

      Tornem-se mas é mais civilizados e atentos , deixem la os infotainments e smartphones com a treta das redes sociais e olhos na estrada que dão-se menos acidentes, olhem para a percentagem em relação aos vizinhos no que diz respeito a acidentes e já agora vejam a quantidade de chunings que há neste pais, e, por ai já vêm que tipo de cultura é que se vive aqui, quando perceberem que isso é que está mal, verão que o problema não é tanto o limite de velocidade é a mais a estupidez não ter limites…

      • Manel do Ó says:

        Entendi!! Deves ter uma lata mais cara do que a maioria, de cilindrada topo de gama e quando a usas é sempre em emergência…também deves usar um pirilampo em cima da cabeça para te fazeres notado. É o mal dos exibicionistas, gastam o graveto em topos de gama e depois têm de se mostrar., sim porque ninguém compra um Porsche ou um Ferrári para andar lentamente a…120 km/h e os gajos que tomam conta da manada sabem disso e…tomem radares e…paguem e deixem-se de bufas!!

  8. Conchita says:

    N percebi patavina…

    Os Fixos têm que estar sinalizados – isso é claro!!!

    E o que quer dizer:
    2 – As forças de segurança prestam, através da comunicação social e por outros meios, informação regular sobre a utilização de meios de vigilância electrónica em operações de controlo de tráfego.

    No nº 1 fala sobre os FIXOS

    E no nº2 fala sobre (TODOS) OS MEIOS DE VIGILÂNCIA ELETRÓNICA (que estejam) em operaçoes de controlo de tráfego

    ORA AQUI ESTÁ A FALAR EM TODOS OS MEIOS DE VIGILÂNCIA NOMEADAMENTE OS MÓVEIS

    E os meios MÓVEIS DE VIGILÂNCIA têm que ser pelo menos PUBLICITADOS através da comunicaçao social

    E a PSP deu um achega e incluiu a sua página na net e que acabou por ser aceite…

    COMO INTERPRETA QUE OS MEIOS MÓVEIS ESTAO EXCLUIDOS DE PUBLICIDADE????

    Obviamente que as operaçoes têm que ser PÚBLICAS para que a prova seja legal…

    A GNR já entende o contrário mas isso é com ela… o que interessa é o que a lei diz e os tribunais executam

    Ha Capito?

  9. João says:

    Cumpram os limites de velocidade e parem de chorar.

  10. Sergio J says:

    É assim em todo o lado, em nome da prevenção.
    Por exemplo na Alemanha até pode não haver limites nas autoestradas, mas fora delas estão em todo lado e com tolerancias super apertadas.
    Se em Portugal abusam, imaginem se não os houvesse. E não se compare a nossa civilidade em cumprir regras de transito com outros países. Em certos aspectos civilizacionais o povo português, parece ainda uma criança e só vai lá com castigos.

    • Manuel da Rocha says:

      Os radares salvaram milhares de vidas.
      Sim, muitos condutores querem ir a 350kmh porque pagaram 150000 euros pelo carro e dá para andar a essa velocidade. Como pagam 20000 euros anuais, pelo seguro automóvel, acham que podem fazer tudo, até ao dia que precisam pagar 5 milhões de euros, aos advogados, para descobrirem forma de o safar dos mortos que provocou. Com dinheiro é fácil mas, há aquele velho problema de levarem 500 multas seguidas, pagarem o preço do carro, em multas e gastarem 500 vezes mais para evitar perderem a carta de condução. Com os radares a coisa tem-se complicado e há centenas de jovens (e outros não jovens) que são apanhados 10, ou mais vezes, em excesso de velocidade e acabam sem carta de condução e inibidos de conduzir por 2 anos. Essas nem os advogados os safam, por mais dinheiro que lhes paguem.

      • Yamahia says:

        “Os radares salvaram milhares de vidas.”
        Isso é conversa.
        À medida que aumentou o nr de radares, aumentaram tb as mortes na estrada.
        Os radares não estão implantados nos locais onde poderiam salvar vidas. Os radares são implantados onde a expectativa de facturação é maior

      • JL says:

        Então mas o Manuel é sempre tão minucioso com os números e agora fala em 150 mil euros ? Devia ter dito 150 milhões de euros.

  11. João-Sousa says:

    Sempre pensei que ilegal era ultrapassar os limites de velocidade, mas acho que me enganei.

  12. Rui says:

    Portunta será lehgal um acto cobarde para sacar dinheiro. E o que acontece quando se está internado num hospital e o meu veiculo estacionado sem ninguem o conduzir e mesmo assim apanhado em excesso de velocidade e Policisa recusa fornecer os meios de prova no meu pais isso é crime. E deviam estar presos pelas burlas que cometem. Não me convem que é legal a recusa de revelardos meios de prova

    • akou says:

      Sem meio de prova voce não paga. É claro como água e falo por experiencia propria. Havendo multa por excesso de velocidade (radar) tem de existir a fotografia da hora e dia no local. Multa de estacionamento igual, tem de haver fotografia com hora e data.

  13. Grunho says:

    A segurança consegue-se com a insegurança daqueles que contra ela atentam. Se os javardos tivessem uma garantia de segurança de não serem atacados por radares móveis escondidos, sentiam-se completamente seguros prara assapar e antentar contra a segurança dos outros fora das zonas cobertas por radares sinalizados, fixos ou móveis. Provocavam acidentes mortais em barda, e a ameaça dos radares assinalados não servia para nada.

  14. Jorge+Dias says:

    Imposto sobre a velocidade, é o que é.

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