Mozilla arrasa decisão de tornar Edge o browser do Windows 10
A guerra dos browsers é antiga e sempre que existem mudanças nos sistemas operativos é normal que os concorrentes se manifestem contra.
Foi precisamente isso que aconteceu agora com o CEO da Mozilla a mandar um recado forte à Microsoft sobre a decisão de tornar o Edge como o browser padrão no Windows 10.
A carta aberta do CEO da Mozilla critica de forma forte a decisão da Microsoft em ter tornado o browser padrão do Windows 10 sem que esta decisão tenha sido comunicada aos utilizadores.
Para além desta mudança o CEO da Mozilla critica ainda o processo que, no seu entender, é complicado para que um utilizador normal o faça.
Segundo Chris Beard a mudança pode ser realizada, mas os passos envolvidos não são simples e envolvem bastantes mudanças no Windows 10.
...the update experience appears to have been designed to throw away the choice your customers have made about the Internet experience they want, and replace it with the Internet experience Microsoft wants them to have.
We appreciate that it's still technically possible to preserve people's previous settings and defaults, but the design of the whole upgrade experience and the default settings APIs have been changed to make this less obvious and more difficult. It now takes more than twice the number of mouse clicks, scrolling through content and some technical sophistication for people to reassert the choices they had previously made in earlier versions of Windows. It's confusing, hard to navigate and easy to get lost.
Assim que soube da mudança que iria acontecer a equipa da Mozilla contactou a Microsoft no sentido de garantir que a mudança fosse possível e que acima de tudo fosse simples de realizar.
Aparentemente este contacto e as conversas tidas não surtiram qualquer efeito, tendo-se mantido o Edge como o browser padrão no Windows 10 e os mecanismos de mudança continuaram da mesma forma.
A resposta da Microsoft a esta carta aberta da Mozilla não demorou. A empresa mantém a sua decisão e sustenta que foram criados mecanismos para garantir uma actualização simples e que desse de imediato a melhor experiência aos utilizadores.
Informa ainda que a qualquer momento podem ser alteradas as definições e mesmo na instalação do Windows 10 estas podem ser ajustadas para ficarem de acordo com a vontade dos utilizadores.
We designed Windows 10 to provide a simple upgrade experience for users and a cohesive experience following the upgrade. During the upgrade, consumers have the choice to set defaults, including for web browsing. Following the upgrade, they can easily choose the default browser of their choice. As with all aspects of the product, we have designed Windows 10 as a service; if we learn from user experience that there are ways to make improvements, we will do so.
Esta não é uma guerra recente e que nunca teve um desfecho final. A cada mudança este assunto volta a ser levantado.
Mesmo não sendo simples, os utilizadores podem sempre alterar para o seu browser favorito, contornando as decisões da Microsoft.
Este artigo tem mais de um ano
Estas guerrinhas já não fazem sentido. Não vejo a fazerem o mesmo no que diz respeito a smartphones (se já fizeram desde já assumo o meu desconhecimento).
Durante a atualização é dada hipótese de definir o Edge como default ou manter o que está.
Acredito que numa instalação de raíz já não seja assim, mas instalar um browser novo e definir como padrão, não é Rocket Science, basta usar o applet de Programas Predefinidos.
Em vez disto deviam-se focar nas melhorias contínuas do produto.
+1
De raiz bem o Edge (validei).
bem??????
+2
Está a receber o mesmo tratamento e atenção que teve com o Windows phone.
A meu ver até é uma função que dá mais segurança.
O processo envolve 3 cliques. Dantes até defeniam defaults sem autorização do utilizador.
Em vez de criticarem a MS por ter agora isto num sitio organizado e que promove a segurança deviam criticar a concorrencia que nem deixa mudar o browser!
Eu como utilizador do firefox no meu pc domestico ate considero ofensivo que achem que eu nao consigo dar 3 cliques para defenir um browser.
E qual é a concorrência que não deixa mudar o browser no computador?
+1
Fogo, que atrasados mentais os da Mozilla…
Se fosse difícil, mas não, aparece um pop-up como o Android…
É o que acontece quando se vêm aflitos e não têm como competir… Agora com o IE novo, o Firefox realmente passou para 4.º lugar, e eles estão lixados…
A queixa da Mozilla é perfeitamente válida. Estas a fazer um upgrade ao Windows, logo o browser pré-definido deveria manter-se o que já lá se encontrava antes do upgrade. Colocar uma opção obscura não é soluçãoe sim mais uma táctica de a Microsoft levantar o market share do browser deles.
Quando fizeres o upgrade, depois falamos.
Prefiro firefox
E o PPLware vai atrás, não há ninguém na Internet que tenha ido atrás da Mozilla, eles foram crucificados praticamente por causa das barbaridades que dizem.
Quando se faz actualização do Windows, aparece a opção para escolher quais a aplicações default, e o processo para mudar as mesma não é difícil, e aparece na cara de todos sempre que o precisam de fazer.
É um sistema de segurança que a Microsoft implementou e muito bem.
Fiz o upgrade, e essa opçao de escolher as aplicaçoes em default nao apareceu.
E ainda para mais, é mais dificil no windows 10 mudar as aplicaçoes default, no caso do browser nao basta clicar em definir como navegador pre definido no pop-up, ainda e preciso ir as definiçoes mudar, o que complica as coisas
Esta “guerra” é já idiótica, se não vejamos:
– A forma de definir os programas padrão é igual para toda e qualquer extensão de ficheiro;
– Quando instalamos um novo programa para fazer determinada tarefa, a primeira coisa que o Windows faz quando mandamos executar tal tarefa é mostrar a mensagem “There are new programs that can open this file”, por exemplo. Se clicarmos nesta mensagem temos listados os vários programas instalados (neste caso, apareceria “Continue to use Microsoft Edge”, “Mozilla Firefox” e outros browsers instalados; com ficheiros MP4 seria “Continue to use Video”, “VLC Media Player”, etc) – ao seleccionar o programa, a pré-definição muda automaticamente.
Mais:
– Ninguém ainda se queixou do facto do Firefox ser o browser padrão da maioria das distros mais famosas de GNU/Linux, nem a Mozilla se queixou das distros que têm outros browsers padrão;
– Ainda não ouvi ninguém queixar-se do facto do OS X e do iOS trazerem o Safari como browser padrão;
– Ainda ninguém se queixou de o Chrome ser o browser padrão no Android;
Entretanto, se nos centrarmos no Windows:
– Ainda não ouvi a VideoLan a queixar-se do facto do WMP ou das apps Video e Xbox Music (agora Groove) serem os programas padrão para multimédia;
– Ainda não ouvi a The Document Foundation queixar-se do Windows, apesar de não trazer o Office consigo nos PCs, trazer o software que convida o utilizador a utilizar o MS Office e a adquirir uma licença;
– Ainda não ouvi as grandes empresas de Cloud Storage queixarem-se do facto da Cloud que vem instalada de raíz, e até embutida no sistema, ser o OneDrive;
– Ainda não ouvi a Adobe queixar-se que, desde o Windows 8, a app Reader ser a pré-definida para ler PDFs tanto no Windows 8 como no RT;…
… e podia continuar aqui a noite toda.
Por acaso a Mozilla queixou-se de o Edge vir predefinido no Windows. Parece-me a mim que a tua compreensão de Inglês é muito limitada. A Mozilla apenas está-se a referir apenas a quem actualiza do Windows 7/8 para o 10 que vêm o seu browser prédefinido a mudar para o edge.
A minha compreensão de inglês está muito boa, obrigado. A questão é que a Mozilla tem sempre qualquer coisa para se queixar. Esta traulitada começou desde o Windows XP, e na altura não havia upgrades como hoje. Desta vez pegou no processo de upgrade – é novidade, logo dá para mudar o discurso um pouco. Quando fiz o upgrade para o 8.1 também perdi algumas definições e ninguém se queixou. Como o Windows 10 tem sido tão falado, isto também se torna uma boa altura para manobras de “marketing anti-Edge”. As benchmarks mais recentes não têm sido muito famosas para os grandes browsers. Eu diria que este discurso de coincidência tem pouco ou nada.
É verdade que aparece a notificação de que há novos programas para abrir (um determinado tipo de) ficheiros, ou para executar (um determinado tipo de) acção, mas se fores a reparar isso não acontece quando instalas um browser, seja ele qual for. Nunca.
Por acaso nisso a MS deu mais um tiro nos pés do que pensa pois demonstra má fé.
Quando ao Firefox ser o browser padrão nas distros mais famosas: estás a falar de 1.poucos % do mercado de PC’s;
Quanto ao Safari no Mac OS, idem a mesma resposta do Firefox, as coisas mudam de contornos no que diz respeito a iOS, mas aí é um pouco mais complicado, a Apple não vende OS somente, vende OS e equipamento, não força os outros fabricantes a terem de colocar o que é seu (Apple) como default pois não existem outros fabricantes, existe concorrência (Android, BB, WP) e esses instalam o que quiserem nos seus.
Android e Chrome: vem instalado, verdade, no entanto nada te impede de ir à store e instalar um novo e assim que instalas e carregas num link ele pergunta-te com que programa (browser) queres abrir. Esse é o comportamento por omissão, não precisas de alterar nada.
Comigo aparece o pop-up de browsers disponíveis – sempre foi assim que defini o meu browser predefinido. Pelo menos com o Chrome isso acontece. Eu nunca tive necessidade de ir ao Painel de Controlo definir nenhuma predefinição.
É sempre a mesma história, já chateia:
“Android e Chrome: vem instalado, verdade, no entanto nada te impede de ir à store e instalar um novo”
Não vejo o que há de diferente no Windows… queres dizer-me que não podes sacar outro browser, instalar e a seguir defini-lo como pré-definido? LOL
/facepalm
microsoft tem um browser novo e um SO novo, e nao os iam usar em conjunto?
Não, quando eu ao realizar o upgrade peço para manter as definições e aplicações que tinha…
Eu percebo a questão da Mozilla, o facto será que se o Edge ganhar um cota significativa de utilização nestes dias será devido à estratégia da MS em colocá-lo como padrão, apesar de eu ter outro browser que era padrão e ter indicado que era para manter as minhas definições…
Embora para mim o processo de troca de browser não seja complicado, eu conheço pessoas que não são capazes de realizar a troca por elas, e estão longe de serem pessoas analfabetas, simplesmente informática não é a sua área, e coisas que para muitos de nós são triviais para eles é um quebra cabeças…
a Mozilla tem que intender que ela ta na rede e corre o risco e vulnerabilidades e mesma coisa com todos os navegadores
Gosto muito do firefox… Mas outravez a ‘guerrinha’ dos browsers?
Por acaso o edge até que se mexe bem, secalhar estão é com medo….
Pois…
Não, agora a sério… Enfim, olhem a Renault esta revoltada com a Audi porque é complicado mudar o motor do carro. E acusa a Audi que está usar predefinido o motor deles.
Ah e a Google está atacar a Apple porque a store de apps do ios e predefinida a “Appstore” e a Google que lá também a playstore. OMG OMG.
És mais ***** que uma porta…
O browser deles tem vindo a ficar cada vez pior é agora querem tentar mandar as culpas para cima de alguém caso a utilização dele baixe ainda mais?
Penso que o Edge está um passo à frente dos outros browsers e como tal não me importo se está definido como padrão do Windows 10. Mas como tudo há sempre forma de contornar as questôes técnicas.
Mesmo assim dou nota 9 ao Edge(que ainda só agora está a começar o seu ciclo de vida…).
+/-
Falta ainda muita funcionalidade.
Como extensões.
Mas está muito bom.
Gostava de o ver noutras plataformas, a concorrer com Chrome.
Eu até estava entusiasmado com o Edge. É um IE mais rápido e com uma interface mais limpa. Até ontem não conseguir enviar um anexo num e-mail do Yahoo. A compatibilidade com os standards ainda é o calcanhar de Aquiles, tal como o era no IE.
De volta ao Firefox, que funciona com tudo.
So tenho isto para dizer,mas prestem bem atenção… O sistema operativo da Mozilla, depois de instalado usa por defeito o browser??? Pois, e não vi a Microsoft a reclamar disso…
2 dias de W10 e estou desiludido. O EDGE é bem mais lento que que era anunciado que raio de teste fez a M$? Nalguns chega a ter metade da pontuação. O sistema já começa a mostrar os famosos bugs à lá M$ estou a ver que ainda não é desta que isto fica bom! E sim para voltar a por Firefox como default não percebi à primeira como tinha de fazer.
Tens de rever bem a tua maquina…
Já fizeste uma instalação limpa?
Eu, neste tipo de mudanças, recomendo sempre instalações limpas… visto que até é uma boa altura para fazer uma limpeza.
Pois pois, devias querer milagres com o teu velhinho pc.
Se não percebeste foi porque não sabes ler… Quando abres outro browser o próprio sistema diz que o Edge é o pré-definido e dá-te o caminho para alterares essa condição. (se tiveres a correr uma conta com poderes administrativos, por defeito, ele realiza a alteração diretamente no browser que se esteja a usar, senão é preciso seguir a indicação dada)
Mesmo numa instalação de raiz, o Edge é o único browser que é instalado (na versão home existe a possibilidade de instalar o IE11 a partir do painel de controle). Ao instalar um novo browser é dada a opção de o definir como padrão. Caso não seja aceite (a maioria das pessoas não quer perder 5 segundos a ler um texto e carrega logo no sim…), ao abrir o firefox recebe a pergunta se o quer tornar o browser padrão. Neste caso vai receber o aviso que é preciso ir ás configurações- programas pré-definidos e escolher outro browser que tenha instalado.
Resumindo… Não percebes nada disto.. xD
Isto é azia porque se calhar o edge consegue ser mais rápido e funcional do que o mozilla dos dias de hoje..
Eles que tentem reenventar um pouco o browser deles.. Foi por causa da lentidão que fui “obrigado” a mudar para o Chrome…
Culpa da mozilla e só dela
A minha avó com 70 anos aprendeu a trabalhar com a maquina de lavar roupa e com android e ambas as coisas são mais complicadas que tornar um browser default no W10…
Só não aprende quem não quer, ou aqueles espertos que clicam em sim/não sem sequer ler o que está escrito. Obrigaram a MS a criar o “choose your browser” mas nunca vi nada disso em qualquer outro OS seja de PC com smarthphone, obrigaram a lançar as versão N do windows mas nunca vi outro OS sem reprodutor de audio/video.
Quem está mal tem muitas soluções, dizem que não há suporte para essas outras soluções? Critiquem as empresas que desenvolvem os softwares, eu também ando ****** por não poder usar o corelDraw nativamente no OS X mas a culpa não é da MS.
+1
As pessoas não lêem…
Loooooooooool.
Toda a razao
+1
Não te preocupes. Por caminhos mais ou menos complicados. Serei sempre Firefox. Já utilizei todos e volto sempre ao mesmo. Imbatível, para mim. Sou fiel.:-)
Já tenho o Windows 10 instalado mas tenho o browser antigo…alguém me diz como definir o novo? Obrigado…
Quantos de vós têm uma clínica informática?
E quantos de vós já tiveram clientes que chegam a queixar-se “Instalei o programa tal (não interessa para o caso) e agora tenho o Opera (por exemplo) instalado e pré-definido.”?
A Microsoft está no seu direito de instalar e pre-definir o seu browser, desde que dê a opção ao utilizador de trocar a qualquer altura.
Agora, se o processo é mais complicado(requer mais 2 cliques), que no sistema anterior? Sim é verdade, mas previne, pelo menos por enquanto que outros browsers sejam pre-definidos sem o consentimento do utilizador.
Para mim a Mozilla ficou mal na fotografia desta vez.
A mozzila tem perdido utilizadores. O estúpido ecrã de escolha de browser era uma publicidade gratuita. Como há por aí demasiada gente a louvar o browser da raposa, as pessoas instalavam e começavam a usar.
Só que, este comportamento, também levou a que utilizadores com mínimos conhecimentos básicos, a experimentarem outros browsers. Foi daí que foram perdendo utilizadores. Agora, chega um novo Windows, eles queriam a publicidade gratuita que lhes foi dada por aquela decisão esquisita de obrigar o Windows a fazer publicidade a outros browsers. É interessante que os tribunais europeus chamam “parvos e incultos” aos utilizadores do Windows e “Inteligentes e muito cultos” aos utilizadores de outros sistemas operativos… bastou ver as decisões do conselho europeu que puniram a Microsoft a e a Google por razões semelhantes… para ignorarem os protestos contra a Apple ter BURLADO os clientes a vender ipads com declarações falsas de utilização. Pior, foi a comissão europeia a criticar a Austrália, por lá terem obrigado a Apple a vender os ipad com um autocolante grande a referir que o aparelho não funcionava com 4G…
Se o browser é bom, as pessoas vão usá-lo. Se começa a piorar, mudam para outro. Se dá trabalho a mudar? Ligar o aparelho dá mais trabalho que isso…
Resolve-se facilmente.
Ponham o firefox como padrão no SO deles 😀
Adoro pessoal que manda bitaites sobre a casa dos outros.
Eu não deixei de usar o Firefox e quanto ao Edge nada de especial tanto e’ que desde o inicio ate’ hoje se usei por 1 hora foi muito, não tem os addons que eu quero. E’ de lembrar que o IE no passado ja’ tinha sido o primeiro e depois viu-se. Vamos dar tempo e depois se logo vê.
O novo browser da Microsoft, que vem com o Windows 10, o EDGE, não funciona com o JAVA, pura e simplesmente… o que faz com que não se consiga tirar qualquer utilização de muitos sites. Exemplo: o site do CITIUS, do Ministério da Justiça, que movimenta todos os processos dos tribunais portugueses… É isto a inovação da Microsoft? Por esta e outras é que cada vez me convenço mais de que o melhor browser é ó MOZILLA FIREFOX, super apetrechado com extensões e plug-ins ao gosto e necessidades de cada utilizador.
O JAVA agora terá de ser atualizado para ser compatível com Edge, normal e igual a sempre
O Edge não suporta sequer o JAVA, não se trata de actualização do Java!…
Caro Amtpq,
O java está a cair em desuso, devido a ser lento. Quando refere que o Edge não é compatível com java não está totalmente correcto. o Edge não é compatível com o applet/extensão de java que “injecta” instruções processadas pela JVM.
O java quanto a mim, torna a navegação demasiado pesada. não tenho por costumo usar browsers da Microsoft mas o edge parece não ser mau de todo.
Esse exemplo não vale de nada. Quem sabe minimamente do assunto sabe que o nosso querido Governo usa tecnologias arcaicas e ainda por cima implementam mal os sistemas – é duplo tiro nos pés. Ainda bem que há browsers que suportam o esparguete à bolonhesa que são os nossos sistemas oficiais. Sites a sério correm na boa no Edge.
É o futuro… não é uma decisão unicamente da Microsoft e o problema não está do lado do Edge mas do lado do java. O chrome também já não suporta o java por default (ainda é possível ativar o plugin) mas vai deixar de suportar num futuro próximo: http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/2015/04/nova-versao-do-chrome-e-a-primeira-a-desativar-plugins-java-e-silverlight-por-padrao.shtml
Pessoalmente não tenho pena nenhuma tal como não tive pena nenhuma do flash, são tecnologias que já não se justificam na web.
Oh ffs…Parece que anda preocupado… demora muito pouco tempo a trocar de browser e não é nada complicado. Aliás, é bastante compreensível que a marca tente puxar a brasa à sardinha (nova sardinha até!) deles para ver se a malta “perdoa” o IE…
Não me incomodou nadinha experimentei o Edge e até gostei bastante, mas assim que o Chrome me pediu para se o browser por definição troquei com muito gosto. E facilidade! Mas dizer que a Microsoft está a impôr um browser, isso é de mentes muito pequeninas…
Se o sistema e da microsoft a empresa equipa-o como quiser. Tal como o OS X tem o Safari, se a apple fizer outro melhor e o queira por por definição põe. Os outros continuam a poder ser instalados como sempre. Se a firefox quer vir num SO das duas uma ou pague para isso ou faça o seu SO. Birras de crianças ridículas
https://www.youtube.com/watch?v=LhOoAZxCCaE
Cá temos o Ruindows 10 com as chatices do costume. Mudem para Linux onde as chatices são menores e quando as temos são divertidas de consertar. Já existe soluções para quase tudo no mundo Linux. Aventurem-se!!!!
E desde quando isto é uma chatice do Windows? Vai lá ler a notícia.
O MS sempre foi malicioso o mozila é superior ou Edge ou IE dai o MS deixar o preinstalar no windows, eu uso OS X mas nas atualizaçoes nada disso acontece, mas reconheço o melhor sistema o Linux, o MS nunca inventou nada sempre copiou, o Windows copia do OS X , Office copia do Lotus 1 2 3 da IBM, o MS vale nada.
Pessoalmente, vou fazer o mesmo no win10 que fiz nos antigos windows: apagar o atalho do browser da microsoft e instalar chrome/firefox
Dei uma oportunidade ao Edge e concordo que está bastante rápido e com um interface bastante limpo…e é só.
O facto de não deixar importar favoritos em html e não ter as benditas extensões, fez-me voltar logo para o Firefox…
Sinceramente não entendo estes atritos entre navegadores… Sou cliente do Firefox desde há muito, é o meu preferido, mas depois de ter testado o Edge estou muito inclinado para o tornar no meu primeiro navegador. Mas isso não me impede de utilizar o Firefox, o Opera ou o Epic ou outro qualquer… Cada navegador tem características próprias e cada utilizador escolhe o que mais se adapta ao seu trabalho.
Ainda havia para ai um nerdband que vinha dizer que a ”nova” M$ estava diferente, nota-se
O que vejo aqui é apenas uma guerra suja onde o usuário é na verdade um trouxa. Querer impor de forma brusca não é um bom caminho. Acho até mesmo um erro, mas ao usar o mesmo não senti muita diferença pelo menos nos sites que eu uso. Achei até um pouco melhor. Porém se os donos do Mozilla estão se queixando que desenvolvam um navegador: melhor, mais rápido e demonico.
!!!!!!
eu vejo esta guerra longe do fim a cada dia atualizações tem colocado os navegadores em pe de gurra constantes mas também tem atrapalhado e muito vários internautas ao redor do mundo com computadores cada vez mas antigos alguns começam a virar carroça eu tenho um dell dimension 5150 que a cada dia quando uso o Firefox (meu navegador preferido) fica lento e trava o tempo todo de tanta atualização que sofre. já não sei mas qual usar meu Windows 7 pro todos os navegadores travam chrome nem pensar.
Firefox continua o mais rapido