Pplware

A culpa é dos chips! Fabricantes automóveis encerram produção…

Apesar da pandemia ser um problema direto de saúde pública, aquilo que ainda está a acontecer no mundo revela fragilidades de outras áreas. Como já referimos em vários artigos, a falta de chips (mais concretamente semicondutores), tem levado a alguns atrasos na produção de equipamentos eletrónicos, em especial os que equipam os carros.

De acordo com informações recentes, a Opel, Volkswagen e Ford vão encerrar temporariamente fábricas que têm na Alemanha. O problema é mesmo a escassez de chips.


Por falta de chips, Opel só começa no início de 2022

Os semicondutores são uma das matérias-primas necessárias para a produção de circuitos integrados (vulgo chips) que permitem que os dispositivos eletrónicos (ex. telemóveis, computadores micro-ondas, smartphones, smartwatches) armazenem e transmitam dados.

Segundo informações, a Opel, Volkswagen e Ford estão com problemas na produção porque faltam chips para integrar nos seus veículos. Nesse sentido, as gigantes do segmento automóvel irão encerram temporariamente a produção de algumas empresas.

A fábrica da Opel, que se localiza em Eisenach, no centro da Alemanha, vai encerrar já a partir da próxima semana devido à falta de chips. Segundo o que foi revelado, apenas “começará novamente no início de 2022”, assim que “a situação da cadeia de abastecimento o permitir”.

O grupo Volkswagen revelou esta quinta-feira que a principal fábrica de Wolfsburg irá encerrar duas semanas.

Mas há outras marcas que também já foram obrigadas a encerrar. Uma foi a General Motor que encerrou linhas de fabrico nos Estados Unidos. A Toyota também já foi obrigada a alterar planos para a fábrica de Valenciennes.

Ainda devido à falta de chips, a Peugeot, por exemplo, abandonou os velocímetros eletrónicos para voltar aos velhinhos ponteiros que marcam os quilómetros/hora. De referir também que esta é uma altura crítica, até porque estamos num período de transição de carros a combustão para elétricos.

Leia também…

Exit mobile version