O Windows 10 será o próximo sistema operativo da gigante Microsoft. Com previsão de lançamento para este Verão de 2015, este sistema terá a missão de fazer esquecer o Windows 8 (que desapontou milhares de utilizadores) e até o Windows XP que continua a ter uma quota de mercado interessante, mas também conquistar novos utilizadores que “fugiram” para outros sistemas operativos.
Uma das novidades que estão previstas no novo Windows 10 será o suporte para Ambiente Virtuais (tal como o Linux e MacOS). Vamos saber como vão funcionar.
A Microsoft revelou, via blog oficial, que o Windows 10 vai ter ambientes de trabalho virtuais e indicou como os mesmos vão funcionar. A ideia de disponibilizar esta funcionalidade nativa tem como principal objectivo ajudar, os utilizadores, a melhorar a organização do seu ambiente de trabalho em vários aspectos.
Ao contrário das distribuições GNU/Linux, esta funcionalidade parece-nos bem mais aprimorada agora no Windows 10, podendo o utilizador fazer um preview de um Desktop em questão entre outras funcionalidades, como por exemplo adicionar um novo ambiente de trabalho virtual.
A Microsoft deu também a conhecer os atalhos de teclado para gerir esta nova funcionalidade:
- WIN + CTRL + LEFT/RIGHT: Mudar de ambiente virtual de trabalho
- WIN + CTRL + D: Criar um novo ambiente virtual de trabalho
- WIN + CTRL + F4: Fechar o ambiente virtual de trabalho actual
- WIN + TAB: Vista de tarefas
Além desta novidade já mais que confirmada, as últimas informações mostram que o Windows 10 terá um novo sistema de autenticação, vai ocupar menos espaço de armazenamento tanto no PC como no smartphone, vai ter a possibilidade de receber actualizações via P2P, virá com impressora PDF nativa e muito mais – ver aqui. Pode já testar algumas das novidades experimentando a última build.