Um condutor de uma Tesla Cybertruck relatou que colidiu contra um poste depois de bater num passeio enquanto utilizava o Full Self-Driving (FSD), o avançado sistema de assistência à condução da Tesla, que Elon Musk promete tornar totalmente autónomo ainda este ano.
Publicação do acidente com a Tesla Cybertruck está a tornar-se viral
Jonathan Challinger, um programador de software para drones residente na Florida e funcionário da Kraus Hamdani Aerospace, partilhou no X o relato sobre um acidente com a sua Cybertruck, que se tornou um tema amplamente debatido.
Challinger afirmou que estava a conduzir com o sistema Full Self-Driving ativado, um conjunto de funcionalidades avançadas de assistência à condução que exigem supervisão constante do utilizador. No entanto, a Tesla tem vindo a sugerir que, em breve, este sistema poderá operar sem necessidade de supervisão humana.
De acordo com o seu testemunho, conduzia com o FSD v13.2.4 na faixa da direita, que se encontrava a terminar e obrigava a uma mudança para a faixa da esquerda. No entanto, o veículo não efetuou a manobra e acabou por bater no passeio. Challinger explicou que não reagiu a tempo para assumir o controlo da Cybertruck:
O sistema falhou ao não sair da faixa que estava a terminar (não havia nenhum veículo à minha esquerda) e não tentou reduzir a velocidade ou virar até já ter batido no passeio.
Após o embate no passeio, a Cybertruck colidiu com um poste. Felizmente, Challinger saiu ileso do acidente.
Soooooo my @Tesla @cybertruck crashed into a curb and then a light post on v13.2.4.
Thank you @Tesla for engineering the best passive safety in the world. I walked away without a scratch.
It failed to merge out of a lane that was ending (there was no one on my left) and made… pic.twitter.com/vpT4AGz8jZ
— Jonathan Challinger (@MrChallinger) February 9, 2025
O local onde o poste estava posicionado era algo invulgar, mas não há qualquer justificação para o sistema FSD da Tesla não ter mudado de faixa. Mesmo que não tivesse feito essa manobra, deveria, no mínimo, ter evitado o embate no passeio.
The vehicle was in the shoulder lane when Tesla’s Full Self-Driving (FSD) first missed the road markings signaling to move left 500 feet before the pole, then failed to detect the pole in the middle of the lane where the shoulder had just ended.
This shows three problems with… pic.twitter.com/GvvZoi9hRZ
— Troy Teslike (@TroyTeslike) February 9, 2025
Um alerta para os condutores de Teslas
Challinger afirmou que decidiu partilhar a sua experiência como um “aviso público”, para alertar os condutores para a necessidade de manterem sempre a atenção quando utilizam o sistema Full Self-Driving da Tesla:
Foi um grande erro da minha parte, obviamente. Não cometam o mesmo erro que eu. Prestem atenção. Isto pode acontecer. Acompanho de perto a Tesla e o FSD e não tinha conhecimento de qualquer acidente com a versão V13 antes deste.
Este poderá ser o primeiro acidente registado com a versão mais recente do FSD v13, que o CEO Elon Musk tem descrito como “revolucionária” e um passo crucial para alcançar uma condução totalmente autónoma até ao final do ano.
Musk e vários influencers da Tesla têm divulgado frequentemente vídeos do FSD, alegando que a tecnologia está “à beira de se tornar verdadeiramente autónoma”. No entanto, os dados disponíveis indicam que esta funcionalidade parece estar mais longe do que isso.
Leia também: