JailBreak chegou aos tablets com Windows RT
Ao contrário do mercados do PCs, que está em total queda segundo informações da IDC, o mercado dos tablets tem crescido substancialmente nos últimos anos, tendo sido vendidos 17 milhões de equipamentos em 2010, 65 milhões em 2011 e 122 milhões em 2012.
O iPad da Apple continua a ser líder isolado neste segmento (cerca de 57% do mercado) mas, nos últimos tempos tem havido um crescimento significativo dos tablets vendidos com Android, especialmente depois da entrada no mercado do Nexus 7 e claro dos equipamentos da Samsung. A Microsoft continua empenhada em alcançar uma posição de referência no segmento dos tablets, e são muitos os fabricantes que têm apostado em equipamentos com Windows.
Recentemente, no site XDA, foi disponibilizada a ferramenta RT Jailbreak Tool para “desbloqueio das restrições” dos tablets com Windows RT permitindo a instalação de aplicações ARM não assinadas pela Microsoft.
Com da disponibilização da ferramenta RT Jailbreak Tool os utilizadores com tablets com Windows RT passam a ter a possibilidade de instalar aplicações ARM, não assinadas/certificadas, pela Microsoft e que estão fora da Windows Store. A ferramenta faz uso de uma vulnerabilidade no kernel do Windows RT.
A Microsoft reagiu referindo que iria analisar tal ferramenta, e que iriam ser tomadas as devidas providências. No entanto, ainda em Dezembro de 2012, a Microsoft fez saber que a ferramenta é totalmente segura e que apreciou o trabalho realizado pelo investigador netham45.
We are aware of a social engineering technique that could use a tool to bypass an app restriction in Windows RT devices. This issue is not a security vulnerability, and we have not seen attempts to take advantage of this social engineering technique. In order for this social engineering technique to be successful, a user would need to be lured to click on a malicious link, and also click through an additional security alert. As always, we encourage all customers to avoid opening suspicious links and emails. We continue to appreciate the work of researchers, and we will take appropriate action to help protect customers.
Como os tablets com Windows RT usam normalmente Secure Boot, é necessário correr sempre a ferramenta de jailbreak para que possa novamente conseguir executar/instalar aplicações não assinadas, compiladas para ARM.
De referir que, actualmente, já são várias as aplicações recompiladas para ARM das quais se destacam o Putty, o Notepad++, 7-Zip, TightVNC, cliente RDP entre outros. Confirma aqui a lista de aplicações já portadas para Windows RT.
Até ao momento ainda não existe qualquer solução por parte da Microsoft para resolver tal vulnerabilidade. Na página do XDA Developers podem ser consultados mais detalhes sobre a ferramenta e processo de instalação.
Depois do Installous ter sido desligado…
..será o Jailbreak para Windows RT ser um factor que poderá levar os utilizadores a adquirirem tablets com o sistema operativo da Microsoft?
Este artigo tem mais de um ano
Sinceramento, a ascensão dos tablets não me surpreende de todo.. o que me surpreende é os 122 milhões de vendas em 14 dias! eheh
Eu entendo perfeitamente. Eu não sou o utilizador típico de tablet, acho que vou sempre usar um PC como ferramenta principal. Mas nota-se agora que a maioria das pessoas não tem necessidade de ter um PC Desktop, nem um portátil, nem um netbook. Um tablet é mais que suficiente. mas vai haver sempre quem prefira um Desktop, um Portátil ou um netboook, porque é da forma que tira maior produtividade da sua ferramenta.
+1 principalmente os que usam o pc somente para ir facebook ou google e youtube…
122 milhões em 2012 não 2013
Por mim continuo na minha, o PC portátil permite tudo e é a minha escolha, para as coisas mais simples temos os smarphones maiores (agora até já existem a preços bem apelativos) que são 2 em 1.
Continuo a não me sentir atraído pelos tablets principalmente porque até existem boas soluções e em algumas até podemos adaptar um teclado e transformar o tablet num verdadeiro portátil (como o surface) mas depois o preço a meu ver nunca compensa.
E sinceramente, há pessoas que compram com a ideia que podem andar com aquilo de baixo do braço para todo o lado mas depois é muito raro ver isso, nem com o jornal quanto mais com um tablet. Muita gente percebe antes e outros depois de comprar que nem é tão “portátil” quanto isso, afinal é uma tábua, e para ver mails na pausa do café existem os smartphones, para se estar em casa dedicado a um aparelho percebo melhor o portátil. São ideias mas ainda não vi o grande beneficio do tablet. Quer-me parecer que os mini-tablets ou os smartphones grandes, aqueles que ainda dá para usar dentro do bolso, são a melhor escolha.
Ah, e em relação ao jailbreak, é claro que era daquelas coisas que só tínhamos que esperar para aparecer, o facto de não ser permanente pode ser mais apelativo para alguns (garantias e assim) mas o facto de levar a mais compras!?? Acredito que sim mas num universo minúsculo, penso que a quantidade de pessoas que vai realmente ligar a esse aspecto é muito pequeno.
O que achei mais piada nisto tudo foi a Microsoft a apreciar este trabalho. Sim senhor, a política da empresa mudou muito desde há uns anos…:p
Como um utilizador de um tablet de 10′ desde Maio do ano passado posso dizer que o uso todos os dias. Logo de manhã para ver as noticias, durante o dia na universidade e a noite mesmo antes de me deitar.
É claro que dou muito mais uso ao meu portátil por vários motivos mas este tem ficado na secretária ou apenas o levo para a universidade em caso de ser algo que não possa ser feito num tablet.
Tenho um telemóvel android e este ficou esquecido, apenas sendo utilizado para chamadas e mensagens (a bateria nunca me durou tanto como agora).
O que quero dizer é que só depois de termos as coisas é que podemos ver a sua utilidade, mas isto depende de cada um é claro.
Eu adquiri na semana passada um Asus Nexus 7 e sinceramente, desde aí só liguei o meu pc para passar uns filmes para a memoria do tablet. Já possuia iphone e estou deveras surpreendido com o Android. Fez-me pensar 2x. É um sistema completamente aberto em comparação com o iOS. iOS nunca mais.
Isto só prova que o Windows RT é realmente igual ao Windows 8 e que a única diferença que tem é na validação das assinaturas dos executáveis. Algo que sá se desconfiava pelo facto do Office 2013 correr perfeitamente no RT…
Isto abre possibilidades interessantes como por exemplo ter um tablet que quando não está numa doca só funcionar mesmo como tablet mas assim que se liga a uma doca, quando deixa de ter limitações de energia, tornar-se num PC a sério.
O Windows RT corre … o Office 2013 RT. Não faças confusão.
Exactamente,
São arquitecturas de processamento diferentes, logo só mesmo compilados as aplicações para o ARM é que as podes executar, não apenas com as assinaturas das validações dos executáveis.
Abraço
Que boa noticia. Quando é que o jailbreak chega ao Windows Phone ou já chegou?
Tenho um Nokia 2520 !!
Sou usuário de computadores a 30 anos (já ?!)
A compra deste tablet foi o maior erro da minha vida.
Uma análise superficial me levou a cair neste erro..
Agora tenho uma máquina limitada, estou amarrado à Microsoft e não consigo usar meus programas Windows e/ou Android.
Sem falar nos periféricos ! imprimir ? teclado ? que horror !!
Sou mais um bundão. Finalmente cheguei lá…
Meu Nokia 2520 está na gaveta. inútil para uso civilizado.
Quando estou deprê, dou uma manuseada no mesmo para me lembrar como podemos ser imbecis…