Quantcast
PplWare Mobile

Quer limpar o software desnecessário do Windows 10? Basta executar este comando

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Sergio Pereira says:

    E para o windows 11? existe alternativa?

  2. Marta says:

    Niguém quer saber de linhas de comandos. Por isso é que o windows não ganha mais adeptos. No linux tudo isto é gerido com alguns clicks.

    • xtremis says:

      E isso explica a perda de quota de mercado do Windows, e a grande ascensão do Linux /s

    • Carlos Fernandes says:

      É só uma linha de comandos que pode ser feita por Ctrl-c Ctrl-v….. o resto a escolher nas box

    • Sapien says:

      Marta, desculpa discordar, mas se há SO que usa linha de comandos na sua essência é Linux 😛
      Muito mais que qualquer outro, seja Microsoft seja MacOS.

      Aliás, no Windows dás dois cliques num .exe e segue, no linux tens o comando super conhecido: sudo apt install e uninstall, precisamente porque não se usa os habituais dois cliques

      Mas vá lá, o Windows é bom! É um bom SO. Tem falhas, é claro, android tem falhas, macOS tem falhas, iOS tem falhas… DIGA-ME UM!! DIGA-ME UM que não tenha ahaha

      Depois vai do uso que pretendes dar. MacOS sem dúvida para as Artes, edição e criação… Windows para ambiente empresarial e gamming, linux para development e cibersegurança, etc…

      Gosto dos 3! trabalho com os 3, os 3 têm falhas

      • Marta says:

        É a razão que os defensores do windows usam esta afirmação contra os outros, apenas mostrei que o inverso já não é um problema.

        No linux para instalar procuras numa “store” seleccionas os pacotes que queres e click para instalar. Se for um pacote .dev (ou equivalente) é duplo click e pronto. Eu prefiro fazer tudo na linha de comandos, mas um utilizador normal pode fazer tudo sem sequer abrir o terminal.

        Deves ter confundido o tópico, porque aqui nem a notícia nem eu falamos em falhas, mas ok.

        • Sapien says:

          ehehe Certo mas interessa-me pouco se falaste em falhas ou não, falei eu

          Entretanto, vou ser mais conciso, a ver se não irrito a menina e a ver se desta lês com mais foco:

          *Não, as pessoas não estão fartas de linhas de comando. Há muita gente que as prefere! (Os comuns utilizadores não entram nesta equação)
          *Deves conhecer pouco de Powershell e Batch porque a nível empresarial é do melhor que há. Então desde que tens ssh no cmd é impecável para system admins!
          *Se eu defendo Microsoft? Não cara Marta, repito, não defendo nenhum porque gosto dos 3! Nenhum é perfeito, todos têm falhas mas todos são bons! Para mim não é uma disputa de Ronaldo e Messi nem Porto e Benfica… Pouco cagando para “qual é o melhor”… Uso uns para umas coisas e outros para outros. Tu usas demasiado o “é o que os defensores de Microsoft dizem” chill lady, ninguém te está a criticar por nada. Só não concordo com o que dizes ‍♂️‍♂️

        • Miguel Real says:

          Se quiseres, senão basta os repositorios, (AUR, snap flatpack…). ou vais a mão no ‘terminal’ uns apenas com sudo e outros, (desde saibas o que estas a fazer), SU, ex.: Manjaro bleachbit, se limpares ‘normalmente’ verás erros e cenas que não limpa, mas se lançares o terminal invocares o SU e executares o bleachbit na prompt limpa muito mais e normalmente sem msg de erro, (mas com cabecinha sim!?). é uma maravilha cada um poder fazer como quer e ter alternativas noutros isso não acontece logo mais uns pontos para os GNU/Linux. (mas gosto e continuo a usar Ms-Windows, MacOS/OSX/IOS, Andrades, UNIX-V, BSD’s…), ou seja um martelo para martelar uma serra para serrar.
          P.S.: para Rir: será que com a publicidade da MS no Windows, (explorer e não só mas voltou atrás), o pessoal alem de pagar pelo SO ainda receberia € por ver publicidade ou isso aumentaria o preço do SO?. é que o pessoal PAGA muito software com o ‘corpo e alma’ graças aos metadados e ao escaramento ex.: Apple Bluetoth low power mode já ouviram falar??? muitos dizem: que me importa !!! até ao dia lembram-se do Pedro e o Lobo ??? um dia o lobo veio e o que passa na Ucrania demonstra !!! tal cena como quando o Jornalista Arabe-Saudita foi mandado assassinar pelo ‘Rei’ e de uma forma medieval que barbaridade, ou os portateis do filho do actual presidente dos EUA é os náo o. E o pessoal ‘livre’ da Russia e da China como faz para se safar??? ((durante anos quando precisava de algo ‘o boneco da michelan’ para imprimir e colocar na parede de um stand numa feira era na Russia que encontra isso e muito mais em ‘maquinas’ contaminadas or isso era arrancar com um disco para depois de retirar o que precisava era formatado senão… o certo que o o ‘dono’ do stan era agente michelan mas imagens em ficheiro para inmprimir e colar na parede nickles apenas um eemplo. Nem os ‘Russos’, nem os Chineses estáo certos mas não me digam que os donos disto tudo ocidentais estão pois é treta nos jornais na Tv em todo lado cada vez é mais dificil encontar JORNALISMO real. Mais uma vez por cá e por aqui o PPLWARE até tem uma cena equilibrada
          á Portuguesa e não está nada mal plo contrário. Nós As Portuguesas e os Portugueses até somos do camandro, (de verdade somos ricos e bons mas 50 de salazarismo custam a passar), ele é Agostinho da Silva, Alvaro Damaso, Edgar Cardoso, Antonio Guterres, Francisco Sá-Carneiro, Luis Vaz de Camões, Fernado Pessoa, Soares dos Reis, desculpem mas são muitos muitos até o Rei D.Carlos era um Génio menos em politica , a lista é tão extensa para um Povo com tão pouca população. Com humildade SOMOS dos ‘MELHORES’ DO UNDO TEMOS É QUE TER UMA rEVOLUÇÃO sOCIAL COMO QUASE TODOS OS PAISES DA eUROPA TIVERAM E nÓS NÃO. se estudarem história Comtemporanea iram perceber por Vós mesmos.
          P.S.: detestaria ser belga e recordar o Rei que matou imenso Africanose levou a Belgica a banca-rota tambem temos os Nossos esqueletos no armario as o que fazemos no presente melhorará o que podemos vir a fazer no futuro sem esquecer as lições do passado. Natenologia dá o mesmo.

      • John says:

        Podes usar o rato para instalar software no linux (debian based). E mais, o comando não é apt get uninstall mas sim apt get remove (ou purge, depende do que quisermos)

      • Dudu says:

        Mas o DOS também é bom …

    • Miguel Real says:

      Cá por casa 4 em 5 maquinas são GNU/Linux, Servidor, portatil, desktop e pad, (alem dos smartphones com Andrade claro, dos iphones base BSD embora não que existam por cá), não ligo a maquina em Windows 10 e 11 faz semanas. Nos Servidores onde o GNU/Linux tem a maior fatia de mercado quase tudo é feito na ‘prompt’, tá dito; como sou ‘informatico’ desde dos 19 e tenho 55 já usei ‘prompt’ em tantos sistemas que já perdi a conta e tive de voltar a usar no windows 10 e 11 mais amiude para não me aborrecer com tretas imensas para fazer o mesmo na GUI , (ex.: criar 2º utilizador). Nos GNU/Linux, (Arch, Manjaro, Debians, Ubuntos…), ainda demasiadas ‘coisas’ são resolvidas na ‘prompt’, (Terminal ou linha de comandos ou powershell ou caracois vai dar tudo ao mesmo), a mim não me desagrada nem complica mas para que é ‘apenas’ um utilizador que vem do software Microsoft uma das razões que os trava é exatamente esse o problema embora cada segundo que passa melhore. E Marta tens ‘razão’ a Microsoft , (a Adobe, a SUN, a IBM a Lenovo…)é/são instutucional/is e untam muitas engrenagens mas foi quem definiu, (para o bem e para o mal ao longo do tempo imensos ‘Standart’ no mercado, (fui técnico Microsoft e Novell ipx/spx mas acabou como o Xenix e muitos UNix’s a DEC-Digital tambem acabou e a Compaq…), e em algumas situações aderiu aos standart’ existentes, (aderiu ao TCP/IP e ao padrão POSIX senão não vendia para o Estado Americano), inclusive parte da minha carreira a ganhar dinheiro de jeito foi em produtos MS, (server, ws, mail, sms, back e front office software flight simulator…entáo com a bug do milenio é que foi trabalhar). O meu mal é exatamente ter mais de 30 anos no meio e boa memoria desde dos Spectrum e Ataris, passando pelo X/Windows que a DEC ajudou a criar e X10 eX11 , tal como a Alphabet/GOOGLE, (outra ‘besta’), ‘ajudou’ o GNU/Linux nos dispositivos portateis e moveis; portanto vivemos num mundo de cinzentos e cores mescladas não a preto e branco nem arco-iris MAS graças a Ti e muitos outros, (Linus torwalds, a malta do GNU…), Vamos dar a volta pelo lado certo a isto.
      P.S.: até as naves espacias da NASA usam uma forma de GNU/Linux ou UNIX.

      • relogio says:

        Fantástico, tanto bla, bla, bla, mas, ao menos sabes porque é que as naves espaciais estão recorrer a algo como GNU/linux certo????

      • UnhuZpt says:

        Escreveu muito, nao disse nada util e apenas mostrou que se julga como especialista nos assuntos mas nao seoube argumentar como tal.
        sistemas para uso pessoal nao sao a mesma coisa que para uso profissional

        o resto e conversa

  3. Gonçalo Bizarro Galvão Carvalho says:

    o mesmo comando funciona para Windows 11

  4. Discovery says:

    Por isso uso Enterprise…like a Boss.

    • Miguel Real says:

      Assim é que é nem é preciso cracks apenas uns scrpts tal como para o office e fica tudo ‘legal’ sem grande hipotese de se ‘desfazer’.
      Grande Discovery diz-cá: um bomm bocado mais rápido nã0? e menos tretas para limpar e redefinir ! e menos problemas e menos tretas com o UPDATE dizem que alguns ‘software’ não funcionam no Entreprise mas ainda não encontrei nenhum !!! pode é ser necessário ter o apps instal e instala a ms-stroe , (foge). pode partilhar um pouco mais a Sua experiencia, (eu começo e sei), muito pessoal não sabe.

  5. Hugo says:

    Excelente dica! Corrijam o texto, não é no terminal do Windows, mas sim em windows powershell. Os printcreens estão de acordo!

  6. NelsonR says:

    Link not found….

  7. Zé Malaio says:

    carreguem no botão windows+R
    Depois na janela executar escrevam powershell em vez de cmd

  8. Carlos says:

    E confia-se assim na execução de um script que está alojado num repositório do git?

    Mete-se um _disclaimer_ no final do post para se libertarem de responsabilidades mas não deixam o endereço do repositório para que se possa consultar a informação do script?

    Ao menos que se dê toda a fonte para que o pessoal possa ler e aferir a segurança (ou não) do que está a executar.
    https://github.com/Sycnex/Windows10Debloater

  9. Paulo Sérgio says:

    Usem PowerShell

  10. Miguel Real says:

    O debloat para Windows, (e Andrade-degoogle), existem de várias formas faz tempos, agora estão mais visiveis, melhores e mais completos porque os ‘bloats’ são tantos que só mesmo com ‘ferramentas’, longe vão os tempos em que faziamos tudo a mão no ‘registry’, politicas locais, rights e afins. Para quem não lê ‘codigo’ realmente só resta confiar ou experimentar numa instalação para depois deitar fora ora maquina real ou virtual mas isso não está ao alcance de todos, e software como o ccleaner, IOBIT tools, mcfee, norton, karpersky, avast… até limpam e coisa e tal mas tambem deixam ovos de mosquito no software dos PC’s em windows e portas ‘secretas’ sem avisarem. Como tal e agora que os hackistosh vão mudar muito, o Windows 11 pouco ou nada melhora nem ‘bios’ UEFI como já se sabe, embora com o Pluton da Microsoftnos AMD possa melhorar resta saber para quem?, quase só nos resta o GNU/Linux, (ainda temos BSD), por isso a Microsoft e ‘outros’ faz tempos que baixaram e continuam a baixar o preço dos seus ‘software’ com alternativas no mercado embora para ser ‘Técnico Microsoft’ nos varios sabores se gaste isso gaste imenso dinheiro mal gasto renovando todos os anos enquanto no GNU/Linux a mesma formação fique mais em conta e dure mais tempo com auto-estudo-actualização, muita malta ‘traz’ sabedoria GNU/Linux e BSD das faculdades.
    Ainda assim continuamos a aguardar qe a MS se digne a deixar o melhor desinstalar de verdade o edge e outras ferramentas que no Entreprise não são instaladas. Alguem sabe como retirar o cadaver do Edge do menu no windows 10 e 11 pois já fiz desaparecer cortanas, edge e outras treta do W10Pro ??? O pessoal cria e usa ‘apenas’ uma segunda conta sem direitos adminstrator nos Windows??? é a 1º coisa a fazer! será por isso que muitas actualizações deram dão e darão problemas em windows 10 e 11?, (está documentado), e poque será que mais de metade das vezes a recomendação oficial Ms para resolver problemas é fazer uma instalação ‘limpa’ em cima da existente e ainda se queixam que o GNU/Linux assim e assado ??? ironico; mudo de kernel, GUI e muito mais mas com um ‘array’ ‘Free/TrueNAS’ só para dados até mudo de GNU/Linux sem problemas em MS e outras soluções dá muito mais trabalho ou nem dá!!! ai está uma das razões, (são muitas), porque GNU/Linux é o mais usado em servidores, routers, IOT e outros com tendencia a aumentar e espero que as vendas de serviços GNU/Linux continuem a aumentar !!! para quem precisa e pode pagar, (menos que com MS no ciclo de vida dos produtos).
    Desculpem se me alonguei mas tambem tenho o costume de ler antes de comentar e os Vossas opniões contam, Agradecido.

  11. JMC says:

    Ninguém quer saber o que vocês usam ou é o melhor…. O tema não é esse.
    Parem com esse comportamento obsessivo!!!!!!
    Todos precisamos de outras pessoas para ajudar e partilhar e não me parece que alguém vá para o separador do Linux dizer para usarem antes o Windows…
    Mais respeito pelo trabalho de outras pessoas e menos arrogância!!!

    • Miguel Real says:

      Se fores lá ver és capaz de fica admirado mas claro devemos ter atitudes moderadas sempre que possivel pois para os fanaticos de Microsoft, Apple, Google GNU/Linux não adianta. e a Microsoft está a ‘aderir’ ao GNU/Linux pois precisa que os seus servidores combibam com os de GNU/Linux. reparo que falas em arogancia tipo Microsoft ou Apple ou Meta ou goole ou até mesmo o Steve Jobs. PAZ.

  12. Miguel Real says:

    Pois Pois o que muita gente se esquece ou da jeito não lembrar é que a Microsoft, Apple, Alphabet… são empresas privadas estão obrigadas a investir e lucrar mas grande imensa maioria do que é desenvolvido em e para GNU/Linux é livre e a maioria de borla em que os limites do dinheiro a dispender são poporcionais as necessidades de cada entidade e muito mais economicas que as soluções dos grande sprodutores privados que tem que pagar salarios e outros custos mesmoem alguns casos não pagando impostos movem muitos milhões na economia mundial e como a comunidade GNU/Linux assenta em malta que trabalha com menos custos e quase de borla em muitos caos cria em muita gente comichão pois não move os mesmos milhoes para os donos disto tudo e muitos são ultra-capitalis-radicais. pois é num são só os do ‘BE e CDU’ que são radicais os do chega tambem só que de direita vão todos lavar a lingua e a nodoas de sofrimento que deixaram e deixam.

  13. JMC says:

    Miguel muito sinceramente Miguel muito sinceramente não percebi a última frase. Política era o que faltava, já agora.
    Também não estou a falar de interesses e de milhões das empresas pois estou isento.
    E também não é “comichão”, é só uma questão de atitude. Todos os dias e sempre que se fala aqui de Windows, e independentemente do contexto, aparece logo alguém a dizer “eu uso o outro porque é o melhor”, só falta dizer burros de m***a, não percebem nada disto, eu é que sou bom, etc…
    Acho lamentável porque para mim que me interesso por esta matéria e estou todos os dias a aprender, procuro enriquecer os meus conhecimentos e aprecio a atitude puramente pedagógica. Ninguém aqui está a dizer que o windows é que é bom e é o melhor de todos, simplesmente estamos interessados em partilhar experiências, dúvidas, atualizações, etc…
    Eu pessoalmente só procuro os assuntos que me interessam e não visito as pastas Linux por exemplo, e respeito a vontade e a opinião de cada um, por isso acho completamente fora de contexto estarem sempre a bombardear, só porque sim, com esses comentários que em nada contribuem para o tema em questão nem valorizam o que se está a discutir.
    Por isso não entendo algumas atitudes que temos assistido, não só neste como em outros assuntos, em que o principal objetivo é criticar, criticar, criticar…. enfim que não serve a ninguém.
    Portanto acho que também é uma questão de educação e cidadania.
    Não sei se estou a ser suficientemente claro nesta matéria, mas é o que sinto. PAZ

    • Sapien says:

      Grande JMC
      Estou contigo! Vim aqui dizer que gosto de 3 sistemas, cada um na sua essência, levei logo nas “ventas” por malta limitada ahahah

      Malta que leva tudo demasiado religioso! Ou é um ou é outro! Estou um bocado farto de pessoas binárias… Ou é Apple ou é Android, ou é Azul ou Cor de Rosa… A malta nem se apercebe que há opção de gostar dos dois! Há opção de gostar 60% de um e 40% de outro! Podes gostar 90% de um e conseguir ver ali 10% no outro que também agrade, não tem que ser 1 e 0…

      Enfim, povo cansado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.