Linha de Comandos vai desaparecer do Windows 10?
Ao longo dos últimos anos, a Microsoft tem vindo a melhorar significativamente o seu sistema operativo para PCs. Nesse sentido, a empresa de Redmond tem inovado algumas ferramentas, como é o caso do Paint, mas também surgem rumores de que a empresa irá “matar” outras, como é o caso do velhinho Painel de Controlo e até, quem sabe, a mítica Linha de Comandos.
A última actualização do Windows 10 (Preview Build 14971) traz já uma alteração que passa a mítica Linha de Comandos para segundo plano, dando prioridade e visibilidade ao PowerShell.
Como sabemos, o PowerShell é mais poderoso que o terminal e, nesse sentido, a Microsoft quer dar-lhe mais visibilidade e quem sabe até (um dia destes) acabar de vez com a Linha de Comandos.
Por agora essa alteração apenas está aplicada aos utilizadores que fazem parte do programa Insiders (e que têm a Preview Build 14971) mas continua a existir a possibilidade de reverter essa alteração nas Definições, como se pode ver pela imagem seguinte.
Com as alterações agora realizadas pela Microsoft, ao carregar em Win+X desaparece a opção que permitia executar de imediato a Linha de Comandos, através do menu, e passa a aparecer Windows PowerShell.
Se a Microsoft vai ou não abandonar a Linha de Comandos no Windows 10 isso ainda não se sabe. No entanto o PowerShell acaba por fazer tudo o que poderíamos fazer no terminal e muito mais.
Este artigo tem mais de um ano
Vocês sabem que essa opção já existe há muito tempo, certo? Desde que esses comandos Win+X foram criados.
Leste o artigo?
Pois, tem de ler 😉
Nada a ver com este artigo… Mas gostava de saber se as atualizações do windows 10, interferem em unidades de CD / DVD! É que tenho um Packard Bell, que já teve o windows 8, o windows 8.1, e em finais do ano passado, o meu pc estava a ter problemas com o leitor / gravador de DVD / CD, e instalei o windows 10 no meu pc e mesmo assim o problema persiste…
Eu li, e o que o André diz é verdade pelo menos desde os tempos do Windows 8.
A única coisa que mudou foi o sítio onde se define isso.
“Com as alterações agora realizadas pela Microsoft, ao carregar em Win+X desaparece a opção que permitia executar de imediato a Linha de Comandos, através do menu, e passa a aparecer Windows PowerShell.”
Onde está a dúvida?
A única coisa que mudou foi o sítio onde se define isso.
« … »
É verdade, no windows 8.1 já tinha essa opção, na propriedades da barra de tarefas.
Exatamente! A única diferença agora é que a opção por default foi alterada e o sítio onde se define também. Mas isto já existe desde o Windows 8.1.
Devias de estar com sono à hora que escrevestes. Agora que a manha ja passou volta a ler o artigo.
Eu li muito bem o que escrevi e li muito bem o artigo. Mantenho a minha opinião e tenho uma explicação melhor no grupo de facebook pplware@windows.
Já agora, se queres falar de sono, também devias estar com muito à hora que escreveste isso. “Devias de” e “escrevestes” não existe. Obrigado e bom dia.
Se os mesmos comandos podem ser executados na powershell da mesma forma que na linha de comandos, não vejo problema nenhum nisso. De outra forma, pode trazer uma grande dor de cabeça aos users mais avançados.
Os comandos são diferentes.
A MS só complica,
Tudo dito
Porque uma alternativa a uma linha de comandos que já existe desde os primórdios do DOS é complicar.
Têm calma vais poder usar o teu ping, e ipconfig na “nova” consola. Porque se dizes que uma consola mais poderosa só complica é porque deve ser esses os comandos que deves mais usar…
Linux e bem melhor que windows…devia ser tudo obrigado a usar linuuux e acabar com a palhacada de windows piratas
Eu não conhecia o SO “bem”, mas vou pesquisar sobre ele se dizes que é melhor que W10
Paulo Salsinha, também acho o Linux bem superior ao Windows, mas obrigar as pessoas a fazerem o que não querem também não é legal.
Bem superior em…
Sabes as novidades 3D que vão ser lançadas no novo update? Conheces o Continuum? Sabes o que é o UWP? Sabes quantas diferentes configurações conseguem correr o Windows 10 sem problemas e sem ter de andar para trás e para a frente com instalações de drivers e aplicação de patches e truques para que os componentes funcionem minimamente?
Se soubesses as respostas para as perguntas acima deixarias de dizer as asneiras que aqui disseste. O Linux é um sistema mais simples, leve, e eficaz para servidores e tarefas simples sem grande necessidade de memoria e processador.
O CMD permite comando auto-executável no formato bat em modo adm , o PowerShell não permite comando auto-executável no formato PS1 em modo adm.
mas no entanto o que podes fazer com o powershell é mt superior ao que fazes com o cmd.
Um sistema operativo fechado que obriga a atualizações e saca os nossos dados pessoais terá uma “linha de comandos” mais poderosa. Palminhas. O linux já o tem desde o seu começo e olhem que não vejo ninguém que seja um entendedor a querer ligar para o que o windows faz. O que irão acabar por fazer é criar acordos com escolas para ensinar ás crianças. Como disse, ninguém que maneja do assunto irá querer saber disso. As pessoas usam o windows porque tem tudo à mão e vem de origem com o pc.
Se fosse assim entao o mundo da informatica no que diz respeito a sistemas operativos era mesmo uma seca.
Nao conheces ninguém que seja entendedor a ligar para o que o Windows faz? Entao meu caro, quer dizer que nao conheces ninguém que entenda minimamente de IT.
Por mais que venham com o Linux é grátis e Windows tens de pagar e sabe lá mais o que, que alternativas viaveis tens aos produtos da Microsoft?
Office? Tens o Libreoffice, se alguém te envia um Doc criado no Windows, lá se foi a formatacao… (isto é só um exemplo pois muitos mais existem).
Outlook? Yah, thunderbird…mas tem graves problemas ao trabalhar com contas Exchange e se alguém que use Outlook te enviar um email o mesmo poderá ficar com uma formatacao completamente diferente.
Apenas esses dois seriam suficientes para justificar o porque de Windows ser mais usado mas vamos lá continuar e apenas para o lado dos servidores.
Servidor de Email?
Yah configuras um servidor IMAP/POP3 mas…e a integracao? E o All in one box? E a seguranca? E o controlo? Exhange tens isso tudo…
Tens uma tentativa de imitacao de Exchange OpenSource no Zential e?Nao funciona devidamente.
Active directory? Yup tens LDAP para autenticacao mas e o resto?
Onde está o controlo sob as máquinas ligadas ao dominio? Onde está o controlo por parte do admin?Onde está a instalacao de applicacoes de forma automática a distancia de “um click”?
Onde está o controlo de nivel de permissoes tao avancado como no Active directory?
E agora com o Azure AD, onde está a solucao opensource para isso?
Onde está a solucao Office365 opensource que funcione tao bem ou melhor?
Mas ainda há mais…
Onde está o suporte? Para o utilizador domestico…yah formata e volta a instalar mas e para a empresa?Nao esta…
Quanto custa empregar um Windows Admin ou um Linux admin? Yah…Linux Admin ganha mais logo é mais caro e compensa mais pagar as licencas.
Linux é bom numa solucao privada e fechada onde existe um controlo maior sobre o que passa onde todas as máquinas que interagem sao Linux ou pelo menos a sua maioria, é também excelente para servidores para storage mas… quando sais para o mundo lá fora… isso meu amigo… é Microsoft e quer queiras quer nao vai continuar a ser.
Também me pareceu que querias dizer que a linha de comandos no Windows nao da para fazer nada comparativamente a Linux… É defacto um pouco mais limitada (razao pela qual agora tens PowerShell) no entanto esses comentários só mostram falta de conhecimento das capacidades da linha de comandos Windows, isto porque a maoria das pessoas que usam Windows sao utilizadores domesticos, logo nao sabem/necessitam de usar linha de comandos para as tarefas mais comuns.
E antes que me venham atacar por estar a dizer que Windows nao é tao mau e que o Opensource nao é tao bom como os amantes do “Grátis” apregoam…
Sou Linux Admin com experiencia de mais de 15 anos na área e no meu trabalho utilizo tanto solucoes Windows como Linux.
Durante mais de 8 anos trabalhei como System Admin numa das primeiras empresas em Portugal a implementar uma solucao onde mais de 90% é Linux.
Excelente comentário para acabar com todos esses apregadores de linux que se for precisam usam o wine para emular os programas de windows… Linux é bom para garotos aprenderem um pouco sobre como as coisas funcionam ou para servidores mas como computador principal jamais..em portatéis até destroi a bateria. No entanto como computador pessoal nada a meu ver bate o macOS…n tem as dores de cabeca do windows em relacao a drivers, malware, bsod, etc.
-“Office? Tens o Libreoffice, se alguém te envia um Doc criado no Windows, lá se foi a formatacao… (isto é só um exemplo pois muitos mais existem).”
Isto é puramente mentira. Só em determinadas situações é que não funciona: macros em VB. mesmo assim já parece haver compatibilidade.
-“Outlook? Yah, thunderbird…mas tem graves problemas ao trabalhar com contas Exchange e se alguém que use Outlook te enviar um email o mesmo poderá ficar com uma formatacao completamente diferente.”
Formatação é feita em HTML. Estás completamente enganado colega. A única coisa “de jeito” que o outlook tem é a interação dos contactos e politicas sobre um domínio de rede. Apenas isso.
-“Servidor de Email?
Yah configuras um servidor IMAP/POP3 mas…e a integracao? E o All in one box? E a seguranca? E o controlo? Exhange tens isso tudo…”
Postfix e Dovecot. és tão apagadinho do sistema…. grandes empresas usam postfix para envio de e-mails e dovecot para gestão das caixas. Funciona tão perfeitamente. E dá-te a flexibilidade que é impossível em exchange. Podes criar scripts para validar conteúdos e classificar-los. Em regex ou o que for. Exchange meu amigo não chega aos calcanhares do postfix ou devecot.
-“Active directory? Yup tens LDAP para autenticacao mas e o resto?”
Tens noção que a autenticação é uma coisa certo? Pesquisa por AAA. Dá-me um feedback.
-“Onde está o controlo sob as máquinas ligadas ao dominio?”
Controlo, controlo, controlo, controlo, controlo. Sempre a controlar controlar controlar. Queixam-se do “suporte” porque é preciso pagar a alguém para gerir um parque informático. Mas depois de tanto controlo controlo e controlo as coisas precisam de tanta manutenção como um sistema baseado em software open source. mais não digo.
-“Onde está o controlo por parte do admin?Onde está a instalacao de applicacoes de forma automática a distancia de “um click”?”
Queres também que tire cafés? Instalar aplicações remotamente não é nada. Em windows fazes-lo por uma politica. Ah precisas de reiniciar o pc. o gpupdate /force não funciona nestes casos. Em linux? crias um script (lá está, dá só o trabalho de escrever código) que se liga à máquina e instale. Já agora, http://spacewalk.redhat.com , pode ser que gostes. Toda a gente se esquece do redhat. mas redhat faz tudo, MAS TUDO, que um sistema windows faz e ainda consegue fazer o triplo. Tudo que seja governos e bancos e outras coisas que seja CRÍTICO garantir que tudo funcione e o mais protegido possível e flexivel possível tem que ser redhat. não pode ser windows….
-“Onde está o controlo de nivel de permissoes tao avancado como no Active directory?”
Conforme disse: redhat spacewalk.
-“E agora com o Azure AD, onde está a solucao opensource para isso?”
spacewalk.
-“Onde está a solucao Office365 opensource que funcione tao bem ou melhor?”
Open365.
“Sou Linux Admin com experiencia de mais de 15 anos na área e no meu trabalho utilizo tanto solucoes Windows como Linux.”
Rir.
“Durante mais de 8 anos trabalhei como System Admin numa das primeiras empresas em Portugal a implementar uma solucao onde mais de 90% é Linux.”
Caixa mágica?
Desculpa lá mas com essa experiência devias de saber bem mais do que falas. O teu conhecimento de “linux system admin” é tão fraco que nem palavras tenho para o descrever. Faltou-te só o trabalho em pesquisares e meteres as mãos à obra. Instalar o ubuntu numa máquina numa POS não te faz system admin.
A única coisa que vejo o windows a ser bom é o monopólio. é a única coisa que vejo.
É o rir total esta microsoft. Desde a interface metro para windows server até o licenciamento gigantesco por utilizador. Estão a espremer toda a gente que não sabe open source. infelizmente em Portugal as coisas são assim. Deixam-se andar.
LOL, poupaste-me de escrever um comentário longo.
A nível de gestão de negócios uso o Mac, mais conveniente para o menu estilo de uso que o Linux e bem mais rápido que MS mas para servidores importantes só mesmo Linux me dá tranquilidade de espírito.
Lol
Velho do restelho…
*restelo.. Lol
APEREIRA respondendo de forma sucinta ás tuas afirmações de entendido. Se usas como argumento o Linux ser gratuito para lhe dar mais pontos (ou retirar-lhe) lamento meu caro. Sempre podes fazer donativos que é o que eu faria se trabalhasse de forma profissional (intensiva) como tu. Para a maioria dos usuários o windows também é gratuito, seja porque vem com o pc ou porque o baixam da net. E meu caro não me venhas dizer que compraste o office para o defenderes, tu baixaste-o da internet e defendes algo que roubaste.
Se queres falar de soluções fala com a carteira aberta, não vale roubar o trabalho dos outros defendendo quem roubamos. Roubares um software ou um produto é exatamente o mesmo crime, não sei se sabes disso.
É verdade que o open source é em certas medidas “não tão bom”, isto porque o conceito está em volta de trabalho corporativo gratuito, na sua maioria. Claro que tens grandes empresas que vivem disto como a CANONICAL detentora do Ubuntu.
O libreoffice é uma excelente suite de escritório, sou da opinião que o office é mais intuitivo e usual e tem mais formatações, claro que sim porque tem pessoas altamente remuneradas a trabalhar nele. Mas sabias que se tentares abrir documentos do office de 2000 com o teu ofice de 2016 provavelmente não irás conseguir? Sabias com o libreoffice consegues? Sabias que se o TRUMP tocar no botão da bomba nuclear e meter tudo para o espaço e tu não teres o office instalado no pc mas precisares abrir um documento que salvará o mundo não irás conseguir abrir porque não tens o office instalado. E sabias que irias conseguir abrir um documento do libreoffice sem ter o software libreoffice instalado?
Pois é meu caro, os teus documentos não estão seguros. Achas mesmo que o libreoffice é incompativel? Eles estão a trabalhar para ser o minimo possivel com o office mas olha eles conseguiram ter toda essa compatibilidade sem ver uma unica linha de código do office, é notável.
Claro que os produtos da microsoft são incompativeis com open source porque são produtos comerciais, protegidos e revistos para serem sempre incompativeis. É esse o negócio deles.
Se queres aprender a usar um cavalo de troia, se queres ter essa ilusão força. É verdade que mesmo com o wine em linux (que faz abrir softwares do windows) o windows sempre será o local mais indicado para abrir os seus próprios softwares e é verdade que há softwares que não dá para não deixar de usar windows como nas máquinas de diagnóstico para os carros ou para industrias. Isto acontece porque os programadores aprenderam nas escolas windows e mal sabem o que é linux. E por outras questões comerciais vantajosas para eles.
Podes ser o que quiseres profissionalmente mas do que falaste mostra muito desconhecimento. Tens razão na falta de compatibilidade a 100% mas isso não é desculpa para dizer os disparates que disseste e sinceramente ninguém que trabalha em linux se interessa com incompatibilidades com o windows nem que o instales numa máquina virtual para essas situações.
Eu conheço mais a microsoft que o linux, já trabalho com o windows à mais tempo mas acredita que à poucos anos que estou no mundo linux e já aprendi mais de informática. Não penses que deixei de considerar o windows mas o uso nas situações como citei, como pc principal uso linux.
Ninguém te está a atacar, pensa só uma coisa, talvez sejas tu que não sabes resolver os problemas e depois pois a culpa no software. Talvez. A microsoft de facto dá-te a papinha toda isso estamos de acordo.
Linux? Praticamente tudo que seja POSIX. Até o MacOS tem bash.
Windows também tem bash 😉
in3 tens algum blogue ou rede social para seguir o teu trabalho? Gostei muito do comentário que deste ao APereira.
Pena é que o int3 também só veja Linux à frente e não sabe realmente as potencialidades dos sistemas Microsoft, assim como também não deve saber como gerir Linux em ambientes empresariais da mesma forma que Windows com soluções similares a SCCM. A resposta ao APereira podia estar bem mais fundamentada. Agora, comparar qualquer solução de email a Exchange, só aceitava comparação de Lotus até ao Exchange 2010, e comparar alguma coisa à AD é completamente impossível desde o Windows Server 2000. Além que os sistemas Microsoft vão MUITO além disso e o grande ponto forte da Microsoft no meio disto tudo é a integração de todos os produtos e normalmente tudo dentro de um acordo empresarial de licenciamento, Windows, Windows Server, Exchange, SharePoint, DynamicsNAV, DynamicsCRM, SCCM, SCOM, Hyper-V, VMM, SCEP, SCSM, SCDPM, GPO, MBAM, enfim, podia aqui ficar o dia todo apenas a enumerar sistemas Microsoft onde em 90% não há concorrência opensource e a ir para soluções de terceiros sai mais dispendioso e sem integração. Em ambiente empresarial os ganhos de soluções Microsoft e a redução de custos são abismais quando comparadas com outras soluções, por algum motivo lideram em larga escala o mercado empresarial Worlwide.
Relativamente ao Powershell, venha de lá isso para tirarem os n00bs do caminho.
Mas olha eles sao o melhor blog nacional, e tu quem es para criticar? Continuem o bom trabalho pplware e ponham estes acefalos na ordem!
Coisas não recomendadas a falar na Internet (ou fale pela sua conta e risco):
Religião;
Política;
Futebol;
Sistemas operativos;
Porquê evitar estes assuntos? Acabam sempre em discussão. LoL
Apple vs Android vs WinMobile
Pc vs Consolas
Telemóveis chineses vs mainstream
Não percebi esta noticia Srs.
Esta função já está presente em muitas versões anteriores ao Preview Build 14971!!!!!!
Pelo menos desde a versão 14393.10 !!!!!!!!