PplWare Mobile

Windows 10: Truque para fazer uma “instalação limpa”

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. João Costa says:

    Ou me escapa algo ou não entendo…
    É que fiz uma instalação limpa criando uma pen com a ferramenta da Microsoft e nada mais.

    • João Costa says:

      Ok, já percebi a diferença.
      Eu já tinha a chave associada à minha conta. Assim que introduzi as credenciais no Windows 10 ele associou logo.

      • SF says:

        Não existe diferença.
        Eu fiz o upgrade e depois fiz uma instalação limpa através da tool usando uma pen e ficou ativado.
        Nota:
        Nunca fiz login com a minha conta Microsoft no windows, e pelo que eu saiba o windows não esta associado ao teu id da Microsoft mas sim a tua motherboard.

      • SF says:

        Aliás, já fiz este processo várias vezes porque tive imensos problemas nas primeiras instalações do Windows.
        Versão: Windows 10 Pró 64x

    • ANdré says:

      estou como tu…fiz o mesmo

    • Daniel says:

      Primeiro deves ter feito update do Windows 7 /8(8.1) para o Windows 10, e depois uma instalação limpa…
      Com este processo, não precisas de fazer o update.

      Cumps

    • Catarino says:

      Pelo que percebi se quiseres fazer a instalação com activação do SO tens de fazer update de sistema 1º. (por exemplo de win 8.1 para win 10)
      Neste caso deves “copiar a chave” para uma instalação nova sem ter de existir inicialmente um update de sistema para ficar com o SO ativado.

    • cra2sh says:

      Acho que este método pelo que percebi é sem o upgrade, é so clean install com o “ticket” do 7/8

  2. Cachalote says:

    Quando se faz uma reposição de sistema através do windows 10 também instala o sistema operativo “limpo”? Como se fizesse-mos esse processo?

  3. Antonio says:

    Também eu. A única coisa que tive que alterar foi o Id do computador, porque entretanto depois da atualização fiz mais uma partição no disco. Quando da instalação limpa o id não coincidia com o anterior. Logo ao colocar o id id produzida na atualização, funcionou, sem espinhas…

  4. Parrudo says:

    +1
    Mas que grande descoberta que o homem fez… Basta fazer uma pen botavel com o rufus por exemplo, depois ir à bios e pôr a arrancar pela pen.
    Seguir os passos como desde o Windows 7 ou seja (opções avançadas) formaram o disco, eu até costumo apagar tudo e depois criar novo.
    Depois instalar e aí sim de raiz limpinho limpinho….. Ignorem a key depois é só registarem com a conta Microsoft e voilà windows registado e limpinho, não podia ser mais….. Limpo do que isso….
    Claro que tem de ter uma conta Microsoft com um windows registado antes da operação…

    • Pedro Pinto says:

      Não percebes 🙂 Isto é uma instalação à parte da actualização.

      • Wilson Santos says:

        À parte como? Pelo que eu entendo, o ficheiro GenuineTicket.xml só se obtem a partir de uma instalação anterior do windows 10. Só após ter instalado o windows 10 pela via normal (actualização) é que poderá ter acesso ao genuineticket… pelo menos é o que me parece.

        • Balmer says:

          *roll eyes*

          Não… a ideia é precisamente teres o GenuineTicket.xml SEM instalares o Windows 10. Por isso, sim, foi uma descoberta.

          • Wilson Santos says:

            Pois… Estou a perceber.
            É possível obter o GenuineTicket no fim de ter actualizado para Windows 10?
            Andei aqui à procura das pastas mas não as encontro e na pasta onde deveria estar o ficheiro .xml está vazia.
            há alguma forma de obter o ficheiro já no windows 10?

    • Fernando Selicra says:

      Na maior parte dos pc’s de hoje em dia, nem à BIOS precisas de ir! Existem teclas de atalho para o BOOT Menu!

  5. joao says:

    Não sei porquê o complicar. 1º Criar a pen com o sistema. 2º Instalar o speecy da piriform ( mesma empresa do CCleaner) e anotar o serial do Windows. 3º Arrancar o sistema pela pen e intalar ( instalação limpa ). Não acham isto muito mais fácil?????

    • says:

      O serial do win8 nao é válido para o win10. Ao fazer upgrade o sérial é alterado e é esse que o windows 10 usa e associa ao que tinhas no win8.

      • Diogo Ribeiro says:

        Boas. O portatil do meu pai ja tem uns anos e com o windows 7 original. Há uns meses saiu a noticia que as chaves do windows 7/8/8.1 ja davam no 10.

        Saquei o iso, fiz a pen bootable e instalei todo de raiz, limpinho. Nao coloquei chave nenhuma. Fiz os updates todos que a microsoft tinha e depois coloquei a chave e ficou com o windows 10 registado e genuino

  6. Luis says:

    O meu windows nem tem essa pasta x64/x32 .

  7. JorgeC says:

    Então se um sujeito nunca teve uma máquina com Windows, só usou Linux, com este truque ficará com o win10 legal (se o pretender instalar)?

  8. Necroman says:

    Para esclarecer algumas questões, a chave do Windows não fica associada à conta do utilizador, pois pode-se instalar e usar o WIndows sem usar conta nenhuma. A chave fica associada à máquina em si tal como a licença do software.
    Não são precisos quaisquer truques para instalar e ativar o Windows 10, para quê complicar! Desde que se tenha uma cópia genuína do Windows 7 ou 8.1, para fazer uma instalação “limpa” basta usar a ferramenta Media Creation Tool da Microsoft, executá-la e escolher não manter ficheiros e aplicações. O Windows é instalado e ativado com sucesso sem ser preciso sequer introduzir chave de ativação.
    O ícone da atualização que surge na barra de tarefas é isso mesmo, uma atualização, o que significa atualizar o SO mantendo os dados e aplicações.

    • Paulo Varela says:

      “fazer uma instalação “limpa”” é diferente de ” basta usar a ferramenta Media Creation Tool da Microsoft, executá-la e escolher não manter ficheiros e aplicações”
      O seu comentário sim e está a complicar aqui.

      • Necroman says:

        Ai sim, então queira explicar-se. Que eu saiba o meu comentário explica bem e simplifica bastante o processo de fazer uma instalação limpa do Windows 10, quando comparado com o artigo da Pplware, ou acha que os procedimentos do artigo são mais simples?

        • ZeTolas says:

          A escolha de não manter os ficheiros não faz uma instalação limpa, apenas apaga os dados das aplicações, até porque continua lá a pasta win.old. A única maneira é mesmo usar o iso da MS e em boot instalar pela pen ou dvd e aí sim formatar o disco e instalar de novo, mas lá está deve-se ter feito antes o upgrade para a chave ficar na bios e depois na instalação limpa é só ignorar a chave que o windows fica ativado quando se inicia. Nos meus Asus recentes tive problemas com a instalação pela pen usb pois o arranque não deteta a pen por boot, na bios não aparece a opção de arrancar pela pen pois a deteção é automática e só consegui pelo dvd. Noutro que não tem drive dvd não consigo por a pen a funcionar nem nas entradas usb 2 ou 3, nem com a pen feita pelo software da MS ou pelo Rufus
          … Alguma ajuda para esta situação?

          • Necroman says:

            Boas, então temos diferentes opiniões do que é uma instalação limpa. Para mim instalação limpa é instalar o SO sem manter dados/apps do SO anterior. A pasta Windows.old mantém o SO para se poder reverter, (esta pasta é limpa automaticamente passados 30 dias ou podem-se limpar manualmente com a limpeza do disco ou definições/armazenamento) mas as definições, ficheiros ou programas anteriores não são importados, por isso é uma instalação limpa.
            E que eu saiba isto é muito mais simples e até simplifica o teu caso por ex., em que tens dificuldades em arrancar com boot externo. Basta para isso iniciares a instalação a partir do próprio Windows, seja através da PEN que já criaste ou através do Media Creation Tool… Mais uma vez, para quê complicar?

    • dealer666 says:

      Mas caso tenhas um recovery, depois de fazeres esse processo deixa de funcionar, ou seja, se o windows 10 der bronca não poderás instalar o recovery que veio no Pc a quando a compra do mesmo Pc.
      Eu estou com esse problema e não consigo instalar o recovery da Hp porque o SO não é o e a Microsoft só te garante 1 mês para voltares para o antigo SO.
      Resumindo e concluindo: Tens de comprar o Kit de reparação ou ter a sorte de encontrar o SO usado pela marca do Pc.

      • Redin says:

        O facto de se fazer um upgrade para o WIndows 10 não é razão para destruir qualquer recovery existente. Quando isso acontece, é porque o próprio utilizador o fez em algum momento. Ou seja, se nunca se mexeu na pasta do recovery, continua a ser possível arrancar o PC em modo de recuperação para repor o SO antigo.

    • dealer666 says:

      Mas caso tenhas um recovery, depois de fazeres esse processo deixa de funcionar, ou seja, se o windows 10 der bronca não poderás instalar o recovery que veio no Pc a quando a compra do mesmo Pc.
      Eu estou com esse problema e não consigo instalar o recovery da Hp porque o SO não é o mesmo e a Microsoft só te garante 1 mês para voltares para o antigo SO.
      Resumindo e concluindo: Tens de comprar o Kit de reparação ou ter a sorte de encontrar o SO usado pela marca do Pc.

  9. Bruno says:

    Com isto dá para ficar com dual boot entre win7 e win10?

  10. 910 says:

    no passo 6 acho que vocês querem dizer mais com isto:
    “Aceder à pasta \sources (dentro do ISO) e copiar o ficheiro gatherosstate.exe para o ambiente de trabalho.”

  11. Azevedo says:

    Muito mais simples é fazer o upgrade para o Win 10 com o windows 7/8/8.1 pela 1ª vez, isto para o Win10 assumir a chave do SO antigo e activar. Posteriormente a isso pode-se fazer sempre a instalaçãol “limpinha limpinha” que o SO fica de imediato activado. Até porque faz todo o sentido, senão vejam, imageinem que tiveram um problema qualquer no PC e precisavam de o formatar, faz algum sentido ter que instalar o SO antigo e depois o upgrade para ter o WIN10?

  12. anomynous says:

    olá, alguem me pode dizer como se tira aquele icone do aviso de actualização para o 10 desde o 7
    já terminei o processo “GWX.EXE” mas ele volta novamente
    e todas as vezes que ligo o pc fico farto de ver aquilo a dizer para actualizar pro w10
    até já parei o serviço windows update permanente «« este já não inicia com o windows )
    Obs. nada contra o windows 10 até que é muito rápido bonito dx12 e.t.c, boatos surgem que anda a espiar todo mundo e.t.c
    mas não é por isso,
    meus drivers não funciona mt bem nele só por este motivo

  13. zé costa says:

    Eu dei seguimento á mensagem que me aperecia quando iniciava o pc e uma hora depois já estava a funcionar corretamente.E até hoje não teve qualquer problema.. Até que estou a gostar deste sistema operativo.

  14. filipe says:

    Boas
    Eu tenho um toshiba satellite que tinha instalado o windows 8 mas por burrice minha, em vez de restaurar o sistema apaguei o disco por completo. Agora não tenho serial nem disco de recuperação. Alguém tem ideia como resolver isto. Obrigafo

    • Catarino says:

      Mais que podes fazer é enviar um email à toshiba enviando o serial number do portátil e pode ser que tenham essa info na base de dados. Mesmo assim não sei se é possível.

    • Oscar says:

      A toshiba normalmente nos seus portáteis tem uma partição para a restauração de fábrica… e que deve ainda lá estar. Tens de perguntar a um técnico como fazer a recuperação.

    • Paulo Grilo says:

      Procura o media creation tool do Window 8.1. Criando uma pen de arranque com esse utilitário vai permitir que a chave do Windows 8 embutida na bios seja reconhecida durante a instalação. Caso seja reconhecida nunca vai pedir nenhuma chave. Tem é que coincidir com a versão inicial (Core/Pro).

  15. Redin says:

    Consege-se fazer este procedimento sem estar ligado à Internet? Quer-me parecer que não visto que a criação do ficheiro XML é o que irá permitir enviar para a cloud da M$ o código de hardware para ser possível haver uma activação legítima. A ser assim verdade até uma instalação por upgrade, vai poder ser possível. Sabe-se que há registos de tentativas de upgrade legítimas não poderem ser feitas mesmo com todos os requisitos exigidos. Tenho essa experiência e nem a M$ me conseguiu dar resposta válida.

  16. Filipe says:

    Bom dia,

    Estou a tentar fazer a instalação do windows 10 à um dia e dá sempre o erro que aparece na imagem?
    O que sugerem que faça?

    http://i57.tinypic.com/23uzfdj.jpg

  17. prodrigues says:

    Procura pela actualização KB3035583 e desinstala-a. Depois corre o Windows Update e verás que volta a aparecer para instalar. Aqui, com o botão direito do rato, selecciona nesta a opção “Ocultar actualização”.

    Reinicia e já não deverá aparecer a notificação de update para o W10 e indo ao Windows Update também não aparecerá essa actualização.

  18. Ana Amaro says:

    Bom dia, tenho um pc que tinha windows 7 original e actualizei para windows 10 que está agora em versão home.
    Pretendo fazer uma instalação limpa através da ferramenta de criação no site do windows. Devo escolher a mesma versão (home) ou posso escolher outra?

  19. Ana Amaro says:

    Alguém me sabe explicar por que razão após a actualização para windows 10 o meu pc passou a ter um sistema operativo de 32 bits com processador baseado em x64 quando antes tinha um SO de 64 bits?
    Isto é mau para o desempenho do pc?

  20. Filipe says:

    A atualização do windows 10 chega-me aos 3% na copia dos ficheiros e reverte a atualização para o windows 8.1 e dá-me o seguinte erro: 8007006

    Alguem me pode ajudar sobre o mesmo?

  21. Tiago says:

    Com este truque e antes de proceder à instalação do Windows 10, devo fazer a reserva online, recorrendo ao ícone que se encontra na barra tarefas do Windows 7 ou Windows 8 / 8.1 ?

    • João Vieira says:

      Não. Isto é bom também para aqueles que não têm pachorra de instalar os updates todos do windows antes de fazer o upgrade. Com isto, isso deixa de ser necessário.

  22. Oscar says:

    Bem… estas instruções para uma instalação limpa parece-me que se tem de fazer os downloads ISO e Flash, além de ter algumas dúvidas pelo que agradecia uns esclarecimentos:
    1º Com uma instalação limpa como a aqui sugerida julgo que já não vai ser possível reverter para o sistema operativo anterior… é possível ou não?
    2º Ao executar o ficheiro “gatherosstate.exe” vai efetuar algumas alterações no sistema operativo atual?
    3º Após executar o ficheiro “gatherosstate.exe” o ficheiro criado “GenuineTicket.xml” vai parar aonde?
    4º Por último, tendo a pen com o windows 10 e o ficheiro “GenuineTicket.xml” pode-se efetuar a instalação num disco rígido novo?

    • RMNegrao says:

      Boas, em jeito de resposta, estas são as minhas conclusões após ter usado o método descrito acima:
      1º Uma instalação limpa pressupõe uma formatação do disco, logo uma reversão para o S.O. anterior apenas será possível através de uma instalação limpa com esse S.O.
      2º A execução do file “gatherosstate.exe” apenas vai ler a chave do S.O. antigo criando um file (GenuineTicket.xml) com essa informação.
      3º O file “GenuineTicket.xml” aparece no mesmo local onde está o “gatherosstate.exe”, por isso deverão estar no desktop do PC a ser intervencionado para melhor localização dos mesmos.
      4º Afirmativo. Foi precisamente o que eu fiz: aproveitei o update do S.O. para fazer um pequeno upgrade do PC com a troca do disco rígido original por um de maior capacidade.

      Nota: Em relação a drivers, apenas não me reconheceu o leitor de cartões e placa gráfica do portátil (ATi Radeon). Usei os drivers originais do portátil para o Win7 e ficou a funcionar 100%!

      Espero ter ajudado.

      • Oscar says:

        Muito obrigado pela Sua resposta. Vou então experimentar.
        Só lhe pergunto mais uma coisa: Se voltar a colocar o disco rígido anterior (W7) o sistema funciona?

        • RMNegrao says:

          Sim, se não alterou nada no disco original que tem o Win7, deverá arrancar como antigamente, uma vez que qualquer alteração de software que se faça no PC se resume ao disco rígido. No meu caso, tenho um Sony Vaio com um disco 320Gb. Troquei o disco por um de 1Tb e efectuei uma instalação “limpa” do Win10 utilizando o método descrito no artigo. Se voltar a instalar o disco original o PC irá arrancar normalmente com o Win7 como se nada tivesse acontecido…

  23. rmcrys says:

    NOTA: a actualizacäo de 7/8.1 -> W10 näo é *nada* má já que há dispositivos que em virtude de estarem instalados com os Drivers 7/8.1 säo reconhecidos aquando do update ao W10, e säo instalados os Drivers W10 correctos. Ao passo que se instalarem o W10 directo, alguns *näo* säo reconhecidos pelo ID do Hardware, e teräo que instalar manualmente…

  24. Nuno Amaral says:

    Para quê complicar???

    Basta fazer o upgrade para o windows 10.
    Depois de instalado o windows 10, podem fazer uma instalação limpa sem usarem cds ou pens.

    Basta irem a “Atualizar e Segurança” > “Recuperação” > “Repor este PC”. Aqui escolhem fazer uma instalação limpa do windows.

    Mais fácil que este processo não há.

  25. Flavio Ferreira says:

    A várias formas essa não e a única. Eu fiz a minha atualizacao e entretanto vi que estava um pouco lento, resolvi então fazer uma restauracao da unidade, limpar os ficheiros todos e a unidade mantedo o windows 10. Por isso faz a limpeza completa sem perder os ficheiros necessários para o windows

  26. Branquinho pedro antonio says:

    lindo

  27. RMNegrao says:

    Resultou 5 estrelas! Como tinha um problema no Windows Update do meu portátil, não conseguia fazer o upgrade automático do Windows 7 para o Windows 10. Este método funcionou às mil maravilhas!

  28. Rodrigo says:

    Gostava de saber se após fazer update de um win8 para win10, ficando ativo, a seguir fazer este passo, de seguida fazer uma instalação clean e movendo o tal ficheiro para a dita pasta se resultará de igual forma. Alguém me sabe responder a isto?

  29. Fil says:

    Já tenho instalado o windows 10 mas pede-me para ativar.
    Tentei fazer o que dizem mas não deu, no passo 4 ( Executar o ficheiro gatherosstate.exe.) não cria ficheiro nenhum.
    Alguem pode ajudar?

  30. B. Morais says:

    Depois de efecutar este processo será possível voltar à versão do Windows7 s/ problemas c/ o respectivo registo?
    A licença continuará válida?

    Tenho 2 discos onde pretendia ter apenas 1 SO – disk a -> Win7 e disk b ->Win 10

    • RMNegrao says:

      A licença do Win7 mantém-se sempre pois apenas serve para a Microsoft verificar que tem um S.O. legal. Para o Win10 é criada uma nova chave. À partida deverá ser possível fazer o que pretende.

  31. Emanuel says:

    Se sacar o win10 pro, e se fizer o qie está em cima, tenho um Windows limpinho sem problemas?

    • RMNegrao says:

      Julgo que deverá escolher sempre o Windows 10 da gama do antigo, isto é, se por exemplo tiver o Win7 Home Edition deverá baixar o Windows 10 Home. Não esquecer que também deverá escolher entre 32bits e 64bits.

  32. Paulo says:

    Será que um eepc de 2009 que ainda tem o XP aguenta com este windows 10?

    • RMNegrao says:

      Pela minha experiência, um eepc já se arrastava com o Windows 7 (tinha que ser a versão Starter e mesmo assim ficava lento). Com o Windows 10 penso que será ainda pior… eu mantinha o XP para esse.

      • Catarino says:

        Eu coloquei um SSD + win10 num eepc e ficou 5*

      • Redin says:

        Testei no meu Magalhães 2 que tinha uma versão pro do win7 e está a funcionar bem.

        • José Serra says:

          Desculpe incomodá-lo.
          Questionei o “suporte ao Magalhães” que me respondeu: (cito) “Relativamente à questão, não recomendamos o upgrade para o Windows 10 uma vez que não há certezas de funcionamento nem as drivers são compatíveis para esse sistema operativo.”
          Perante esta informação, fiquei com receio. Agora vejo a sua informação e retomo a esperança.
          Também tenho um Magalhães II com o W7 Pro. Como não sou “especialista” nestas coisas pretendia fazer a atualização simples para o W10, a partir do botão específico que passou a aparecer-me no computador.
          É capaz de fazer o favor de comentar a sua experiência (positiva e negativa) até agora, e dar-me algum conselho que entenda pertinente?
          Agradeço.

          • Redin says:

            Já seria óbvio esperar tal resposta por parte deles. No entanto a minha experiência foi relativamente boa. Para um equipamento desta natureza que já se arrasta com o windows7, o win10 não fica mal. O problema de drivers não se pôs. Aliás, você não tem nada a perder com a experiência no que diz respeito ao pedido através do botão de encomenda. Para já e no inicio, o sistema vai poder informar antecipadamente se vai encontrar algum problema seja com programas seja com drivers e nessa altura decide. Se avançar prepare-se para muito, mas muito tempo que vai levar a fazer o upgrade. Bem para cima de mais de uma hora. Isto porque o win10 não vai apagar nenhum programa e vai mantê-los instalados, precisando para isso de recursos para o fazer. Depois quando tudo terminar, você tem um mês para voltar a ter tudo tal e qual como estava antes, se vier a verificar que afinal ficou mais lento ou não gostou da apresentação ou até mesmo não se adapta, etc.
            O meu conselho será primeiro desinstalar tudo o que não ache relevante para manter e avançar. O que não achou relevante, pode sempre voltar a reinstalar depois.
            Passado um mês, a pasta de vários gigas que lhe permitia voltar atrás, será automaticamente apagada para libertar espaço no disco. Nessa altura poderá fazer uma instalação limpa sem ser necessário ter antecipadamente o win7 presente e nem sequer vai necessitar da ativação.
            Boa sorte.

          • Redin says:

            Deve ser do tamanho do texto. Vou repartir em duas respostas a ver se é disso.

          • Redin says:

            Já seria óbvio esperar tal resposta por parte deles. No entanto a minha experiência foi relativamente boa. Para um equipamento desta natureza que já se arrasta com o windows7, o win10 não fica mal. O problema de drivers não se pôs. Aliás, você não tem nada a perder com a experiência no que diz respeito ao pedido através do botão de encomenda. Para já e no inicio, o sistema vai poder informar antecipadamente se vai encontrar algum problema seja com programas seja com drivers e nessa altura decide. Se avançar prepare-se para muito, mas muito tempo que vai levar a fazer o upgrade. Bem para cima de mais de uma hora. Isto porque o win10 não vai apagar nenhum programa e vai mantê-los instalados, precisando para isso de recursos para o fazer.

          • Redin says:

            Depois quando tudo terminar, você tem um mês para voltar a ter tudo tal e qual como estava antes, se vier a verificar que afinal ficou mais lento ou não gostou da apresentação ou até mesmo não se adapta, etc.
            O meu conselho será primeiro desinstalar tudo o que não ache relevante para manter e avançar. O que não achou relevante, pode sempre voltar a reinstalar depois.

          • Redin says:

            Depois quando tudo terminar, você tem um mês para voltar a ter tudo tal e qual como estava antes, se vier a verificar que afinal ficou mais lento ou não gostou da apresentação ou até mesmo não se adapta, etc.

          • Redin says:

            O meu conselho será primeiro desinstalar tudo o que não ache relevante para manter e avançar. O que não achou relevante, pode sempre voltar a reinstalar depois.
            Passado um mês, a pasta de vários gigas que lhe permitia voltar atrás, será automaticamente apagada para libertar espaço no disco. Nessa altura poderá fazer uma instalação limpa sem ser necessário ter antecipadamente o win7 presente e nem sequer vai necessitar da ativação.
            Boa sorte.

          • Redin says:

            O meu conselho será primeiro desinstalar tudo o que não ache relevante para manter e avançar. O que não achou relevante, pode sempre voltar a reinstalar depois.

          • Redin says:

            O meu conselho será primeiro desinstalar tudo o que não ache relevante para manter e avançar. O que não achou relevante, pode sempre voltar a reinstalar depois.
            Passado um mês, a pasta de vários gigas que lhe permitia voltar atrás, será automaticamente apagada para libertar espaço no disco. Nessa altura poderá fazer uma instalação limpa sem ser necessário ter antecipadamente o win7 presente e nem sequer vai necessitar da ativação.
            Boa sorte.

          • Redin says:

            Continuo sem poder saber o porquê de não estar a conseguir responder. Por favor envie para mim um email:
            amjpais@iol.pt

  33. Afonso says:

    Boa tarde, o meu w10 apareceu a tela azul com o erro “unexpected store exception ” alguem sabe alguma de alguma solução ?

  34. Luís says:

    se bem entendo, usar a ferramenta da Microsoft ao forçar a instalação não vai associar a chave do atual windows ao windows 10. tenho por experiência e teste quem quiser que depois não vai aparecer a chave atual. ou seja, a Microsoft não vai ter hipótese de associar a chave e é-lhe atribuída outra chave e ao fim de um ano de w10 quem quiser instalar limpo PAGA

  35. MLopes says:

    uma ajudinha por favor 🙂
    tenho um Samsung Ultrabook com licença OEM do Win8 que entretanto havia sido atualizado para o 8.1. utilizei a Media Creation Tool, criei a pen de instalação do Win10. fiz a instalação do Win10 mantendo ficheiros e aplicações.
    se pretender fazer agora uma instalação limpa do Win10 como o posso fazer para que ele ative sem problemas?
    posso utilizar a pen que criei e ele ativa automáticamante? tenho que ir buscar a nova chave gerada automáticamente para o Win10 e introduzi-la durante a instalação ou posso ignorar a introdução da chave?
    obrigado

    • RMNegrao says:

      Há quem diga que após um upgrade bem sucedido para o Win10, se formatar o disco e efectuar uma instalação limpa, não será necessário introduzir a chave do Win10 gerada pois a Microsoft reconhece o hardware registado e activará o Windows automaticamente. No entanto, eu aconselho a copiar a chave do Windows 10 antes de proceder à formatação do disco, “just in case”. Com essa chave poderá instalar o Windows 10 no futuro as vezes que quiser! Para isso basta utilizar o programa “ProduKey” que pode encontrar em: http://www.nirsoft.net/utils/product_cd_key_viewer.html

      • MLopes says:

        ok RMNegrão, obrigado. eu já utilizei o “Produkey” no passado e estava precisamente a pensar em fazê-lo neste caso também por uma questão de prudência. a minha dúvida passava precisamente com esse suposto reconhecimento pela MS do hardware. pelo que estou aler no comentário abaixo feito por Nuno Gomes, parece que de facto o reconhecimento ocorre. 🙂 contudo, penso que ter a chave não me “pesa” e se mudar de disco, p.e., talvez venha a precisar dela

  36. Nuno Nunes says:

    Eu fiz uma instalação via update do windows 7 e depois fiz uma instalação limpa do windows 10 através da pen usb que foi gerada pelo media creation tools e sem problema e foi ativado mal ligou a net

    • Suzinho says:

      1º Fiz o Update no Windows 7 pirata e o Windows 1o ficou ativado logo que conectei a internet.
      2º Fiz a instalação limpa usando a iso no pendrive e ficou ativado.
      3º Fiz a instalação varias vezes para testar e sempre ficou ativado.
      4º Fiz o mesmo em mais 5 computadores e deu certo em todos.

  37. angelo says:

    Depois de atualizar para o win 10 o tablet da BQ Tesla 2 não acerta com a rotação do ecran. Coloco na horizontal a imagem fica na vertical, rodo para a vertical a imagem fica na horizontal……..É um bocado chato!
    Existe solução ou esperar por umas actualizações resolve?
    Obrigado

  38. Pedro Matos says:

    Eu tenho o Windows Vista, posso instalar o 10, sem problemas ?

  39. A. says:

    A Microsoft parece que não inovou em tudo, desde o Windows XP OEM que um determinado Product Key (chave), fica associado a um Hardware Key, interna, fabricado a partir do nº de série da Motherboard, pelo que tenho percebido desde que o Windows 10 perceba que o hardware key interno de uma determinada Motherboard, já teve no passado uma versão windows 7 ou 8 não Rotulada como “pirata” pela Microsoft em principio irá funcionar sem problemas, no caso de haver um 1º update a partir de um win 7 ou 8 obviamente o windows 10 sabe logo que aquele hardware key já teve no passado o win 7 ou 8. Penso eu que aí pode estar a compreensão do problema update ou Instalação Limpa.
    Por exemplo se pensarem Nos computadores Portáteis que vinham pré instalados com o win 7 ou 8 e que tenham o prduct key não o hardware key na Bios do portátil, tanto que nesses portáteis nunca é necessário indicar o product key na instalação win 7 ou 8 não haverá problemas em instalar logo com instalação Limpa, pois aí o win 10 sabe logo que aquele hardware key já teve no passado um win 7 ou 8 não rotulado como “pirata” agora não posso dar a certeza que seja isto que se passa uma vez que não Trabalho para a Microsoft!

  40. Paulo AM Vieira says:

    Boas Pessoal!
    Acabei de fazer uma atualização do 7 para o 10 da versão Home. Porem quero fazer uma instalação limpa do 10 mas da versão PRO. A chave que tenho atualmente no HOME serve para uma instalação limpa do PRO?
    Agradeço a atenção!

  41. Fernando says:

    Acabei de experimentar este metodo e funciona muito bem
    Uma duvida: Caso precise instalar novamente, basta voltar a colocar o ficheiro XML na nova instalacao do windows ?

    • RMNegrao says:

      Numa futura instalação no mesmo computador não precisa de fazer mais nada pois a Microsoft reconhece o hardware e actualiza o Windows automaticamente

  42. Hugo says:

    Dúvida: quando fazemos o update de win 7/8.1 para 10 numa máquina, a licença win10 fica associada a essa mesma máquina? Ou seja, se eu mudar de portátil não posso instalar no novo portátil o win10 com a licença que tinha na instalação da máquina antiga ?

  43. angelo says:

    Ninguém a quem tenha acontecido o mesmo do que estou a relatar?
    Depois de atualizar para o win 10 o tablet da BQ Tesla 2 não acerta com a rotação do ecran. Coloco na horizontal a imagem fica na vertical, rodo para a vertical a imagem fica na horizontal……..É um bocado chato!
    Existe solução ou esperar por umas actualizações resolve?
    Obrigado

  44. Rui Ferreira says:

    Tentei fazer uma clean instal com esse metodo e o windows n ficou activado.
    Acho que se esse método der, deve ser só uma clean instal mas no mesmo PC não noutro… Aqui pelo menos deu windows não está activado.

  45. Silva says:

    Tenho um Acer em que vinha com o Windows 8, depois foi atualizado para Windows 8.1, tudo ok. Agora foi atualizado para o Windows 10 as versões são a Home. Ao utilizar um dvd com o windows10 home, fazendo uma instalação limpa, criado com a ferramenta da Microsoft, ele vai assumir a chave que existe antes? Agradeço informação. É que com a atualização para o Windows 10 em ativação aparece a dizer se quiser mudar a chave, ou ir à loja. Então fiquei em stand by e não fiz mais nada.

  46. Francisco says:

    resultou hoje comigo… Mas só activou depois de ter reiniciado 2 vez…

  47. Francisco says:

    Reparei uma coisa…Depois de activar o ficheiro GenuineTicket.xml “desaparece”

  48. NS says:

    Dá para fazer um DVDbootable e depois de instalar fazer o que diz nos passos 4 e 7 ?

  49. victor says:

    boa tarde, fiz os passos indicados mas o Windows não ficou ativado. podem dar uma ajuda?
    cumprimentos

  50. Fábio Ferreira says:

    Boas,
    Eu fiz este procedimento mas talvez (porque não tenho a certeza) do windows 10 Home para o Windows 10 Pro. O que me acontece é que diz que o windows não está ativado após a inserção da chave nesta pasta. Aconteceu a alguém? Alguma sugestão? Cumprimentos

    • Redin says:

      A partir do momento em que ativaste o win10 home, já não poderás nunca mais passar para outra versão a não ser que pagues por uma chave nova.
      A ativação das maquinas com o win10 fica registado nos servidores da M$ e é com esse hardware que o vais poder sempre usar sem qualquer tipo de chave. Ou seja, a chave é o ID do hardware do teu pc e sempre que o ligas à net no fim de uma instalação, fica ativado.

  51. Fábio Ferreira says:

    O código do erro é: 0xC004C003

  52. Nuno says:

    Criei uma PEN com o win10 para recuperar o PC.
    Ele propõe a instalação Limpa. O que significa instalação limpa?
    basicamente o que eu não quero é perder os ficheiros pessoais…

    • RMNegrao says:

      Instalação limpa significa que o disco é formatado e é efectuada uma instalação de raiz, isto é, não há qualquer actualização de um sistema operativo anterior (WIN7, WIN8) para o Windows 10. Por isso, com uma instalação limpa irá perder tudo o que tiver no disco. Neste caso, aconselho um backup de todos os seus documentos que não queira perder (imagens, filmes, docs do Office, etc.) para um suporte amovível (disco externo, pendisk, CD, DVD, etc.) antes de proceder ao upgrade do sistema operativo.

  53. pajocos says:

    Com a ultima build do windows 10 deixa de ser necessário este processo. O instalador já deteta a chave que vem com o pc e aceita-a como sendo do 10 (fica ativado).

  54. Antonio Alves says:

    Estou querendo mudar para o Windows 10 + tenho uma duvida q não consigo solucionar em lugar algum, tenho o win 7 e ele tem todas as especificações do fabricante (ate a tela de bem vindo do Windows vem da Asus muito bonito de se ver tudo bem original ) se eu mudar vai ter essas especificações tbm ou pelo menos da propriedades do sistema.

  55. DuC says:

    Eu fiz a actualização do Windows 7 para o 10 LEGAL de modo habitual. Tenho algumas dúvidas:
    1º – o ficheiro “GenuineTicket.xml” posso obtê-lo agora que já tenho instalado o Windows 10 ou terei de voltar a instalar o Windows 7 para executar o ficheiro “gatherosstate.exe” do ISO 10?
    2º – eu fiz uma partição do disco rígido. O Windows 10 está instalado na partição C. Na partição D tenho todo tipo de ficheiros e pastas de ficheiros que não quero perder. Posso seguir estes procedimentos para fazer uma instalação limpa apenas não partição C, sem o perigo de perder os ficheiros da partição D?
    Orbigado.

  56. civismo says:

    Hoje é dia 25 , e supostamente o upgrade gratis para o windows 10 será só ate dia 29 deste mês , tal como se pode ver na contagem decrescente na pagina da microsoft:

    https://www.microsoft.com/pt-pt/windows/windows-10-upgrade

    A minha questão é: o que afinal deixará de funcionar a partir do dia 29 ? Sera apenas o upgrade automatico ?

    Eu costumo fazer o upgrade sempre da mesma forma , que é ensinada aqui nesta pagina: no windows 7 ou 8 , corro o gatherosstate.exe , o qual gera um ficheiro XML, o qual uso posteriormente para activar o windows 10

    A minha questão é: será que a partir do dia 29, o windows ira deixar de gerar o ficheiro XML ?

    E no caso dos pc´s que têm a chave do windows 8 / 8.1 gravada na bios uefi, e o windows 10 come automaticamente essa chave… sera que vao deixar de o fazer a partir do dia 29 ?

  57. A_FERREIRA says:

    Fiz tudo como indicado mas não ativou, tenho uma AIO versão 10.0.10586. será que só funciona em ISO com uma versão de So. Obrigado

  58. P_Porfirio says:

    Bom dia

    Alguém sabe se isto está a resultar actualmente? Tenho um Win 7 Pro genuíno e gostaria de actualizar para Win 10 e através da actualização pára nos 99%?

  59. Paulo says:

    eu tirei o disco do portal e formatei noutro…
    Agora não consigo instalar nenhum SO..
    Ajuda….

  60. RAFAEL says:

    MEU PC É DE 64 BIT E NÃO RODA NADA DE 64 APENAS RODA DE 32 POR CAUSA DO WINDOWS

  61. Pedro says:

    Este método ainda funciona?

  62. Civismo says:

    Boas, ja agora partilho a minha experiencia:

    Estamos em Dezembro de 2017 , e este metodo ainda funciona.

    As conclusões a que cheguei até ao momento são :

    >Se gerar um genuineticket .xml num WIN7 que esteja ACTIVADO, e despeja- lo para a seguinte pasta no windows 10 : C:\ProgramData\Microsoft\Windows\ClipSVC\GenuineTicket , este ira ficar activado passado um bocado .

    >Este metodo só funciona sempre, e continua a funcionar quando se usa a verão ATé 1607 do windows 10 .

    >Se tentar isto numa versão das mais recentes, como por exemplo a 1703 ou 1709 não funciona , fica horas a dizer que está a tentar localizar o servidor de activação, e nunca activa.

    >Fazendo a activação na versao 1607 , uma vez activado pode fazer todos os updates para a versão mais recente (1709 à data) e irá continuar activado sem problemas

    >Num pc em que o win10 ja tenha sido activado uma vez, poderá reinstalar o windows 10 com uma pen recente que instale de raiz a versão 1709 , e este aparecera automaticamente activado, sem qualquer intervenção.

    >Para consultar qual a versao do seu windows, escrever “winver” no executar (ou na lupa)

    • José Serra says:

      Bem haja pela informação.
      Permita-me que personalize a minha questão:
      – Tenho instalado o W10 versão 1511 (10586), oriunda de anterior W7.
      – Agora insiste em atualizar para W10 1709 (16299), mas numa fase ou noutra dá erro e interrompe.
      – Já desinstalei o Avast antivitus, já corri várias vezes o Reparador de Erros da Microsoft, mas continua a dar erro e interromper a atualização, voltando tudo ao princípio.
      – Pelo que deixo dito, a sua solução dá-me esperança de conseguir alguma coisa, mas, sem experiência, solicito clarificação sobre:
      * Como fazer Bacjup da Instalação atual?
      *A imagem do W10 referida, no texto, com a referência “obter aqui”, é a atual, 1709?
      * Que capacidade é conveniente para a pen “bootable”?

      Bem haja pela atenção dispensada.
      José Serra

  63. civismo says:

    Boas!

    >Se o seu pc ja tem io win 10 activado, EM PRINCIPIO podera sacar a pen do site da microsoft atraves do link que coloquei ali atras, e ao realizar uma instalação Limpa do windows 10, ele devera ficar ficar automaticamente activado , uma vez que ja o tem activado neste momento .

    >Ao sacar a pen do site da microsoft, quase de certeza que apanhara a versao mais recente 1709

    >Se tiver ai outro disco faça o teste de instalar limpo noutro disco, assim confirmará aquilo que lhe estou a dizer

    > “Como fazer Bacjup da Instalação atual? ” O melhor sera fazer um backup manual daquilo que lhe interessa, por ex para um disco externo

    >”Agora insiste em atualizar para W10 1709 (16299), mas numa fase ou noutra dá erro e interrompe” Ja actualizei dezenas de pc´s para a 1709, Mas Ironicamente um dos meus pc´s pessoais esta com o mesmo defeito que refere, vai para actulizar da 1703 para 1709 e acaba por dar um erro. Como esta a funcionar maravilhsamente, confesso que ainda nao perdi tempo com o assunto… pode ser que entretanto saia mais uma versao, e ja actualize 😀

  64. Bruno says:

    Boa noite!

    Eu tenho o Windows 10 Pro, mas quando vou criar a Iso só me aparece Win 10.

    Alguém sabe o que posso fazer?

    Obrigado!

  65. civismo says:

    Com o criador que se casa aqui: https://www.microsoft.com/pt-pt/software-download/windows10 , ao criar permite criar uma pen / dvd que permite instalar qualquer versao do windows

  66. jp says:

    Boa noite. Por motivos pessoais, nunca aproveitei para actualizaro o meu portátil Toshiba para win10, gratuitamente.
    Agora por questões de varia ordem, necessito de instalar o win 10.
    Adquiri uma licença, mas ainda não a instalei, pois não quero eliminar a partição de recovery de fabrica. Será possível instalar o Windows 10 mantendo o recovery do win 8.1 disponível na maquina??
    Obrigado

    • civismo says:

      Recomendo que faça uma imagem ou clone do seu disco 8.1 atraves do acronis true image

      Em todo o caso , digo-lhe que quase de certeza que estara a perder tempo, pois uma vez indo para o windows 10, duvido seriamente que volte para o 8.1 🙂

  67. Venancio Sandulo Evaristo says:

    Bom dia, o meu sistema do w10 não é genuino e não consigo encontrar uma chave de ativação. por favor ajudem me.

    • civismo says:

      Boas

      O ideal seria comprar um windows 10 no mercado nacional, no entanto os custos são muito elevados, normalemnte só comportaveis pelos profisisonais e empresas

      Ha muita gente a comprar actualmente licencas em sites duvidosos, como o scdkey

      Ha ainda quem craque , com o kms pico ou microsoft toolkit, mas fica por sua conta pois nao só nao é legal, como pode infectar o seu pc durante este procedimento

  68. VL says:

    Boa tarde,
    Se este tema ainda estiver ativo, em qual dos passos introduzo a minha chave do windows 7 ao instalar o windows 10 de raiz? Será que ao executar o ficheiro gatherosstate.exe vai buscar a chave do windows 7?
    Já tentei o upgrade, mas o sistema instala e para a meio da instalação com um erro, e volta ao inicio…

    Obrigado pela ajuda

    • civismo says:

      Boa tarde

      Agora é super simples:

      Va a este site e saque a ferramenta de criaçao de pens/dvd , desta forma ira instalar a versao mais recente do win10:

      https://www.microsoft.com/pt-pt/software-download/windows10

      Durante a instalaçao, insira a chave que tem do Win7 .
      Salvo erro , consoante a chave selecciona automaticamente se o win10 a instalar será o home ou o pro.
      Caso nao ocorra automaticamente, escolha o win10 da mesma versao que tem o win7

      Espero ter ajudado

      • VL says:

        Ena, obrigado, vou experimentar.

      • VL says:

        Boa tarde,
        Caso alguém me possa ajudar, um muito obrigado…
        Após varias tentativas, não consigo essa instalação limpa utilizando a chave do win 7…
        Com a instalação pela pen, ao chegar ao local de colocar a chave, elas não são compatíveis, insiro a senha do win 7 pro (pois a chave do Windows 10 é diferente conjuntos de 5 dígitos, enquanto que no win 7 é conjuntos de 5-3-7-5)

        Ao fazer como indica o topo da pagina, pela PPlware, coloco o ficheiro GenuineTicket.xml previamente criado, reinicio o PC, e nada… Inclusive, o ficheiro desaparece…
        O meu PC é um HP Pro serie, traz de origem o win 7 pro OEM, assim como um disco “recovery” de arranque com o sistema operativo…

  69. civismo says:

    Bom dia, Rmsnegrao e VL

    Confirmo que , em Maio de 2021 continua a ser possivel utilizar a chave do win7 /win7 pro para activar o windows 10

    Rmsnegrao: Tanto a chave do windows 7 , como a do windows 10 são 25 digitos, agupados em 5 conjuntos de 5 digitos. Talvez esteja a ver outro numero qualquer que não a chave…
    Exemplo de chave do win7 https://www.dell.com/community/image/serverpage/image-id/25690i8D9115919F08C448/image-size/large?v=v2&px=999

    Com uma chave destas de 25 digitos, activa sem problema o windows 10

    Caso queira a abordargem do GenuineTicket.xml , tal ainda é possivel, mas é mais trabalhosa, uma vez que não funciona nas versoes mais recentes do windows 10 .
    Para utilizar o GenuineTicket.xml , teria que instalar uma pen / dvd com uma versao das mais antigas do windows 10 (por ex versao 1607 ) , activar com o GenuineTicket.xml . ( https://en.wikipedia.org/wiki/Windows_10_version_history )
    Uma vez activado, pode actualizar para a versao mais recente sem problemas
    Uma vez activado, pode inclusive reinstalar novamente com a versao mais recente do windows 10 , uma vez que já ira assumir a licença

    Espero ter ajudado

    • V. L. says:

      Boa tarde,
      Onde posso descarregar a versão 1607?

      Cumprimentos

      • civismo says:

        Nao faço ideia, no meu caso tenho uma pen e DVD´s que fiz na altura

        Mas ate pode sacar uma instalaçao do Windows 10 V1607 Noutra lingua.

        Uma vez activado, volta a formatar , e instalar com a pen mais recente do windows 10 , pois ai já ira assumir a activação que fez no V1607

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.