Pplware

Ainda usa o Windows XP? Então é hora de instalar a nova atualização da Microsoft

Pode não parecer muito lógico, mas muito utilizadores ainda não abandonaram o Windows XP. As razões são muitas e dificilmente vão abandonar este sistema operativo.

Tal como se esperava, esta parece ser uma decisão que poderá trazer problemas sérios. Isso vê-se agora, com novos problemas de segurança. A Microsoft está a par desta falha e até já tem uma nova atualização de segurança para este sistema operativo.


Quando terminou de forma definitiva o suporte para o Windows XP, a Microsoft fez saber que não iria lançar qualquer atualização de segurança adicional. As razões são óbvias, uma vez que não quer estar a manter um sistema operativo morto e que não deve ser usado.

Felizmente a empresa não manteve esta decisão e quando o WannaCry foi descoberto, rapidamente surgiu uma atualização excepcional. Resolveu o problema e mais uma vez ficou claro que essa seria uma situação única e pontual.

Um novo problema traz uma nova atualização do Windows XP

Agora, e à luz de um novo problema de segurança similar, a Microsoft voltou a criar uma atualização de segurança pontual. Está a pedir aos utilizadores que a instalem, com a máxima urgência, para não ficarem expostos a este novo problema de segurança muito grave.

Segundo o que é descrito pela Microsoft, esta falha funciona de forma similar ao WannaCry e propaga-se sem a necessidade de qualquer intervenção do utilizador.

Falha de segurança igual ao WannaCry e muito grave

Basta uma ligação via Remote Desktop para que a máquina fique infetada, conseguindo ser executado código remoto aleatório. Depois, é só uma questão de tempo para que comece a propagar este malware. Poderá fazê-lo de forma escalada e rápida.

Apesar da gravidade do problema, a Microsoft referiu também que ainda não tem conhecimento da exploração da falha. Mas, e dado que passa a ser conhecida, deverá ser apenas uma questão de tempo até que seja descoberta e explorada.

Curiosamente, esta falha parece estar apenas focada nos sistemas mais antigos. A Microsoft refere que é encontrada apenas no Windows XP e Windows 7. Também as versões servidor, como o Windows Server 2003, Windows Server 2008 R2 e Windows Server 2008 estão afetadas. Claro que estes sistemas mais recentes têm também uma atualização.

A Microsoft voltou a abrir uma excepção para este problema

No caso dos sistemas já não suportados, como o Windows XP e o Windows Server 2003, a Microsoft abriu uma excepção. Criou as atualizações apenas para corrigir este problema e não se focou em outros já conhecidos, mas com importância menor.

Depois de toda a confusão que o WannaCry trouxe, é novamente uma falha muito grave a obrigar a Microsoft a criar uma atualização para o Windows XP. Mesmo já muito longe do Windows 7, esta versão continua a ser muito usada, o que deixa milhões de PCs vulneráveis.

Exit mobile version