PplWare Mobile

Windows 10: Maioria dos utilizadores “ama” o novo sistema

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. David Guerreiro says:

    Nem uma coisa nem outra. Com a quantidade de porcarias a partilhar dados o dia todo, aborrece mesmo. E com 1001 apps que não se consegue remover normalmente, ainda chateia mais. Para remover as porcarias da Xbox e outras apps que não me interessavam perdi umas horas a descobrir como remover aquilo à força.

    • Manuel Monteiro says:

      A onde estão as 1001 APPS que não se conseguem remover?!!!
      Que exagero!…
      As APPS que não se consegue remover já existiam no Windows 8/8.1. Porque só agora a preocupação?

    • António Campos Leal says:

      Acho que o exagero é na utilização de entretém dada ao WIN10. Trabalho e não me queixo. Tudo normal. Apenas o estar à espera de drives da Brother para um digitalizador A3 e que só chegarão em Dezembro. DE resto vai de vento em popa. mas eu sou amador. Deve ser issso.

    • Vitor says:

      Sei como é dificil usar o botao direito de um rato. Também sofro com esse problema.
      *sarcasmo*

  2. Zaark says:

    Love Windows 10. A questão da privacidade já tem alguns contornos de paranóia. A única coisa que me aborrece é a passagem de informação para “parceiros”, porque de resto não me importo que esteja na MS. Tenho informações bastante mais sensíveis guardadas nos serviços do Estado que são bem mais vulneráveis que os da MS, Apple, Google ou whatever – esses dados sensíveis e “bem” guardados não parecem merecer a atenção que os dados recolhidos pela MS têm. Haja coerência 🙂

    • camones says:

      É deveras duvidoso colocar no mesmo patamar o Estado e empresa privadas! Uma coisa é discutir a vulnerabilidade dos sistemas que armazenam essa informação; outra coisa bem distinta é a legitimidade, a utilidade, os meios e os fins a que essa informação se destina! Por muitas críticas que possa fazer ao estado, este não tem pretensões de ‘mercado’ e tem regras bem definidas para a utilidade dessas informações! Já as empresas privadas podem fazer o que bem entendem com essa informação, inclusive controlarem a publicidade que me enfiam pelos olhos dentro! A ausência de controlo e as legítimas críticas sobre a questão da privacidade são reflexo de uma inversão deveras preocupante. Por exemplo: no caso limite de uma qualquer actividade criminal, essas empresas têm potencialmente mais informação incriminatória do que o estado regulador!
      Por último, o estado ainda pode ser controlado criticamente por nós, cidadãos; já as empresas privadas népias. Os cidadãos têm direitos e obrigações para com o estado (o colectivo) incomensuravelmente distintos com os de uma empresa privada! Haja coerência e não misturemos questões distintas!

      • Zaark says:

        Concordo. O meu ponto era acerca da vulnerabilidade dos dados comparado à sensibilidade deles. O meu BI, número de utente e outras dezenas de dados são mais sensíveis do que aquilo que pesquiso no Bing e a sua segurança já tem demonstrado ser terrível. Como disse, enquanto os dados estiverem na MS, não me importo – a política de partilha com terceiros é que sou definitivamente contra (nem fevia haver opção de escolha porque nem devia ser sequer opção). Eu acho útil a recolha de algumas informações – com mais de um ano de uso, o Bing associado à Conta MS tem-me devolvido os resultados que quero cada vez mais de forma aprimorada. Os meus sites favoritos tendem a aparecer no topo. Isso é útil. Publicidade direccionada pela MS não me importo. Publicidade direccionada por terceiros “faz-me espécie”. Repara que concordo contigo, mas analisei a questão de forma mais abrangente colocando todas as questões de uma vez só na balança. 😉

        • camones says:

          Concordo e discordo (as concordâncias ficam nas entrelinhas e as discordâncias seguem na argumentação). Começo pela frase final, quando referes que analisaste a questão “de forma mais abrangente”. Entendendo ‘abrangente’ não como um falso consenso mas como algo mais ‘geral’, mais ‘vasto’, não é por centrar a discussão na MS em particular que a questão é mais abrangente! Pelo contrário, a questão fica reduzida a um caso concreto. Já os meus argumentos anteriores são ‘gerais’, independentemente da MS ou outra empresa qualquer. Por uma questão de ‘princípio’, “faz-me espécie” que uma qualquer empresa privada me venda um serviço com formas de controlo mais ou menos veladas e indefinidas! No caso particular que expões, é-me indiferente se ficam só dentro da MS ou se são partilhados com ‘terceiros’ (a MS não é mais ‘santa’ do que outras empresas – aliás, quanto maior for o monopólio mais refinados são os sistemas de controlo).
          Entre muitas razões, destaco uma: neste processo, pura e simplesmente deixamos de ser ‘sujeitos’ (enquanto donos conscientes das nossas acções) e passamos a potenciais ‘objectos’ (entregues a intentos que nos são alheios).
          Se reconheces a utilidade de algumas das funcionalidades que destacas (estando disposto a abdicar de algo), concordarás que outros tenham algumas (ou totais) reservas. Nesse sentido, seria legítimo que todas essas questões fossem ‘opcionais’!
          Simplificando: alguns gostam do ‘big-brother’, outros abominam-no! Seria decente haver escolha.
          Repara que inclusive quando estas questões se referem ao estado (veja-se por exemplo a réplica de todas as derivas securitárias pós-11 de setembro), há sempre polémica e muitas problemáticas sensíveis em discussão (no limite, somos confrontados com a pertinência de ceder algo em troca de uma potencial segurança extra). Neste caso concreto, a obscuridade é total e “faz-me espécie” funcionar como ‘objecto’ à mercê dos intentos destas empresas sob um suposto discurso (ou funcionalidades) que facilitarão o meu dia-a-dia. Ora, não sendo estas empresas altruístas, em última análise a preocupação delas não é o ‘cliente’ (caso fosse, a escolha seria uma opção). 😉

      • ARCDOS says:

        Concordo plenamente com o camones. Tenho tanto pena que o Windows 10 seja tão intrusivo. E logo eu que prezo tanto a minha privacidade. Estou a usar e vou continuar a usar o Windows 10, mas… . Chegamos ao cumulo de ler que mesmo desactivando, este desactivar é uma farsa. É pena esta politica da M$.

      • Vitor says:

        Estamos a falar da Microsoft ou da Apple? Vulnerabilidades só se for na Apple, na Microsoft de certeza é que não.

  3. jAugusto says:

    Não sei, apesar da licença válida e oficial com reserva feita e com as actualizações em dia continuam a dizer que está quase a chegar e até agora nada.

    • Ricardo Raimundo says:

      Faz uma pesquisa por Windows download toll. Vais encontrar uma página da Microsoft com uma pequena aplicação de cerca de 50MB. Essa aplicação faz o download do Windows 10 e faz-te a atualização automaticamente. So tens que inserir a key e os teus dados de contra Microsoft. Não tens que esperar. Já atualizei duas máquinas assim sem qualquer problema. Após atualizares podes correr novamente a aplicação de quiseres fazer uma instalação limpa. Mas lembra-te que em primeiro lugar tens sempre que fazer atualização. Nunca faças instalação limpa à primeira se não ficas sem key e sem Windows!

    • João Faria says:

      Sim também já atualizei três computadores da mesma forma que o Ricardo, e funcionou perfeitamente. Cada vez que o utilizo está cada vez melhor, descubro novas formas de funcionamento. A Primeira instalação que fiz foi com atualizações automáticas e correu menos bem, após isto, instalo sempre sem atualizações automáticas e funciona perfeitamente.

  4. Paulo says:

    É impossível não gostar de algo pratico e praticamente perfeito. Claro que o linux ou algo do género é melhor,mas que é que se vai fazer,nós somos pessoas simples que querem coisas simples.

  5. g23423 says:

    também gosto bastante

  6. Mikes says:

    Gosto muito.
    Não percebo bem os resultados do Office, mas suspeito que as pessoas associem ao trabalho e dizem que não gostam…

  7. André Silva says:

    Sendo eu utilizador e fã do Windows há muito tempo, este Windows 10 para mim está bastante bom. A Microsoft fez e esta a fazer um óptimo trabalho. Ainda há muito para melhorar, mas acredito que este será o “Best Windows Ever”. Estou muito satisfeito.

    • camones says:

      Da minha parte, tive o desamor de, após actualização do w8.1 pro para W10, ficar com a pesquisa (windows search) inutilizada – não pesquisa nada e bloqueia o sistema – e o Onedrive ter desaparecido…
      Já percebi que, incompreensivelmente, a solução é a de sempre: fazer instalação limpa! E se não a quiser/poder fazer?
      De resto, os Multiple Destktop não são suficientemente versáteis (em comparação com outros OS) e o Action Centre ainda deixa muito a desejar (nas funcionalidades próprias e como espaço de notificações de outras apps – por exemplo, as notificações do email e do calendário não funcionam correctamente)…

  8. Lopes says:

    Realmente um bom sistema. E espero que daqui a uns meses fique ainda melhor.

  9. Raxional says:

    Pois é, um sistema que está cada vez mais baseado no OSX ….copiar é fácil…inventar é difícil..

  10. Benchmark do iPhone. 6 says:

    Do primeiro gráfico do post, diz a fonte: “On launch day alone, Windows 10 ‘lovers’ outnumber ‘haters’ 10:1.” – ou seja, isso foi no dia do lançamento.

    No segundo gráfico vê-se que a proporção entre os que “amam” e os que “odeiam” já é mais equilibrada, com o passar do tempo.

    P.S. Soube-se, por portas travessas, que os que “amam” tinham Windows 8, os que odeiam tinham Windos 7.

  11. Antonio barbas says:

    gosto com excepção da privacidade.

  12. Robert Soares says:

    Pessoalmente… Melhor OS do mercado. Agora que venha a versão mobile.

  13. FNP.PT says:

    Não o troco por nenhum outro. Boot super rápido, seguro mesmo só com Windows Defender e aquilo que não quero (mesmo que nem ocupe memória ou espaço) retiro com facilidade. Ainda hoje safou-me de email malicioso. Enviou-o directamente para o “trash” ….

  14. Alex says:

    Um sistema cada vez mais parecido com Linux, isto só mostra o quão cegas são as pessoas… Isto já é tipo Android em um iphone…

  15. Miguel l. says:

    amo amo como amo a minha mulher..Ja tentei por o avira na minha mulher mas nao é compativel.Desde que fiz um hard reset à minha mulher ficou com as drives avariadas

  16. NP says:

    Após a ultima actualização, que foi hoje, as portas USB, deixaram de funcionar, até estava a gostar…

    • João Terra says:

      típico da MS não testar as atualizações. na época do 7 o problema era idêntico, mas diferente que era, ao desligar uma pen desligava o resto das portas USB

    • Roberto K.M. says:

      A maior parte dos problemas, creio eu, é por se fazer a dist-upgrade, actualizar um SO inteiro em cima do outro. Talvez o melhor seja fazer uma instalação limpa, depois de activado. É trabalhoso instalar drivers e tudo o mais um a um, mas haverá menos possibilidade de erros. Somente uma instalação limpa nos dará uma idéia mais correcta se nosso hardware que funcionava tão bem com o W7 ou W8 é compatível com o W10.

  17. pentestbox says:

    Se as pessoas estão gostando não sei, mas q e cópia de outros sistemas e , parece ambiente KDE de linux, o windows vista/7 já pareciam com KDE 4 esse parece com o 5, e fato q a Microsoft só sabe copiar mesmo, SMP foi assim, e quanto a privacidade quemnisa vai sofrer mesmo pq a Microsoft e a NSA estão de mãos dadas.

  18. João Terra says:

    Eu ainda “amo” o windows 7
    Vou testar o GTAV original no windows 10 só para comparar a performance

    • João Terra says:

      Alex. Tens toda a razão. A MS hoje em dia não tem ideias nenhumas e então copia dos outros, outro ponto que não gosto do windows 10 é este ser universal, ou seja, permitir app´s de Android e IOS, bem como roubar projectos da concorrencia, como a realidade virtual aumentada e o projeto openSource.

      • Miguel Sousa says:

        Tens aí um problema… a Apple foi a primeira a querer obrigar os outros sistemas a permitirem a operação de aplicações do Itunes e da Apple shop (agora integrada dentro dos sistemas da empresa). O Google e a Microsoft recusaram… agora que eles foram por esse caminho, já dizes que é mau?

  19. lusofranc says:

    A regra, que aprende com escolas de negócios diz:
    “Se é gratuito, você é o produto “….
    (traduction Google)

  20. Francisco Gomes says:

    A palavra “ama” é forte demais, em meu parecer, para classificar um sistema operativo. O W10, quanto a mim e para o que preciso que ele me ofereça em termos de rapidez, é o melhor de todas as versões Windows saídas até à data. E trabalho com elas desde a versão 1.0.

  21. Gonçalo says:

    Adoro a nova versão. Bastante limp

  22. irlm says:

    We want peoooople looves wiindoows com “prenuncia Stella Nadella”

  23. Gonçalo says:

    Adoro a nova versão. Bastante limpa e fácil de utilizar. Só acho que deveria de incluir o office gratuito, mas não podemos ter tudo…

  24. int3 says:

    A quantidade de publicidade que já levaram… mau era se não gostassem. injeção de ****

  25. Marco says:

    Já utilizo o Windows 10 em 3 equipamentos à duas semanas, e não tenho a mínima dúvida que este sistema a nível de recursos é muito guloso em relação ao Windows 8.1, fora os problemas graves que tem com as gráficas AMD(A minha R7 m256) é a minha opinião. Ainda tem um longo caminho para nos fazer esquecer o Windows 7 para trabalho e Windows 8.1 para entretimento.

  26. Marco says:

    Já utilizo o Windows 10 em 3 equipamentos à duas semanas, e não tenho a mínima dúvida que este sistema a nível de recursos é muito guloso em relação ao Windows 8.1, fora os problemas graves que tem com as gráficas AMD(A minha R7 m256) é a minha opinião. Ainda tem um longo caminho para nos fazer esquecer o Windows 7 para trabalho e Windows 8.1 para entretimento.

    • daiquiri says:

      como assim guloso? não vale de nada queixares-te se não explicas do que falas

    • João Terra says:

      Eu também tenho o windows 10 no meu AMD A4 3300M e de facto este sistema ainda precisa de muitos reparos a nivel de desempenho. Também noto que estou a ter problemas graves ao instalar o software da minha grafica AMD

      • João Faria says:

        Se a instalação foi feita com atualizações automáticas ligado, então vai ter alguns problemas. Faça reversão para o antigo sistema e instale de novo, mas com atualizações automáticas desligado. Após esta ação e quando se liga à net, automaticamente a atualização da sua placa de video inicia sem problemas nenhuns etc. Tenho um AMD e aconteceu precisamente o que lhe está a acontecer, por vezes até tinha alguma dificuldade de ligação à Wifi.

  27. Uno says:

    Eu Estou do lado do Gosto 🙂

  28. MAX says:

    A entrevista foi comprada, so pode…nunca na vida teria essa percentagem de aceitação

  29. nm3k says:

    O win10 tem um grande problema para o pessoal que usa pc’s 8 horas por dia: já foi pensado para ecrans TOUCH. Mas ninguém explicou na MS que a malta empresarial usa teclado e rato. Portanto é mais um tiro no pé. Para mim o que mais odeio é não haver feedback dos updates windows, é muito mau este sistema, era bem melhor o do win7. Não é mais rápido que o win8.1 em termos de velocidade e com o mesmo hardware.
    Quanto à privacidade devo informar-vos que já no win8, existe uma cena chamada “telemetria” no sistema operativo, que envia à MS dados sobre a saude do sistema operativo. Não vejo mal nenhum nisso, se essa informação serve para perceber como está a funcionar o OS em vários aspectos. Podem ver do que estou a falar se forem ao painel de controle, “ferramentas administrativas”, e expandam com atenção o “agendador de tarefas” para terem uma clara ideia do que estou a falar.
    Por outro lado, não adoro o win10, mas gosto mais deste menu iniciar do que do win 8…
    Parece que a malta que desenvolve os OS na microsoft manda o sistema cá para fora sem o testar, a sensação foi a mesma com a instalação do 8. E depois de seis meses com vários updates em cima, lá fica um OS como deve ser…

  30. dasss says:

    Da maneira como a microsoft muda de ideias, quase que aposto o tomate esquerdo, que chegando ao fim de um ano de windows 10 vão levar com uma anuidade como no office 365… esperem para ver.

  31. Martins Campos says:

    Obrigado pela atenção que vos mereceu a minha pergunta sobre fazer cópia e mover a pasta Windows.old para uma das partições (D e E) do outro disco do meu Asus GL551JM-CN212H.
    Contudo a resposta centra-se apenas em eliminar e não é essa a questão. Se mover a pasta posso repô-la se necessário?
    É que feitas as cópias o disco C: (SSL) não para de encher e o sistema também não elimina a Windows.old. Eliminei já grandes programas como o Google Earth, etc, ganho 5-10 GB de espaço, mas passado um pouco esse espaço desaparece e o SSD fica de novo cheio: 119 GB ocupados, 0 livres (de fabrica dizem que tem 128).
    Até parece obra de vírus embora o “Karpersky Total Security” o não indique, ou então tramei qualquer ficheiro de controlo. Para já voltei-me para o velho Vaio, que funciona muito bem, e aguardo mais 15 dias, porque julgo que este windows.old vai dar que falar.

  32. Emília Soraia Freitas says:

    Muito melhor que o Windows 8.1 e o Seven Starter.
    Tenho um Asus Eee PC com quase 5 anos e uma capacidade de memória curta e o Windows 10 funciona perfeitamente, o PC arranca muito mais rápido que anteriormente inclusive.
    Aprovado!

  33. Ric says:

    Mas que grande campanha de marketing ao windows 10. Um dia destes ainda perguntam se queremos fazer amor com ele. É apenas um SO e apenas isso com as suas virtudes e alguns defeitos. O utilizador hoje em dia está muito formatado e basta verem uma mudança virtual de interface para mudarem de SO sem saberem tirar grande proveito disso.

  34. Nuno Santos says:

    Eu usava Linux Mint e Win7, embora que o Mint era onde trabalhava etc e tal o win 7 so msm por estar.

    Neste momento so tenho o WIn 10 instalado de raiz e ate ver nem pensei sequer instalar o Linux :S

    5* para este novo Windows 😀

  35. Jessica Andrelha Diegues says:

    Com a aceitação e fama que este Windows está a ter, estou a ver os smartphones Windows a venderem que nem pãezinhos quentes aquando a saída do Windows 10 Mobile.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.