PplWare Mobile

Sabia que o Windows 10 é mais vulnerável que o Windows 7?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Rui says:

    sou o único a achar isto até bastante normal? o windows 7 já está velhinho não tem recebido nada de novo e para os “hackers” é parra que já deu uva não faz sentido investir tanto tempo a investigar o 7 em comparação com o 10, windows esse que cada dia que passa mais pessoas usam…

  2. int3 says:

    Normal. Existe risco quando temos mais funcionalidades porreiras do que propriamente a segurança em si. Um sistema quase 100% seguro normalmente tem que ter muitos anos de estar constantemente a investir em solidificar as features.
    Um sistema que está sempre a levar com coisas novas é normal que tenha sempre mais vulnerabilidades.
    Mas, se me permitirem, penso que esta análise não é válida porque o número de vulnerabilidades encontradas em software para windows não faz com que o ecossistema em si seja menos seguro.

    Vejamos que iOS tem mais vulnerabilidades encontradas mas é menos propenso a ataques que o android.
    Linux tem mais vulnerabilidades encontradas mas é, a anos-luz, menos propenso a ataques que qualquer outro sistema senão derivados do BSD (OpenBSD, FreeBSD, NetBSD, …). O OSX é um misto nisto tudo.

    Falo disto porque uso iOS e Android, Windows e macOS e Linux. Percebo quando um sistema é mais suscetível a espalhar malware do que outros. Dá para perceber que é difícil de desenvolver malware para iOS, macOS e muito mais para Linux mas super fácil para Windows e Android.

    • TenhoDIto says:

      Não se trata de dificuldade, trata-se de não haver tanto interesse em o fazer porque a fatia de users em sistemos operativos que não sejam windows, ainda não é grande o suficiente para gerar interesse.

      • um gajo na net says:

        não não é só isso, o que o int3 refere é uma realidade.

      • N'uno says:

        Afirmação que não faz qualquer sentido. Ao nível de servidores e activos de rede, windows é muito pouco expressivo, e um dos vectores de ataque mais relevantes, seja directa ou indirectamente, é precisamente por essa via. Por outras palavras, a falta de interesse está longe de ser o principal driver.

    • Kekes says:

      Explicação muito clara e objectiva.

  3. Rui Figueira says:

    Palhaçada. Então não era o windows 10 o mais seguro?

  4. bola says:

    “Sabia que o OSX 11 é mais vulnerável que o OSX 10″…………..

  5. Felippe says:

    acontecem problemas e entram virus que nenhum antivirus conseguem remove-los nesse windows 10 e alguns problemas que nao da pra se entender o que acontece

  6. Joao MS says:

    Pelo que entendi, esta noticia refere-se ao numero de vulnerabildiades encontradas apenas durante o ano que passou. Assim sendo, é óbvio e de esperar. O que é que terá mais erros ortográficos, a Bíblia o 50 sombras de Grey? Onde foram encontradas mais vulnerabilidades, no W7 ou no W3.1?
    Se um OS tem muito mais tempo de mercado que outro e o W7 já está próximo de EOL, está claro que serão encontradas mais falhas no W10 do que no 7.
    Acho que a notícia está escrita de forma a induzir em erro pessoas que não estejam tão bem informadas na matéria.

  7. Al CiD says:

    Isto será bastante normal?
    Eu penso que não, pois a Microsoft devia ter aprendido alguma coisa com os sistemas operativos anteriores ao Win10 e assim melhorar a situação… mas não o faz.

  8. Paulo M says:

    É por estas e por outras q desde q passei para o OSX já lá vão 4 anos e nunca foi preciso formatar máquina, já para n falar q n sei o q é um vírus ou tipo abrir o browser e começar a carregar aquelas janelas maradas de bichesa. Nunca pensei q o OS X comparado com Windows fosse tão superior. A Microsoft ainda tem um logo caminho a percorrer.

    • APPLE FANATIC says:

      HAHAHAHAHAHHAH

    • José Carlos da Silva says:

      Hilariante 🙂

    • Goncalo says:

      Acredistas nisso que escreveste? Acho que nao tens a nocao das capacidades do Windows 10, para o comum dos usuarios talvez outro sistema se adapte melhor a utilizacao mundana que e dada a maquina, mas a nivel empresarial nao ha nenhum que se compare ao Window 10, nem perto chegam.
      No entanto defendo que se o utilizador tem poucas ou nenhumas necessidades de uma utilizacao profissional, concordo que devem optar por algo mais simples e despido de capacidades tecnologicas caso tenham alguma outra preferencia.

    • Rodrigo says:

      Ai ai. Nem vou perder tempo a responder porque nem vale a pena gastar energias neste tipo de comentários.

    • Cortano says:

      Sabes ha quantos anos não formato o meu velhinho PC? 5 anos
      Sabes quantas vezes formatei o imac neste periodo? 2 vezes

      OSx is dead! Mentaliza-te disto

    • Fido says:

      Lol quem não sabe com um e não sabe com outro. Lol Não saber fazer a gestão de um sistema e ainda se gabar “é obra” xD
      Amigo o meu portátil tem 5 anos e foi formatado logo quando chegou porque levou um SSD. Bicharada não sei o que é isso, nem no browser nem no sistema.

  9. user xpto says:

    Nem me lembro quando foi a ultima vez que tive um virus ou formatei o PC, fiz o upgrade para o Win10 quando saiu, antes disso tinha o 8 sabe-se lá à quanto tempo. Quem não tem carta não se pode queixar se agarrar num carro e for contra um poste porque não sabe conduzir…..

    • user xpto says:

      e já nem falo do facto de trabalhar com centenas de máquinas com win server do 2008 r2 até ao 2016 onde nunca registei qualquer problema relacionado com vulnerabilidades do SO.

    • João MS says:

      +1 sinceramente acho que muita gente diz o que diz da apple apenas para autojustificar o investimento que fez e para ser hipster. Não digo que não sejam boas máquinas, bom ecosistema, etc. Antes pelo contrário. Mas discordo totalemente com quem diz que Windows é uma “b0$t4” e Mac é que é bom.

  10. André says:

    Analisando o gráfico, era interessante se o título da notícia fosse “Sabia que o Windows Vista é mais seguro que o Windows 7 ou 10?” 😀 😀

    • Pedro Pinto says:

      eh eh eh, era um bom titulo sem dúvida 🙂

      • Inácio Moreira says:

        Bom título era saber quais ou melhor quantas vulnerabilidades são comuns (iguais) entre OSes da Microsoft. Está comprovado que vulnerabilidades encontradas nos Windows Vista, 7, 8, 8.1 persistem no Windows 10. Tudo porque a Microsoft copia o código das versões anteriores para acelerar o lançamento de novos produtos.

        • Vlad says:

          “Tudo porque a Microsoft copia o código das versões anteriores para acelerar o lançamento de novos produtos.”

          Estás a dizer que as outras empresas reescrevem totalmente um produto sempre que sai uma nova versão? Santa ignorância. Isto é algo que acontece em TODAS as empresas.

    • José Rodrigues says:

      Estás a brincar mas no que diz respeito a mecanismos de segurança propriamente ditos apenas o Windows 10 e o XenOS superam o Vista, de todos os SO alguma vez existentes.

    • Ricardo Barbosa says:

      MUITO BOM!!!! 🙂

  11. Lisbon lover says:

    É mais vulnerável… E mais lento.

  12. Miguel says:

    A segurança está entre a cadeira e o teclado.

    • user xpto says:

      tal e qual… quem não sabe que não mexa, deixam de ter problemas. Querem sistemas “idiot proof” há alguns no mercado, que tenham a inteligência de os saber escolher.

    • N'uno says:

      Visão redutora e cada vez menos correcta. O grau de segurança corresponde ao grau do elo mais fraco da cadeia, e o que está entre a cadeira e o teclado desempenha um papel importante a esse nível. No entanto, os riscos e respectivas origens têm aumentado brutalmente, e muitos deles nada têm a ver com o teclado, nem com o que está entre ele e a cadeira.

    • Saxo CUP says:

      podiam ter te instalado um rootkit enquanto abriste o pplware com uma ad com js ou flash

  13. JJ says:

    O que este estudo mostra é que o Win7 é mais vulnerável do que o Win10!

    Se no Win7, que já tem 8 anos, ainda foi possível encontrar 650 novas vulnerabilidades, e o Win10 com menos de 2 anos foram encontradas umas 700 vulnerabilidades, mostra claramente que o Win7 é mais inseguro.

    Porque o Win7, já devia ter as suas falhas praticamente todas encontradas… ou pelo menos o numero de falhas encontradas deviam ser muito inferiores, mas foram encontradas quase tantas como num sistema acabado de sair.

    Por isso o Win10 é ainda mais seguro que o Win7.

  14. Ismael says:

    Convenhamos, se queres encontrar segurança, não confie em um sistema operacional, mas sim em um ótimo antivirus, depois que passei a usar antivirus pago, nunca mais tive problemas. Você pode usar até o XP, mas estarás protegido, é só conferir no site da AV TEST, onde há varios resultados de antivirus com diferentes sistemas operacionais

    • André says:

      Primeiro: em português de Portugal diz-se “sistema operativo” (“sistema operacional” é em português do Brasil);
      Segundo: Se souberes o que andas a fazer e não clicares em tudo o que mexe nem sequer precisas de antivírus.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.